PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Durante batalha entre jornais, Globo vence Record no Ibope

13 ago 2009 - 12h40
(atualizado às 12h53)
Compartilhar

O campo de guerra armado entre as Rede Record e Globo em torno das acusações contra o bispo Edir Macedo não alteraram os índices de audiência dos programas jornalísticos das emissoras.

Concorrentes por 15 minutos, Jornal Nacional e Jornal da Record mantiveram os índices normais para uma quarta-feira. O jornalístico da Globo manteve-se no patamar usual com 35,8 pontos, enquanto o programa da Record chegou aos 8 pontos consolidados.

Na noite dessa quarta-feira(12), as duas emissoras usaram seus principais programas jornalísticos para mais um round da disputa desencadeada pela reportagem feita pela TV Globo sobre o indiciamento do bispo Edir Macedo e mais nove pessoas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus feito pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), sob acusação de desvio de recursos da instituição religiosa para a compra de empresas de comunicação e outros bens.

Jornal da Record

Ana Paula Padrão e Celso Freitas, apresentadores do Jornal da Record, chamaram três reportagens especiais que evitaram falar das denúncias feitas contra Macedo. Nas matérias, acusaram a TV Globo de manipular informações para atender aos interesses empresariais e pessoais da família Marinho.

O jornal foi encerrado com o apresentador Celso Freitas citando o trecho de uma nota oficial publicada pela Igreja Universal que diz: "A Universal afirma que confia na Justiça brasileira, que não se influencia pelo interesse de qualquer grupo, mesmo aquele que quer manter o monopólio da informação".

Jornal Nacional

O repórter investigativo César Tralli, especializado em crimes federais como tráfico de drogas, contrabando e crime organizado foi escalado para fazer a matéria que abriu a edição da noite do Jornal Nacional.

A reportagem de Tralli, deu conta que o Ministério Público vai contar com ajuda internacional para rastrear as movimentações financeiras na investigação da denúncia de lavagem de dinheiro feita contra Edir Macedo.

A matéria da Globo faz referência a reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo que teria tido acesso a documentos que comprovariam a investigação de que a Igreja desviava recursos de fiéis para a compra de veículos de comunicação.

Segundo o texto narrado por Tralli "oito empresas de comunicação, entre elas a rádio e televisão Record estão entre as dez principais beneficiárias de transferências eletrônicas ou depósitos bancários que saíram da Igreja Universal do Reino de Deus."

Jornais em guerra na TV
Jornais em guerra na TV
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade