PUBLICIDADE

'Viver a Vida': saiba quem é quem na nova novela das oito

14 set 2009 - 12h54
(atualizado às 13h21)
Compartilhar
Márcio Maio
Rio de Janeiro

Viver a Vida traduz o estilo das tramas mais cotidianas de Manoel Carlos. Não tem uma proposta revolucionária e nem pretende explorar de forma fantasiosa uma cultura pouco conhecida do grande público, como sua antecessora Caminho das Índias.

Ao contrário. O autor tem como marca registrada a capacidade de transpor para a tela situações do dia a dia, que valorizam as coisas simples da vida. E, desta vez, elegeu a superação como tema de uma história que permeia o mundo da moda e, como de costume em suas tramas, o da medicina. "Mesmo quando estamos num beco sem saída, temos força suficiente para superar tudo e qualquer problema. Isso vale para os novos, os velhos, os ricos, os pobres, enfim, para todos", analisa Maneco.

A trama central da história dirigida por Jayme Monjardim parte da mocinha Helena (Taís Araújo). Ela vive uma modelo de projeção internacional que se apaixona por Marcos (José Mayer), um bem-sucedido empresário com o dobro de sua idade, com quem se casa. Além disso, ele é pai de Luciana (Alinne Moraes), top model que enxerga Helena como sua principal rival nas passarelas.

No decorrer dos capítulos, Luciana sofre um acidente de carro que a deixa tetraplégica, o que tumultua ainda mais a relação entre madrasta e enteada. "O mais bacana nessa história é que os personagens são humanizados em todas as situações. Faço uma heroína que é frágil e, ao mesmo tempo, forte. Mas ela erra, às vezes mente, enfim, uma mulher que poderia existir fora da ficção", avalia Taís.

Para falar de superação, Manoel Carlos aposta nas desilusões amorosas, fracassos financeiros, problemas de saúde e perdas. A amargurada Tereza (Lília Cabral), por exemplo, é uma mulher que ainda não aceita o divórcio de Marcos. Para piorar, depois de largar a carreira de sucesso como modelo em função do casamento, se vê substituída por uma top model de projeção internacional e bem mais jovem que ela.

Entre as amigas de Helena, destacam-se Elen (Daniele Suzuki) e Ariane (Christine Fernandes). Duas médicas que, no decorrer dos capítulos, se dedicarão a uma área nova no país, a de cuidados paliativos, que proporciona qualidade de vida a pacientes sem esperança de cura. "Nossas referências estão nas ruas, no dia a dia do telespectador. Pedi que cada um emprestasse um pouco de suas vidas e emoções para as cenas. As pessoas precisam se reconhecer ali", acentua Jayme Monjardim, diretor da novela.

Além do drama de Luciana e dos conflitos de Helena, Manoel Carlos aposta também em mostrar a deterioração de alguns jovens através da bebida. "O álcool é um dos maiores flagelos sociais, principalmente por ser considerado uma 'droga lícita', como se isso fosse possível", critica Maneco. Na trama, ele explora a "drunkorexia" através da aspirante a celebridade Renata (Bárbara Paz). Em sua estreia na TV Globo, Bárbara interpreta uma jovem que sonha ser famosa e, para não engordar, substitui a comida pelo álcool. "Essa é uma prática que já virou febre nos Estados Unidos e as celebridades são exemplos disso. Parece que está na moda frequentar clínicas de reabilitação", lamenta Bárbara.

Assim como em suas outras novelas, Manoel Carlos ambienta sua história no Leblon, bairro da zona sul carioca, o principal cenário da história. Mas também faz uso do clima jovial e descolado do balneário de Búzios, na região dos lagos do Rio de Janeiro. Várias cenas foram gravadas lá. Mas, para facilitar o trabalho da equipe, também foram construídas três cidades cenográficas no Projac. Uma delas é inspirada no centro de Búzios. E, especialmente na conhecida Rua das Pedras e seu comércio. A outra é dedicada a uma pousada administrada por Edite (Lica Oliveira), mãe de Helena. A terceira retrata partes da zona sul carioca, com fachadas dos bairros de Botafogo, Jardim Botânico e, é claro, o próprio Leblon. "Apesar do Leblon também ter praia, Búzios tem uma interferência maior das cores. Como a cidade é muito artesanal, tentamos manter essa linha nas roupas de cama, louças e cerâmicas", explica a produtora de arte Lara Tausz.

Presente valioso

Assim que foi confirmada a escalação de Taís Araújo como a protagonista de Viver a Vida, Manoel Carlos começou a ser questionado sobre o motivo que o fez optar por ter a primeira Helena negra. Mas o autor faz questão de deixar claro que em nenhum momento pesou para ele a etnia que sua mocinha teria. Na verdade, há tempos Maneco almejava trabalhar com a atriz. E, por isso, decidiu escrever para ela. "Se a Taís não pudesse fazer ou não tivesse aceitado, poderia ser a Giovanna Antonelli ou a Christine Fernandes", justifica.

Além de contar com uma mocinha negra e bem mais jovem que suas outras do horário nobre - as anteriores giravam em torno de 40 e 50 anos - Viver a Vidaé a novela de Manoel Carlos com menos nomes no elenco. Páginas da Vida, sua última trama das oito, já começava com mais de 100 atores confirmados. Agora, estreia com apenas 60. Mas, como de costume, com nomes que sempre fazem parte de suas histórias, como Lília Cabral, José Mayer e Natália do Vale. "Nem sequer começo a escrever uma novela sem ter o elenco principal escolhido e confirmado. Procuro reunir pessoas com quem tenho afinidades", argumenta o autor.

Quem é quem

Núcleo da família de Helena

Divide-se entre o Rio e Búzios, onde funciona a pousada comprada por Helena.

Helena (Taís Araújo) - Personagem principal da novela, Helena é uma modelo de sucesso internacional que, no auge da carreira, conhece Marcos e se apaixona. Mas ele é pai de Luciana, sua principal rival no mercado da moda. Helena foi criada em Búzios e mora no Rio de Janeiro.

Edite (Lica Oliveira) - Mãe de Helena, Sandra e Paulo. Cuida da pousada em Búzios que Helena comprou.

Sandra (Aparecida Petrowky) - Irmã de Helena e Paulo, é a ovelha negra da família, sempre metida em confusão. Sente inveja da irmã famosa e namora Benê, um marginal com passagens pela polícia.

Núcleo da família de Marcos
Parte da história onde os conflitos familiares devem ganhar mais espaço. Além de tratar de temas sociais, como adoção e a dura adaptação de jovens que se tornam cadeirantes.

Marcos (José Mayer) - Empresário conhecido do ramo de turismo, começa a história se separando de Tereza, com quem teve duas filhas legítimas, Luciana e Isabel, e adotou a caçula Mia. Depois de 20 anos de casado, ele prova por pouco tempo a liberdade, pois logo se encanta por Helena.

Tereza (Lilia Cabral) - Ex-mulher de Marcos, ainda rejeita a ideia do divórcio. Ex-modelo, largou a carreira em função do casamento e, agora, é obrigada a vê-lo apaixonado por uma top model de sucesso, assim como ela era no passado. É mãe de Luciana, Isabel e Mia.

Luciana (Alinne Moraes) - Filha mais velha de Marcos e Tereza, é uma modelo mimada que tem Helena como sua maior rival nas passarelas. Namora Jorge, que não aprova sua escolha profissional. No decorrer dos capítulos, sofre um acidente e fica tetraplégica.

Isabel (Adriana Birolli) - Filha do meio de Marcos e Tereza, é implicante e vive às turras com a irmã Luciana. Adora apontar as fraquezas de cada um da família.

Mia (Paloma Bernardi) - Filha caçula de Tereza e Marcos, foi adotada ainda pequena e, talvez por isso, é a filha mais carinhosa com os pais. Parece querer retribuir sua felicidade por estar na família.

Núcleo dos gêmeos Jorge e Miguel
Dois irmãos que, apesar de gêmeos, são completamente diferentes em gostos e personalidades. Os valores estéticos também entram em debate, já que Ingrid fotografa ensaios sensuais com mulheres maduras e Renata substitui a comida pelo álcool para não engordar.

Jorge (Mateus Solano) - Arquiteto sério e responsável, vive em conflito com a namorada Luciana por não gostar de badalação e ser contra a carreira de modelo da moça.

Miguel (Mateus Solano) - Residente de Medicina, Miguel quer ser neurocirurgião. Mas, ao contrário do irmão, leva a vida sem regras. Sua única preocupação é a saúde de Renata, sua namorada.

Ingrid (Natália do Vale) - Mãe dos gêmeos Jorge e Miguel. É dona de um estúdio fotográfico onde produz ensaios sensuais com mulheres maduras.

Renata (Bárbara Paz) - Namorada de Miguel, sonha em ficar famosa, mas não é aprovada em nenhum teste como modelo ou atriz. Exagera na bebida alcoólica e deixa de comer para não engordar.

Núcleo da jornalista Malu Trindade
Parte mais informativa e, ao mesmo tempo, cômica da trama. De um lado, ficam as análises realistas e atuais de uma comentarista econômica. E, de outro, bem mais leve, as confusões de uma paixão mal resolvida entre ela e o marido de sua prima.

Malu Trindade (Camila Morgado) - Respeitada jornalista de economia que dedica quase todo o seu tempo à profissão. Seus problemas pessoais começam a ganhar importância quando ela fica dividida entre a tentação de viver um caso com o marido de sua prima, Gustavo, e a repercussão que isso pode provocar.

Gustavo (Marcello Airoldi) - Advogado das empresas de Marcos, é casado com Betina, mas não consegue segurar a atração que sente quando vê Malu comentar sobre a alta do dólar ou assuntos do gênero.

Betina (Letícia Spiller) - Casada com Gustavo e prima de Malu, morre de ciúme do marido e de suas investidas em Malu.

Núcleo dos amigos de Helena
Engloba a parte médica da história e também as pessoas com a mocinha divide suas alegrias e frustrações, já que mora longe da família.

Alice (Maria Luisa Mendonça) - Grande amiga de Helena, é uma mulher que, literalmente, vive a vida, sem grandes preocupações. Solteira convicta, é atirada com os homens e seduz quem quer.

Ariane (Christine Fernandes) - Médica, trabalha no Hospital Santa Terezinha das Rosas. Fica viúva nos primeiros capítulos e dedica boa parte de seu tempo a um ramo novo que se desenvolve na medicina, o de Cuidados Paliativos.

Ellen (Daniele Suzuki) - Médica e melhor amiga de Helena, com quem divide um apartamento. Também se dedica à área de Cuidados Paliativos e namora Ricardo, amigo de infância e também médico. Mas prioriza sua profissão, o que dificulta a relação dos dois.

Ricardo (Max Fercondini) - Ginecologista e namorado de Elen, vive adiando uma conversa mais séria sobre a relação dos dois por pura falta de tempo.

Osmar (Marcelo Valle) - Produtor que organiza desfile de moda. Amigo de Helena e Luciana, vive apartando a guerra de vaidades das duas.

Núcleo Búzios
Personagens que giram em torno da pousada de Edith.

Dora (Giovanna Antonelli) - Chega em Búzios para passar uma temporada na casa de uma tia. Sempre sonhou em viver no Rio, mas ficou grávida cedo e isso atrapalhou seus planos. É mãe de Rafaela e não mantém relações com o ex-namorado Lucas, pai da menina.

Rafaela (Klara Castanho) - Filha de Dora, é muito apegada à mãe e a influencia o tempo todo a ter atitudes ruins.

Núcleo dos aventureiros
Os jovens viajantes, que justificam parte das cenas internacionais da novela, na Jordânia e em Israel.

Bruno (Thiago Lacerda) - Homem que roda o mundo atrás de aventuras e novas experiências. Vende fotos para revistas especializadas em turismo e esportes.

Felipe (Rodrigo Hilbert) - Amigo de Bruno, gosta de rodar o mundo atrás do risco e do perigo. Tem endereço fixo em Jerusalém, onde mantém um relacionamento com Fanny, uma brasileira que mora na cidade. É guia turístico na Jordânia e adjacências e tem passado misterioso.

Viver a Vida estreia nesta segunda às 21h.

O amor entre Taís Araújo e José Mayer é o mote de 'Viver a Vida'
O amor entre Taís Araújo e José Mayer é o mote de 'Viver a Vida'
Foto: Luiza Dantas e Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade