Diversão » TV » Novelas » Novelas

 Ana Paula Tabalipa faz dreads no cabelo para viver esportista
18 de maio de 2010 15h55 atualizado às 16h02

Ana Paula Tabalipa surpreendeu com visual novo para viver esportista em 'Ribeirão do Tempo'. Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias /TV Press

Ana Paula Tabalipa surpreendeu com visual novo para viver esportista em 'Ribeirão do Tempo'
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias /TV Press

Mariana Trigo
Direto do Rio

Uma mudança radical no visual de Ana Paula Tabalipa gerou muita polêmica. Convidada pelo diretor Edgar Miranda para interpretar a esportista Iara em Ribeirão do Tempo, que estreia nesta terça-feira (19) na Record, a atriz mal acreditou na proposta da equipe de caracterização da trama. Assim que chegou na emissora para conversar sobre a personagem com os diretores da produção, encontrou diversas fotos de dreadlocks. "Quiquei de alegria quando eles falaram na possibilidade, mesmo sabendo que vou ter de raspar a cabeça quando a novela acabar. Sempre quis usar dreads", comemorou, antes de emendar: "Mas sofro preconceito nas ruas. As pessoas são muito preconceituosas, tenho me sentido um Mickey", desabafou.

O visual, no entanto, chama a atenção e se encaixa perfeitamente no perfil meio rebelde da personagem amante de esportes radicais. Na trama de Marcílio Moraes, Iara administra uma pousada que abriga o fictício Centro de Esportes Toque dos Extremos ao lado dos personagens Newton e Tito, vividos, respectivamente, por Rafael Calomeni e Ângelo Paes Leme. E, para incorporar a aventureira que passa grande parte de seu tempo pulando de paraquedas, descendo corredeiras e deslizando em pranchas de wakeboard, esta carioca de 31 anos suou seus dreads numa composição que incluiu diversas aulas de paraquedas e muita adrenalina. "Sempre gostei de andar de skate e pegar onda, mas nunca fui tão radical. Esse é o primeiro personagem que não me dá vontade de voltar para casa quando estou gravando", animou-se.

Mesmo assim, Ana está tateando as recentes mudanças de Iara na trama. A personagem, que na sinopse era descrita como gente boa, parece que vai começar a aprontar em breve em pequenas armações. Na verdade, a atriz sempre quis viver uma vilã na tevê, mas nunca conseguiu. Sempre foi escalada para papéis doces pelo visual angelical, com cabelos loiros e olhos azuis. "Fiquei uma noite sem dormir por causa dessa mudança, mas acho vilão o máximo e tudo indica que ela realmente não tem bom caráter", admitiu Ana, que está contratada pela Record até 2012.

A atriz, que estreou na tevê como a protagonista Tainá, em Malhação, há 15 anos, passou por diversas produções na Globo, como Chiquinha Gonzaga, Luna Caliente e Os Amadores. Isso até estrear na Record como a determinada Luísa, de Prova de Amor, em 2006. De lá para cá, atuou em Vidas Opostas e Chamas da Vida, tramas dirigidas por Edgard Miranda. "Sou seguidora dele. Se o Edgard não me chamasse de novo, eu iria dar um chamadão nele", brincou Ana, que assegura que tenta se esforçar para manter o pique nas cansativas gravações da personagem.

Depois de malhar exaustivamente há seis meses, quando começaram as gravações da novela, a atriz acabou não conseguindo manter o pique e hoje só consegue fazer exercícios duas vezes por semana - além dos que pratica durante as gravações. "Mas não deixo de fazer alguma coisa por fora. Pego uma ondinha, ando de skate, dou um jeito", avisou a atriz, que sempre vai à praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, onde mora com os filhos Lui, Pedro e Tom, de 9, 6 e 5 anos, respectivamente. "Até eles têm sofrido com meus dreads. Tom, meu caçula, reclama que estou muito feia. Os amiguinhos dele gritam: 'ai que cabelo nojento!'. Tem sido uma adaptação difícil com a sociedade. Nem eu me reconheço mais no espelho, mas realizei um sonho", assegurou.

TV Press