PUBLICIDADE

O melhor da TV é apresentado nas madrugadas

3 out 2009 - 08h30
Compartilhar
Mauro Trindade

Quem não sofre de insônia perde o melhor da televisão. Bons programas só vão ao ar quando até os morcegos estão com sono. Caso de Som Brasil, Altas Horas, Globo Universidade e Canal Livre. Este último, exibido pela Band, chega a ser apresentado até "cedinho", em relação aos outros: vai ao ar às 23:40 h de domingo.

O que, se não é um exagero, também torna difícil a vida de quem levanta às seis da manhã para trabalhar ou estudar. Um pena. Pois, a despeito dos ternos sem graça dos entrevistadores e da edição idem, ali acontecem algumas das melhores análises da política e da economia brasileira, opinativas e sem a intenção de parecerem "neutras", esse insustentável mito da comunicação.

Caso da ótima conversa com Delfim Netto, há alguns meses, ou da recente entrevista com o advogado Lionel Zacklis, sobre a crise em Honduras.

Mais tarde é apresentado o melhor programa musical da TV aberta, o Som Brasil. Se a ideia de manter no mesmo estúdio quatro palcos com quatro bandas diferentes foi clonada do programa inglês Later, a música que apresenta quase sempre é de muita originalidade. Bem que poderia entrar logo após a novela das 21 h. Mais grave é o caso do Altas Horas.

Serginho Groissman faz de seu auditório um oásis de inteligência em comparação com outras atrações do gênero e que bem poderia ser apresentada no horário da linha de shows sem o menor problema de conteúdo.

Certamente American Dad não é um desenho animado infantil. Mas não há motivo para ficar atrás das grades da madrugada, depois da três da manhã. A história mistura um agente da CIA obviamente trapalhão, sua mulher e dois filhos, um peixe dourado que respira ar e tem aspirações nazistas e um ET cinza e profundamente calhorda. É uma divertidíssima sátira à política internacional americana, o temor por segurança e o comportamento das famílias médias americanas, se é que isso existe. Quem não assiste o desenho pelo cabo, vai ter poucas chances de vê-lo na Globo.

E, do outro lado da noite, estão programas matinais como o Globo Universidade, apresentado aos sábados, às 7:15 h. Mas é ali que qualquer jovem estudante - e profissional - pode ter informações mais aprofundadas sobre campos de trabalho e do conhecimento tão diferentes e complexos quanto criação de jogos digitais, comunicação entre sirênios e estresse oxidativo mitocondrial. Que televisão pode ser diversão, todo mundo sabe. Mas ela também pode ser muito mais.

'Altas Horas' é destaque da madrugada da Globo
'Altas Horas' é destaque da madrugada da Globo
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade