Erro de medição do Ibope é trunfo para o concorrente GfK
Quem acompanha os índices de audiência levou um susto ao saber que a apresentadora Eliana teria amargado o quarto lugar no ranking, no último domingo (13). A notícia gerou burburinho e apreensão nos corredores do SBT. Na última segunda-feira (14), o Ibope admitiu um erro de coleta de dados que durou 30 horas, entre a manhã de sábado (12) e o início da tarde de segunda-feira. Esse problema técnico atingiu principalmente a emissora de Silvio Santos.
O programa Eliana teve o número corrigido de 4,6 pontos de média, de acordo com os dados preliminares do domingo, para 7,2 pontos na medição consolidada. Atrações da Globo e Record também tiveram os índices corrigidos, sempre para cima.
Falhas acontecem. E ainda bem que o Ibope reconheceu esse erro colossal. O episódio é positivo para o GfK, instituto alemão que se estrutura para ser o concorrente do Ibope na medição de audiência das emissoras brasileiras. A atuação deverá começar em 2015. O GfK promete ter uma amostragem de domicílios 35% maior que a do concorrente. Será o fim da hegemonia do Ibope. Ter duas fontes de consulta de audiência fará bem à TV brasileira.