PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

De patricinha a "jeito-moleque", saiba quem é quem em 'Sangue Bom'

27 abr 2013 - 09h04
(atualizado às 09h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Amora (Sophie Charlotte), Bento (Marco Pigossi) e Giane (Isabelle Drummond) são três dos protagonistas da novela 'Sangue Bom'
Amora (Sophie Charlotte), Bento (Marco Pigossi) e Giane (Isabelle Drummond) são três dos protagonistas da novela 'Sangue Bom'
Foto: TV Globo / Divulgação

O universo da fama e das celebridades desperta muita curiosidade no público. Não é à toa que este será o tema de Sangue Bom, próxima novela das 19h da Globo. Com estreia marcada para esta semana, a trama, assinada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, contará a história de seis jovens: Bento, Amora, Maurício, Malu, Fabinho e Giane, interpretados, respectivamente, por Marco Pigossi, Sophie Charlotte, Jayme Matarazzo, Fernanda Vasconcelos, Humberto Carrão e Isabelle Drummond, que têm suas vidas interligadas desde a infância. "É uma novela que retrata encontros e desencontros do mundo midiático em que vivemos hoje. Entre o parecer, o ter e o ser, por meio de seis protagonistas", explicou o diretor Dennis Carvalho.

O folhetim começa com os personagens principais ainda crianças. Quando Bento, Amora e Fabinho, após serem abandonados por seus pais, se conhecem no lar de acolhimento mantido por Gilson e Salma, de Daniel Dantas e Louise Cardoso. Anos depois, os três se reencontram e percebem que ainda existe uma conexão entre eles. Entretanto, o tempo lhes reservou destinos bem diferentes. Enquanto o personagem de Pigossi cresceu no orfanato e se tornou um homem ético que trabalha em uma cooperativa de cultivo de flores, o papel  vivido por Carrão foi adotado por uma família rica, que logo vai à falência, deixando o rapaz frustrado com a vida. Já Amora é criada pela atriz decadente Bárbara Ellen, de Giulia Gam, que a transforma em uma garota superficial. "A trama vai abordar a valorização excessiva da aparência, da notoriedade e do esforço absurdo e patético que as pessoas fazem para se constituir famosas", adiantou a autora Maria Adelaide Amaral.

A personagem encarnada por Giulia Gam, inclusive, foi o ponto de partida da história para os autores. Inspirada pela figura de Elizabeth Taylor – quando a atriz veio a falecer –, Maria Adelaide, que também tinha vontade de escrever sobre adoção, uniu os dois temas, junto com Vincent, e começou a esboçar Bárbara Ellen. E, a partir da atriz interesseira, surgiram os demais personagens do folhetim. "Na época, nós estávamos com a intuição aberta e conseguimos desenhar essa atriz com uma vida sentimental agitada que adota diversas crianças para se manter na mídia", relembrou Vincent Villari.

Já a caracterização levou em consideração o fato de a novela se passar em São Paulo. Com muitos jovens na trama, a equipe optou por looks modernos e casuais. Assim, o que diferencia o visual dos personagens é o grau de vaidade de cada um. A Amora, por exemplo, por ser uma it girl – garota que está sempre antenada nas últimas tendências do universo da moda – tem um cabelo trabalhado em mechas mel e usa bastante maquiagem, diferente de Malu e Giane, que, por não se importarem com supérfluos, mostram uma visual limpo, quase natural. "São Paulo é considerada a capital da moda do País. Tivemos de levar isso para a caracterização", defendeu Núbia Maisa, responsável pela caracterização da novela. Entretanto, apesar da forte influência da moda, a equipe ressaltou o realismo como característica marcante de "Sangue Bom". "Fugimos do visual construído, com exceção de alguns papéis como o da Giulia Gam e o da Marisa Orth", completou Fernando Torquatto.

<p>Renata Moretti (Regiane Alves) sustenta a casa e sonha em se casar com Érico (Armando Babaioff), até que Tito (Romulo Neto) entra em sua vida</p>
Renata Moretti (Regiane Alves) sustenta a casa e sonha em se casar com Érico (Armando Babaioff), até que Tito (Romulo Neto) entra em sua vida
Foto: TV Globo / Divulgação

Quanto à produção de arte da novela, sua maior preocupação foi com a paleta de cores usada no núcleo da cooperativa. Como as flores já chamam muita atenção por seu colorido, a equipe preferiu trabalhar com tons mais neutros no cenário. "A ideia era não roubar a atenção principalmente das flores, que fazem parte do universo de um dos personagens mais importantes, o Bento", contou Fábio Rangel, responsável pela produção artística.

Sangue Bom é a primeira novela assinada por Vincent Villari. O jovem escritor tinha apenas 17 anos quando conheceu Maria Adelaide Amaral em uma oficina de autores da Globo. Logo se tornou seu colaborador no remake de Anjo Mau (1997). A parceria deu certo e outros trabalhos juntos vieram: A Muralha (2000), Os Maias (2001) e A Casa das Sete Mulheres (2003). "Em Ti-Ti-Ti (2010), entreguei a ele o que nunca havia entregado a ninguém, a escaleta da minha novela. Dividir a autoria de Sangue Bom foi consequência natural e justa da trajetória que trilhamos juntos", conclui Maria Adelaide.

Quem é quem

Bento de Jesus (Marco Pigossi) – Carismático, sem grandes ambições materiais, sua meta é ter uma vida digna e ser feliz colaborando para a felicidade alheia. Bento foi abandonado ao nascer e criado no orfanato de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso), onde conheceu Fabinho (Humberto Carrão) e Amora (Sophie Charlotte), por quem nutre um carinho especial e não encontra desde a infância. O reencontro com a antiga paixão vai mudar completamente a vida dele. 

Amora Campana (Sophie Charlotte) – A it girl mais conhecida do País, Amora Campana é jovem, determinada e, por baixo da aparente futilidade, esconde uma guerreira que vai à luta para conseguir o que quer. Foi adotada por Bárbara Ellen (Giulia Gam) quando criança. Desde então, perdeu o contato com seus amigos de infância.

Malu Campana (Fernanda Vasconcellos) – Filha legítima de Bárbara (Giulia Gam) e Plínio (Herson Capri), Malu é formada em Pedagogia e faz pós-graduação em Assistência Social. Bonita e vital, sua linha é mais básica e despojada. Não tem nada a ver com aquele mundo de fama e excessos no qual vivem Bárbara e Amora, sua antagonista natural. 

Fabinho Queiroz (Humberto Carrão) – Companheiro de infância de Bento (Marco Pigossi) e Amora (Sophie Charlotte), Fabinho viveu na casa de Gilson (Daniel Dantas) e Salma (Louise Cardoso) até ser adotado por um casal rico do interior de São Paulo. Egoísta e inescrupuloso, ele volta para São Paulo disposto a encontrar os pais biológicos.

Maurício Vasquez (Jayme Matarazzo) – Filho único de Natan (Bruno Garcia) e Verônica (Letícia Sabatella), Maurício é adorável. Gentil e simpático, sabe curtir a boa vida a que foi acostumado desde jovem. O que não significa que ele não saiba botar a mão na massa e trabalhar quando precisa. Amigo de infância de Malu (Fernanda Vasconcellos), Maurício é apaixonado pela noiva Amora (Sophie Charlotte). 

Giane de Souza (Isabelle Drummond) – Filha de Silvério (Norival Rizzo). Muito parceira do pai, com quem mora e de quem cuida, Giane trabalha com Bento (Marco Pigossi), por quem sempre nutriu paixão oculta, na Acácia Amarela. Giane anda, age e se veste como um moleque, sem modos nem vaidade. Tem o pavio curto, é fanática pelo Corinthians e adora jogar bola com os rapazes da rua.

Maurício (Jayme Matarazzo), Malu (Fernanda Vasconcellos) e Fabinho (Humberto Carrão) completam o time dos jovens que terão suas histórias em destaque na trama das 19h
Maurício (Jayme Matarazzo), Malu (Fernanda Vasconcellos) e Fabinho (Humberto Carrão) completam o time dos jovens que terão suas histórias em destaque na trama das 19h
Foto: TV Globo / Divulgação

Família Rabelo

Gilson (Daniel Dantas) – Extremamente bondoso, Gilson é um homem sereno e acolhedor. Irmão mais velho de Wilson (Marco Ricca) e marido de Salma (Louise Cardoso), manteve com a mulher por anos um lar de amparo a menores abandonados, acolhendo Amora (Sophie Charlotte), Bento (Marco Pigossi) e Fabinho (Humberto Carrão), entre outros.  

Salma (Louise Cardoso) – Mulher de Gilson (Daniel Dantas) e mãe de Érico (Armando Babaioff), é uma mulher de temperamento bom e amoroso. Cozinheira de mão cheia, compartilha os mesmos ideais do marido e é adorada por seus muitos filhos adotivos. 

Érico Rabelo (Armando Babaioff) – Filho único de Gilson e Salma, é criado em condições modestas, mas cercado de amor e bons exemplos, tem caráter irretocável. Prudente e responsável, quando começa a trama, é gerente de planejamento da agência de Natan, função que executa com enorme empenho. 

Renata Moretti (Regiane Alves) – Braço-direito de Verônica (Letícia Sabatella) na Para Sempre, Renata é filha de Nestor (Wandi Doratiotto) e Odila (Cris Nicolotti) e noiva de Érico (Armando Babaioff). Desde nova, sustenta a casa e sonha em se casar com Érico, seu primeiro e único namorado. Até que Tito entra em sua vida e nada mais será como antes.  

Família Campana

Bárbara Ellen (Giulia Gam) – Ex-mulher de Plínio (Herson Capri) e mãe biológica de Malu (Fernanda Vasconcellos), Bárbara troca de marido como quem troca de roupa. Filha de mãe sacoleira da Zona Norte de SP, desde cedo,  aprendeu que os fins justificam os meios. Sempre quis ser famosa e tudo o que fez foi com este objetivo. Descobriu na adoção de crianças carentes uma excelente forma de autopromoção.

<p>Bárbara Ellen (Giulia Gam) é mãe biológica de Malu (Fernanda Vasconcellos) e também adotou outros filhos, como Amora (Sophie Charlotte)</p>
Bárbara Ellen (Giulia Gam) é mãe biológica de Malu (Fernanda Vasconcellos) e também adotou outros filhos, como Amora (Sophie Charlotte)
Foto: TV Globo / Divulgação

Plínio Campana (Herson Capri) – Um dos mais importantes cineastas brasileiros, Plínio foi casado com Bárbara Ellen (Giulia Gam), com quem teve Malu (Fernanda Vasconcellos), sua filha e maior amiga. Mora sozinho, cercado de livros e DVDs, e vive uma vida sem luxos, apesar de seu grande patrimônio. Antes de seu relacionamento com Bárbara, foi namorado da também atriz Irene Fiori (Deborah Evelyn), a quem nunca esqueceu. 

Madá (Fafy Siqueira) – Mãe de Bárbara (Giulia Gam), Madá é uma mulher irreverente e exagerada, dotada de uma energia contagiante. Como não tem papas na língua e não concorda com as armações da filha, Madá e ela vivem às turras.

Irene Fiori (Deborah Evelyn) – Irene, a grande paixão de Plínio, começa a história com o nome de Rita de Cássia e trabalhando como contadora de histórias e estátua viva.

Família Vasquez

Natan Vasquez (Bruno Garcia) – Premiado publicitário, dono da Class Mídia, Natan é mulherengo e extremamente vaidoso. Casado com Verônica Vasquez (Letícia Sabatella), acha normal trair a mulher com qualquer rabo de saia. É pai do playboy Maurício (Jayme Mattarazzo).

Verônica Vasquez (Letícia Sabatella) – Mulher de Natan (Bruno Garcia) e mãe de Maurício (Jayme Mattarazzo). Criativa, sensível, intuitiva, generosa e atenta, cercou-se dos melhores funcionários e fez da empresa de eventos Para Sempre um sucesso. Porém, ao descobrir a infidelidade de Natan, vai repensar sua vida.

Funcionários da Class Mídia

Sílvia Laport (Mila Moreira) – Íntegra, elegante e discreta, diretora de mídia, é o cérebro funcional da Class Mídia.

Tina (Ingrid Guimarães) – Tina é secretária de Sílvia na Class Mídia. Alegre e positiva, é noiva de Vitinho Barata. O trauma provocado pela não realização do seu casamento a desequilibra totalmente. A partir de então, Tina passa a dedicar a vida ao projeto de se vingar de Bárbara Ellen.

Vitinho (Rodrigo Lopez) – Diretor do Luxury e atual noivo de Tina (Ingrid Guimarães), no passado, Vitinho foi abandonado no altar pela jovem Bárbara (Giulia Gam), o que o deixou traumatizado a ponto de nunca mais conseguir se casar  novamente.

Família Rabelo-Carmim

Wilson Rabelo (Marco Ricca) – Irmão de Gilson (Daniel Dantas), casado com  Damaris (Marisa Orth) e pai de Tito (Rômulo Arantes Neto), Mel (Carla Salle) e Vinny (Mauricio Destri).  De temperamento retraído, tem uma imensa dificuldade para demonstrar afeto.

Damaris Carmim (Marisa Orth) – Seu maior objetivo é reconquistar o marido Wilson e ela vai usar de todas as armas possíveis para isso. Filha de um feirante bem-sucedido, sempre teve vida farta, mas jamais se preocupou em adquirir educação, elegância ou bom senso. Diz a todo mundo que é a melhor amiga de Bárbara (Giulia Gam) e considera um luxo ter uma amiga "famosa e importante".

<p>Rosemere Moreira (Malu Mader) é uma mulher franca que criou o filho sozinha e hoje trabalha como garçonete</p>
Rosemere Moreira (Malu Mader) é uma mulher franca que criou o filho sozinha e hoje trabalha como garçonete
Foto: TV Globo / Divulgação
Tito Rabelo (Romulo Neto) – Filho mais velho de Wilson (Marco Ricca) e Damaris (Marisa Orth). Playboy vaidoso, mulherengo, mau-caráter, abandonou a faculdade de Administração, detesta trabalhar e só pensa em se divertir.

Família Pais

Rosemere Moreira (Malu Mader) – Mulher franca e direta, Rosemere tem um ótimo astral, o que faz com que todos queiram ficar à sua volta. Mas não tem  medo de um bom barraco, ainda mais em defesa do filho Filipinho (Josafá Filho). Criou sozinha o filho, sendo uma mãe extremamente dedicada. Trabalha como garçonete no Cantaí.

Perácio Pais (Felipe Camargo) – Filho de Glória Pais (Yoná Magalhães), Perácio assistiu, inerte, ao longo dos anos, o declínio social de sua família. Não assumiu o filho que teve com Rosemere (Malu Mader) e se casou com Brenda (Letícia Isnard), assumindo os enteados como se fossem seus filhos.

Glória Pais (Yoná Magalhães) – Nascida em berço de ouro, Glória pertenceu à alta sociedade por muito tempo. Mesmo falida continua mantendo a pose de grande dama. A morte da filha Lívia no parto sepultou qualquer esperança de Glória voltar a ser feliz.

Brenda Pais (Letícia Isnard) – Apresentando-se como uma prima distante, Brenda se casou com Perácio (Felipe Camargo) e o leva na rédea curta.  Mãe de Xande (Felipe Lima) e Tábata (Samya Pascotto), é uma parasita que explora o marido.

Sangue Bom - A partir do dia 29 de abril, às 19h30 na Globo.

Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade