PUBLICIDADE

Terra elege o melhor de 'Caminho das Índias'; confira o top 10

11 set 2009 - 13h08
(atualizado às 13h22)
Compartilhar

Caminho das Índias termina nesta sexta (11). Para celebrar o fim desse sucesso de audiência, montamos uma lista com os 10 maiores destaque da novela. Confira!

Top 10 - O melhor de Caminho das Índias

Raj

O personagem de Rodrigo Lombardi rapidamente ganhou a competição e jogou o dalit Bahuan (Márcio Garcia) para escanteio logo no início da novela. O casamento forçado entre Maya (Juliana Paes) e Raj tinha tudo para dar errado, a indiana amava Bahuan e Raj amava Duda, seu grande amor no Brasil, mas como em um conto de fadas, os dois se apaixonaram e caíram nas graças do público.

As expressões

Apesar de "firanghis", acabamos assimilando ao nosso vocabulário expressões usadas pelo núcleo indiano da novela, "tik"? O quê? Você não entrou nessa onda? "Arebaguandi", o que o seu "baldi" vai pensar de você? "Baguan keliê"! Não perca tempo, aprenda logo alguma palavra ou a sua "mamadi" pode querer se jogar nas águas do Ganges. "Tchalô, tchalô"!

Norminha

Ela não vale nada, mas todo mundo gosta dela. Norminha traiu o marido durante toda a novela, arrumou confusão, bateu, apanhou, dançou, desfilou seus decotes. A personagem de Dira Paes ganhou tanta fama durante a trama que a música-tema de Norminha grudou nos ouvidos de todo mundo.

As surras de Melissa

Quem não se divertiu com o temperamento explosivo e vingativo de Melissa (Christiane Torloni)? Ao descobrir que estava sendo traída pelo marido, a madame não deixou barato e desceu a mão em Gabi (Ana Furtado). Depois, foi a vez de Yvone (Letícia Sabatella) jogar seu charme para cima de Ramiro (Humberto Martins). Melissa não pensou duas vezes e também esbofeteou a vilã. E para não dizer que Melissa só entra em briga por causa do marido, ela provou ser uma mãe barraqueira quando acertou um tapa na cara de Tônia (Marjorie Estiano), a namorada de seu filho.

O figurino e maquiagem

As cores fortes dos sáris e os lápis kajal delineando os olhos das mulheres deixaram a novela das oito muito mais bonita. E se a beleza do cotidiano das indianas já encantava, nos casamentos ela ficava ainda mais deslumbrante, com direito a figurinos arrojados e maquiagem caprichada.

Os cenários

O Projac, cidade cenográfica da Globo, virou a Bollywood brasileira ao longo dos nove meses de Caminho das Índias. São mais de nove mil metros quadrados de ruas, becos, casas, lojas, palácios e templos, além de outros 2,5 mil metros quadrados de Rio Ganges, construído em um lago artificial. A Índia miserável ficou de fora do cenário. Entrou apenas o colorido. Foram recriadas barracas com bonequinhos típicos, prédios com inscrições do alfabeto indiano e lojas com batas e sáris expostos.

O merchandising social

Glória Perez sempre insere em suas novelas algum tema social que acaba gerando debate na vida real. Desta vez, a autora investiu em falar sobre as doenças mentais (retratadas com a esquizofrenia de Tarso, vivido por Bruno Gagliasso, a vida dos pacientes no sanatório onde trabalha o Dr. Castanho, vivido por Stênio Garcia, e a psicopatia de Yvone). A autora também abordou o problema dos jovens de classe média-alta que não têm limites e contam com a complacência de seus pais, o que foi retratado por Zeca (Duda Nagle) e seus amigos pitiboys.

Radesh

Ele é um charlatão, se finge de guru e diz que é marajá. Até roubar o dote de sua noiva ele roubou. Mas mesmo assim, impossível não rir das trapalhadas desse vilão às avessas.

As crianças

Além das belas atuações, o elenco infantil da novela ajudou o telespectador a entender a cultura indiana. Afinal, era para Anusha (Karina Ferrari), Hari (Cadu Paschoal), Lalit (Laura Barreto) e outros que os adultos explicavam porque agiam desta ou daquela forma segundo as tradições indianas.

As vilãs

Surya (Cléo Pires) e Yvone (Letícia Sabatella) destilaram muito veneno durante a novela. Surya infernizou a vida de Maya do início ao fim, e tudo sem ser descoberta por sua família. Dentro da casa dos Ananda, coube a Durga (Paula Pereira) ser cúmplice das maldades da indiana. Do lado brasileiro da história, Yvone acabou presa, mas antes disso traiu sua melhor amiga (Silvia, personagem de Débora Bloch), aplicou um golpe milionário em Raul (Alexandre Borges), e outro em Nanda (Maitê Proença). Tudo com a cumplicidade de Mike (Odilon Wagner).

Charme de Rodrigo Lombardi e química entre Maya e Raj conquistaram os telespectadores de 'Caminho das Índias'
Charme de Rodrigo Lombardi e química entre Maya e Raj conquistaram os telespectadores de 'Caminho das Índias'
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade