PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Maria Fernanda Cândido se dedica ao universo infantil na TV

24 jan 2011 - 07h38
Compartilhar
Márcio Maio

As aparições de Maria Fernanda Cândido na TV foram mais numerosas em 2010. Mas a atriz continua afastada de longos compromissos e dedica-se apenas a séries e especiais. Caso da nova edição de Acampamento de Férias, da Globo. "Com duas crianças pequenas, ficou difícil assumir compromissos maiores. Tive de declinar de convites para novelas", explicou. Na aventura protagonizada por Renato Aragão, Maria Fernanda interpreta a dedicada Giovana, uma médica sem fronteiras mãe da heroína Lili, vivida por Lívian Aragão, filha de Renato. Lá, a menina encontra uma carta da época do Descobrimento do Brasil e descobre que um antepassado de Didi que estava na caravela de Pedro Álvares Cabral não conseguiu executar sua missão: encontrar a Árvore da Vida, que garante a paz e a estabilidade do planeta, e replantá-la. "Esse universo infantil é extremamente encantador. E, nesse caso, mais ainda, porque é um trabalho que não se empobrece pelo fato de ser dirigido às crianças. Tudo é muito bem cuidado", valorizou ela, que não precisou de laboratório para encarnar uma médica. Na verdade, seu ofício sequer aparece em cena, sendo apenas citado nos diálogos.

Como surgiu o convite para atuar em Acampamento de Férias?

Fiz o especial A Princesa e o Vagabundo, do Renato Aragão, que foi exibido no primeiro dia de 2010. O Renato me chamou na época e gostei tanto, foi uma experiência tão agradável, que não pensei duas vezes na hora de dizer sim para o Acampamento de Férias. O mais interessante nesse trabalho é o fato de se tratar de um programa feito para crianças, mas que é muito refinado. A direção de núcleo é do Jayme Monjardim e tem vários efeitos especiais. O texto é feito com cuidado, bem elaborado. Enfim, acho um luxo poder participar.

Desde Como uma Onda, em 2004, você não faz uma novela inteira. Por que só aceita os convites para projetos curtos, como minisséries e especiais?

Isso aconteceu um pouco em função dos meus filhos, principalmente depois que o segundo nasceu, em 2008. Ficou difícil assumir compromissos maiores. Tive de declinar de convites para novelas, mas ainda bem que se lembraram de mim para as minisséries e especiais. E, sinceramente, acho que isso foi bem proveitoso para minha carreira.

Por quê?

Porque se trataram de projetos diferenciados, bem elaborados. Fiz Capitu, Dalva e Herivelto ¿ Uma Canção de Amor, Afinal, O Que Querem as Mulheres?, dois trabalhos com o Renato Aragão e um episódio do S.O.S. Emergência. Longe de mim desmerecer as outras produções, gosto de fazer novelas e pretendo voltar em breve. Mas, se pararmos para pensar, só participei de projetos especiais.

Você falou em voltar a fazer novelas. Já existe alguma conversa com autores da Globo sobre isso?

Não posso falar sobre essas coisas. Por enquanto, preciso ficar quieta. Mas agora que meu caçula já tem 2 anos de idade, acho que pode mesmo ser um momento para se pensar nisso. Já a partir de 2011 esse quadro deve mudar. Por enquanto, estou em cartaz com a peça Ligações Perigosas em São Paulo, que queremos trazer para o Rio. Até o fim do primeiro semestre, devo ficar em função do espetáculo. Depois, não sei de mais nada.

Estar nessa fase mais ligada à família, cuidando de dois filhos, foi um fator motivador para gravar Acampamento de Férias?

Sem dúvida. Mas isso não funciona como um facilitador. Na verdade, me encanta poder mostrar esse trabalho para os meus filhos. Me ajuda a explicar o que a mãe deles faz, a mostrar qual é e como é a minha profissão. É raro eu fazer algo que as crianças pequenas possam ver. Os trabalhos de dramaturgia para adultos têm coisas que normalmente os mais novos não podem assistir. Esse diferencial, para mim, é interessante nesse momento.

Acampamento de Férias - Globo - Estreia dia 24 de janeiro de 2011.

Maria Fernanda Cândido está em 'Acampamento de Férias'
Maria Fernanda Cândido está em 'Acampamento de Férias'
Foto: TV Press
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade