PUBLICIDADE

Emissoras lançam suas apostas para a programação de 2011

28 mar 2011 - 12h06
Compartilhar
Marcio Maio

A virada do ano pode até acontecer em dezembro, mas cada vez mais as emissoras parecem seguir a máxima de que o Carnaval é o evento que marca o início de uma nova temporada em suas grades. Desde séries nacionais e importadas a reality shows inspirados em formatos de fora e programas de entrevista e auditórios, as tevês usam aquilo que têm ¿ ou que podem ¿ para tentar subir alguns pontinhos da audiência. Seja investindo em novidades, como a Globo vem fazendo com seus projetos curtos de teledramaturgia, muitas vezes inspirados nos seriados americanos, ou tentando resgatar as suas origens, caso da MTV, que busca fortalecer sua identidade musical. "A televisão precisa se reinventar o tempo todo, isso é um fato. Somos referência no mundo todo quando o assunto é novela e buscamos ampliar esse horizonte. Apostamos agora em um formato mais rápido e ágil, aproveitando o conhecimento que já temos da própria teledramaturgia", prevê Jayme Monjardim, diretor de núcleo de Divã, um dos novos seriados da Globo, sobre uma mulher de meia-idade, vivida por Lília Cabral, que tenta se adaptar à vida de divorciada.

Algumas emissoras já levaram ao ar suas principais novidades. A Record reinaugurou seu segundo horário de novelas, às 19h, com a trama adolescente e musical Rebelde. Na MTV, a ideia é voltar para a vertente musical e resgatar os objetivos de sua criação, há 21 anos. "Achamos que era necessário reforçar a identidade musical que sempre foi tão presente, inclusive pelo M do nome do canal. Para isso, optamos por contratar três VJs especializados nesse segmento", explica Zico Góes, diretor de programação e produção do canal, referindo-se ao produtor, músico e ex-integrante da banda Sheik Tosado, China; o produtor musical, músico e membro da banda Vespas Mandarinas, Chuck; e a jornalista especializada em novas tendências musicais Gaía Passarelli. Além disso, a emissora também continua investindo na comédia, principalmente no Adnet ao Vivo. Marcelo Adnet abusa da interatividade com o telespectador através da internet. "Quem não se moderniza deixa de acompanhar o jovem de hoje", justifica Zico.

Humor é o que mais se vê na grade nova da Globo. A emissora emplaca a primeira temporada de Lara com Z, espécie de continuação que Aguinaldo Silva conseguiu fazer de Cinquentinha, depois que Betty Lago e Marília Gabriela romperam seus vínculos com a emissora. Entra em cena também o substituto do Casseta & Planeta Urgente!. A vaga acabou ficando com Tapas & Beijos, seriado que explora a rotina de duas mulheres de meia-idade que trabalham em Copacabana. Bairro que já serviu de inspiração para Afinal, O Querem As Mulheres?, minissérie exibida no fim de 2010. "É um lugar que não para. E as personagens da série também não", resume o diretor geral Maurício Farias. As noites de domingo ganham Batendo o Ponto, apresentado como especial de fim do ano passado e que ocupa agora o horário deixado por S.O.S. Emergência. E Jorge Fernando volta a atuar em Macho Man, que mostra a rotina de um ex-gay e sua amiga ex-gorda.

A música não é foco para a Band, mas o interesse da emissora que já foi tida como o canal do esporte em cativar um público mais jovem é atestado por sua direção. E com interesse, é claro, em melhorar suas finanças. "Como estávamos forte no esporte e no jornalismo, que cobre um grupo de 25 a 50 e acima de 50 anos, trabalhamos esse público com menos de 35 para chegar a um equilíbrio interessante para o mercado publicitário em geral", avalia Hélio Vargas, diretor artístico e de produção da Band. Os principais trunfos para este ano são a estreia de um reality show de moda comandado por Adriane Galisteu, o Projeto Fashion; de um talk show de Danilo Gentili, o Agora é Tarde; e do Edgard à Tarde, programa semelhante ao que Rodrigo Faro apresenta na Record, O Melhor do Brasil. Rodrigo, aliás, volta a comandar o Ídolos mais cedo, já a partir do próximo dia 5, na mesma emissora. Mas com novos jurados. Do time anterior, só Marco Camargo continua. Agora, ele tem como colegas a cantora Luiza Possi e o produtor musical Rick Bonadio. Além disso, uma nova versão de A Fazenda e de O Aprendiz estão previstas. E uma surpresa este ano: o SBT deve, finalmente, lançar o programa que Roberto Justus tanto quer. E semelhante ao formato consagrado por ele na Record. Só não se sabe se os dois se enfrentarão no mesmo dia e horário.

Quem mais economiza em novidades é a Rede TV!. Sua principal conquista em 2011 foi conseguir levar para a emissora a apresentadora Hebe Camargo. Insatisfeita com o SBT, a "beijoqueira" migrou com um formato parecido, só que com mais externas e preocupada em entrevistar nomes de peso. Pelo menos nessa fase inicial. Já conseguiu até um bate-papo com a presidenta Dilma Rousseff. E mudou também seu dia de exibição. "Deixei de ser mulher de segunda. Agora sou de terça", brinca a loura. O superintendente de Jornalismo e Esportes da emissora, Américo Martins, ainda pretende lançar este ano um novo telejornal, à tarde. A intenção é utilizar um formato mais informal e exibi-lo no horário do almoço. Mas, pelo visto, esse corre o risco de acabar engavetado e ficar para um futuro mais distante.

Destaques da nova programação

Band Clássicos: Daniela Freitas explora o arquivo da Band, relembrando momentos e figuras marcantes do esporte. Domingos, às 12h45, na Band.

Extrato MTV: debate divertido, mas aprofundado, sobre música. Os papos são sempre encabeçados por Gaía Passarelli, China e Chuck. Aos domingos, às 23h30, na MTV.

Na Brasa: programa que valoriza os artistas independentes do Brasil com espaço para exibição de clipes, entrevistas e colaboração do público via telefone e Twitter. Apresentado pelo músico e produtor musical China. Segunda à sexta, às 20h30 h, na MTV.

Big Áudio: espaço voltado para a música internacional e apresentado pelo músico e produtor musical Chuck. Segunda a sexta, às 23:30 h.

Hebe: a apresentadora mais antiga da televisão brasileira levou seu sofá para a Rede TV!, onde ganhou uma hora a mais no ar e apresenta mais reportagens e entrevistas feitas fora do estúdio. Às terças, às 22 horas.

Adnet ao Vivo: novo programa de Marcelo Adnet que mistura jornalismo e humor com a participação ativa dos internautas. Às quintas, às 22 horas, na MTV.

PC na TV: PC Siqueira, que se tornou conhecido por seus vídeos críticos na internet, vai para a tevê discutir assuntos atuais. Às quintas, às 23 horas, na MTV.

15 Minutos de Tecnologia: produzido de Nova Iorque, o programa é apresentado por Ronaldo Lemos, que aborda tendências tecnológicas, novidades e comportamento digital. Ronaldo é advogado, mestre em direito pela Universidade de Harvard e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Oxford. Às sextas, às 21:15 h, na MTV.

Acredite Se Quiser!: Felipe Folgosi trocou a Record pela Band e comanda o amontoado de fatos bizarros e curiosos. Versão brasileira do Believe It or Not, idealizado pelo jornalista Robert LeRoy Ripley, que começou com tirinhas em jornais ainda em 1918. Às sextas, às 22:15 h, na Band.

Goo: programa especializado em novas tendências musicais e apresentado pela jornalista Gaía Passarelli. Aos sábados, às 23 horas, na MTV.

Batendo o Ponto: derivado do especial de fim de ano apresentado em dezembro e protagonizado por Ingrid Guimarães. Estreia dia 3, na Globo.

Tapas & Beijos: duas mulheres na faixa dos quarenta anos trabalham em uma loja de vestidos de casamentos, mas não conseguem realizar o sonho da maior parte das mulheres: casar e formar uma família. Protagonizado por Andrea Beltrão, Fernanda Torres e Vladimir Brichta. Estreia dia 5, na Globo.

Divã: série inspirada no texto de Martha Medeiros e protagonizada por Lília Cabral sobre uma mulher que reconstrói sua vida após o divórcio. Foi sucesso no teatro e também no cinema. Estreia dia 5, na Globo.

Ídolos: versão nacional do American Idol, junta candidatos de vários estados brasileiros em busca do sonho de gravar um CD. Estreia dia 5 de abril, na Record.

Lara com Z: continuação de Cinquentinha, explora a vida da diva Lara Romero depois que ela compra um teatro e resolve montar um texto de William Shakespeare. Estreia dia 7, na Globo.

Macho Man: protagonizado por Jorge Fernando e Marisa Orth, o seriado mostra um cabeleireiro gay que leva uma sapatada na cabeça e, a partir daí, vira heterossexual. Mas, com medo de perder sua clientela, conta o ocorrido apenas para a melhor amiga, uma ex-gorda. Estreia dia 8, na Globo.

The Phone - A Missão: reality previsto para estrear no ano passado e engavetado até 2011. O programa começa com dois telefones tocando em pontos distintos e quem atende é convidado por uma voz misteriosa a participar de uma competição. Estreia em abril, na Band.

Agora é Tarde: programa de entrevistas do CQC Danilo Gentili. Estreia em maio, na Band.

Edgard à Tarde: programa de auditório apresentado por Edgard Piccoli. Estreia em maio, na Band.

Julie & Os Fantasmas: série infantojuvenil nacional produzida em parceria entre a Band e a Mixer. Traz a jovem Mariana Lessa no papel principal. Estreia em julho, na Band.

Anjos do Sexo: seriado nacional gravado em 2010 e com 26 episódios baseados na peça Todo Mundo Tem Problemas Sexuais, de Domingos Oliveira. Estreia em julho, na Band.

Projeto Fashion: versão brasileira do Project Runaway, é uma competição entre doze estilistas que tentam um lugar de destaque na moda nacional. Estreia em setembro, na Band.

Emissoras se preparam para lançar seus novos produtos
Emissoras se preparam para lançar seus novos produtos
Foto: TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade