TV

publicidade
04 de março de 2013 • 11h51 • atualizado às 11h57

Com nova programação, MTV aposta no humor e no improviso

Com as saídas de Marcelo Adnet, Tatá Werneck e Dani Calabresa, Bento Ribeiro e Paulinho Serra se tornam os principais nomes do humor na MTV
Foto: Divulgação

Aumentar a audiência é um objetivo óbvio de todas as emissoras abertas. Mas nem sempre ter uma das médias mais baixas é razão para desmotivação. No caso da MTV, o resultado é justamente o inverso. A rede aproveita bem toda a sua falta de compromisso comercial e, assim, pode ser considerada a que mais ousa.

Prova disso é a nova grade, que estreia nesta segunda-feira (4). Seja na hora de falar de música e sexo ou fazer humor, o canal aposta em uma vasta programação ao vivo e, na intenção de fidelizar o público, com quase todos os programas em exibições diárias. "Somos praticamente uma tevê 'padaria', com pão quentinho todo dia para o público", brinca Zico Góes, diretor de programação.

As principais fichas da MTV ainda estão no humor. Com a saída de Marcelo Adnet e Tatá Werneck para a Globo e de Dani Calabresa para a Band, Bento Ribeiro e Paulinho Serra se tornaram os principais nomes do gênero na emissora. E se juntam a PC Siqueira e aos novos colegas Daniel Furlan e Bruno Sutter no novo formato do Furo MTV, que estreia nesta segunda e passa a ser ao vivo de segunda a quinta.

Na verdade, a proposta parece resgatar a essência de dois programas extintos do canal. Do Comédia MTV, voltam as esquetes e o humor crítico. Já as edições de sexta-feira, que serão gravadas, trazem convidados especiais discutindo com os cinco os assuntos que marcaram a semana, algo que lembra o MTV Debate. "Queremos explorar também a interação com os telespectadores. Aos poucos, a gente descobre o que funciona e merece mais espaço", avalia Bento.

Ainda no humor, depois de dois anos de tentativas, volta à grade Hermes e Renato. A nova temporada estreia em abril e conta com 12 programas. Sendo que apenas 10 serão inéditos. Dois contarão com reprises dos melhores momentos entre 1999 e 2009, período em que foi exibido na MTV, antes de o grupo migrar para a Record, onde fez parte do Legendários com o nome de Banana Mecânica. "Essa volta deles talvez seja a minha 'menina dos olhos'. Eles têm a desconstrução, o deboche e a linguagem de humor que a gente precisa", valoriza Zico.

Outra grande novidade em 2013 é a aposta em dramaturgia. E não apenas estrangeira, mas também nacional. A série de ficção A Menina Sem Qualidades, de Felipe Hirsch, já vai ao ar em maio. E outra, Overdose, com estreia prevista para o segundo semestre, é fruto de uma parceria da MTV com a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, realizada por meio do Programa de Chamadas Públicas.

A seleção foi feita por edital e o canal entra com um terço do custo de produção. "Dramaturgia é sempre uma questão de oportunidade. Brasileiro costuma se interessar e agrega um valor diferente à programação", explica Zico. A MTV exibe ainda as duas primeiras temporadas da série Awkward, que faz muito sucesso na MTV americana.

Para o segundo semestre também estão previstos novos programas. Bento quer realizar seu sonho de comandar um talk show. "Minha vontade é ter plateia, entrevistar todo o tipo de gente e fazer brincadeiras. Isso já foi conversado e deve pintar até o fim do ano", avisa. Paulinho é outro que já tem novos projetos, um deles confirmado. Trata-se do Paulinho Viaja, uma espécie de sátira ao que Adnet fazia. Mas, ao contrário do colega, que viajava para destinos turísticos, Paulinho visitará comunidades carentes cariocas.

"Vou mostrar a gastronomia, comportamento e cultura desses lugares", conta. Além disso, ele também ganha outro espaço de viagens na tevê, mas ligado também ao futebol. "Vou passar pelas capitais brasileiras que receberão jogos da Copa das Confederações. A ideia é mostrar o povo, saber das expectativas dele e, é claro, satirizar personagens das cidades", diz Paulinho, que passará por Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Novidades de março na programação da MTV

Dia 4 de março
# Acesso MTV (segunda a quinta, às 19 horas) – O programa reestreia com quadros especiais e apresentação do novo VJ Juliano Enrico.

# PC na TV (segunda a quinta, às 21:30 h) – PC Siqueira se mantém investigando curiosidades sobre tecnologia e comportamento. Agora, Bento Ribeiro analisa os piores jogos de videogame do mundo e Chuck Hipolitho tem uma coluna sobre entretenimento.

# Furo MTV (segunda a sexta, às 20:30 h) – A 5ª temporada traz Bento Ribeiro dividindo a bancada com Paulinho Serra, PC Siqueira, Bruno Sutter e o novo VJ Daniel Furlan. O tom fica por conta das notícias, matérias e esquetes com humor nonsense, ácido e extremamente crítico.

Dia 6 de março
Para Gostar de Música (quartas, às 22 horas) – Segunda temporada da série de pequenos documentários musicais, sem cenários ou apresentadores fixos.

Dia 10 de março
MY MTV (domingos, às 21 horas) – Os telespectadores escolhem no site da emissora que programas do arquivo do canal gostariam de rever. Um deles é convidado para ser VJ por um dia e grava, em estúdio, as chamadas de sua programação, que dura das 21 horas até meia-noite.

Dia 11 de março
Catfish: O Programa de TV (segundas, às 21:45 h) – Se propõe a investigar as verdades e mentiras das relações virtuais. É a série de maior audiência da MTV americana desde 2007.

Dia 25 de março
Awkward (segunda a quinta, às 20 horas) – 1ª e 2ª temporadas da série, que conta a história da adolescente Jenna. Após um acidente no banheiro de sua casa, a garota passa a ser o alvo das atenções de todos no colégio por acharem que ela tentou se matar.

TV Press