1 evento ao vivo
TV

Emissoras duelam na briga pela audiência do Carnaval

28 fev 2011
11h24
atualizado às 11h32
Mariana Trigo

O ritmo dos pandeiros e a vibração das baterias ecoa em quase todas as emissoras abertas este ano. Com um Carnaval muito mais democrático no panorama das transmissões, a Globo propõe mudanças em sua cobertura e o SBT entra, pela primeira vez, na disputa pela audiência na cobertura do Carnaval de Salvador para concorrer com a Band, que é a emissora oficial do Carnaval da Bahia há 18 anos. No lugar da já tradicional esquina do samba, este ano a Globo vai colocar um estúdio futurista e com um design hi tech na dispersão da Marquês de Sapucaí, com o objetivo de pegar as escolas após os desfiles. No Rio, esse estúdio vai ser ancorado pela jornalista Ana Paula Araújo. Já em São Paulo, por Chico Pinheiro. Eles entram no ar no intervalo dos desfiles, após a narração dos apresentadores Glenda Kozlowski e Luiz Roberto. Deste estúdio da dispersão, Ana Paula e Luiz Roberto recebem comentaristas, como Teresa Cristina, Arlindo Cruz, Haroldo Costa, Aílton Graça e Hélio De La Peña, entre outros. "Vamos passar a grandiosidade desse Carnaval para o público. Estamos fazendo uma grande pesquisa. Na hora da apresentação, ao vivo, sinto que estamos em um grande bate papo, com alegria e muita brincadeira", animou-se Glenda.

Na cobertura do Carnaval de Salvador, a Band e o SBT travam uma guerra de serpentinas. A Band dedica quase 80 horas de transmissão ao vivo, com 20 câmaras HD e 500 profissionais envolvidos, dentre eles Adriane Galisteu, Patrícia Maldonado, Edgard Piccoli, Felipe Andreoli, Luize Altenhofen, Betinho e Silvia Poppovic, entre outros. Neste ano, a Band também inaugura o Planeta Band, um gigantesco camarote de 8 mil m² com capacidade para 6 mil convidados, que será erguido no final do circuito Barra Ondina. "O local será uma grande arena com um sentido mais estético do Carnaval baiano", valorizou Marcelo Meira, vice-presidente da Band. "Teremos dois enormes telões para que os foliões possam assistir a nossa festa", adiantou Kátia Gardim, diretora geral do departamento de eventos da Band.

Neste batuque, o SBT também disputa uma lasquinha de confete na festa mais profana do ano. De olho na audiência da Band e da Rede TV!, a emissora decidiu cobrir o Carnaval de Salvador com dois estúdios: um no circuito Barra Ondina e outro no circuito Campo Grande. Neles, a emissora vai espalhar apresentadores como Eliana, Celso Portiolli, André Vasco, Lola Melnick e Dicesar para o SBT Folia, que será realizado em parceria com a TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. "Resolvemos trazer dinamismo para a emissora. Vamos entrar ao vivo com animação, mostrar toda a alegria dos convidados. Todo nosso jornalismo vai estar presente", avisa Ariel Jacobowitz, diretor do SBT Folia. "O SBT tem uma tradição muito forte de cobertura de eventos regionais. Decidimos ampliar a cobertura dessas festas na emissora, começando com o Carnaval de Salvador", justificou Henrique Casciato, diretor comercial do SBT.

Por trás de toda esta folia e nos bastidores do Carnaval do Rio, São Paulo e Salvador, há 10 anos a Rede TV! mostra as curiosidades e fofocas do que acontece distante das câmaras das outras emissoras. Neste ano, Íris Stefanelli, Adriana Bombom, Mirella Santos e outros repórteres vão mostrar os bastidores do Carnaval, enquanto Nelson Rubens e Flávia Noronha apresentam o Carnaval dos estúdios da emissora. Já no tradicional Baile Gay, no Rio, na terça de Carnaval, Alexandre Frota, Adriana Bombom, Charles Henrique e Tiago Barnabé, que interpreta o "cover" de Luciana Gimenez, apresentam a festa, enquanto Carla Perez e Gilmelândia mostram os agitos direto dos bastidores de Salvador durante todos os dias do Carnaval. "A transmissão da Rede TV! é para quem não aguenta mais assistir aos desfiles. Nós mostramos a fantasia que rasga antes de entrar na avenida, nós exibimos o verdadeiro Carnaval", acredita Fábio Martinho, diretor do Carnaval da emissora.

Dinamismo virtual
A interatividade com o público promete destaque nas emissoras neste ano. Enquanto nos Carnavais anteriores o público podia votar e dar uma nota no final de cada desfile da transmissão da Globo, neste ano, a votação pode ser realizada em até cinco quesitos a serem definidos, como evolução e bateria, por exemplo. A intenção é divulgar a opinião dos telespectadores e criar uma maior proximidade com o público. Já na Band, a novidade interativa este ano será a transmissão através do portal eBand, que exibirá imagens exclusivas do Carnaval da Bahia captadas por duas equipes de reportagem que registram a movimentação do camarote Planeta Band em tempo real. No site, o internauta vai poder fazer comentários sobre o Carnaval e acessar fotos e comentários minuto a minuto. "Estamos trazendo algo absolutamente novo para o Carnaval da Bahia, que já é marcado por grande participação popular. Vamos ganhar a grande apoteose do Carnaval do Brasil", imaginou Clínio Bastos, sócio-diretor da Camarote Produção e Marketing, parceira da Band no projeto.

Programação do Carnaval

4 de março

Globo
13h15 - No Jornal Hoje, Evaristo Costa entra, ao vivo, direto do sambódromo de São Paulo com uma reportagem da escola de samba Rosa de Ouro
23h30 - Desfile das escolas de samba de São Paulo

Band
20h30 - Desfile do grupo de acesso das escolas paulistas e o início da folia baiana e pernambucana

Rede TV!
0h - Início da cobertura dos bastidores do Carnaval de São Paulo e Salvador

SBT
21h15 até 22h30 - Circuito Barra Ondina
23h30 até 1h15 - Circuito Barra Ondina

5 de março

Globo
13h15 - No Jornal Hoje, Evaristo Costa entra, ao vivo, de Recife, mostrando o desfile do tradicional bloco de rua Galo da Madrugada
22h45 - Desfile das escolas de samba de São Paulo

Band
Durante todo o dia e noite flashes de Pernambuco e Salvador
13h - Detalhes do desfile do bloco Galo da Madrugada, de Recife, com o comentarista Téo José
20h30 - Desfile do grupo de acesso das escolas do Rio

Rede TV!
23h - Cobertura dos bastidores do Carnaval de São Paulo e Salvador

SBT
21h15 até 22h30 - Circuito Barra Ondina
23h30 até 1h15 - Circuito Barra Ondina

6 de março

Globo
21h - Desfile das escolas de samba do Rio

Band
Durante todo o dia e noite flashes de Pernambuco e Salvador

Rede TV!
23h30 - Cobertura dos bastidores do Carnaval do Rio e Salvador

SBT
15h até 19h - Circuito Campo Grande
1h10 até 2h10 - Circuito Campo Grande

7 de março

Globo
13h15 - No Jornal Hoje, Evaristo Costa entra, ao vivo, direto de um bloco de rua do Carnaval do Rio
21h10 - Desfile das escolas de samba do Rio

Band
Durante todo o dia e noite flashes de Pernambuco e Salvador

Rede TV!
23h - Cobertura dos bastidores do Carnaval do Rio e Salvador

SBT
14h15 até 16h15 - Circuito Campo Grande
21h15 até 22h15 - Circuito Barra Ondina

8 de março

Globo
13h15 - No Jornal Hoje, Evaristo Costa entra, ao vivo, de Salvador, entrevistando a cantora Ivete Sangalo

Band
Durante todo o dia e noite flashes de Pernambuco e Salvador

Rede TV!
23h - Cobertura dos bastidores do Baile Gay e Salvador

SBT
14h15 até 16h15 - Circuito Campo Grande
21h15 até 22h15 - Circuito Barra Ondina

9 de março

Globo
15h - Transmissão da apuração dos desfiles

Band
Durante todo o dia e noite flashes de Pernambuco e Salvador

Emissoras disputam audiência com transmissão do Carnaval pelo Brasil
Emissoras disputam audiência com transmissão do Carnaval pelo Brasil
Foto: Afonso Carlos/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
publicidade