PUBLICIDADE

Globo News comemora 15 anos e relembra fatos marcantes

11 out 2011 - 13h02
Compartilhar

Márcio Maio

Transformar o telespectador em testemunha dos fatos sempre pareceu ser o principal objetivo da Globo News. E hoje, depois de 15 anos no ar, a primeira emissora de jornalismo 24 horas por dia do Brasil pode comemorar com sensação de dever cumprido. Foram milhares de edições do Em Cima da Hora - hoje simplesmente Jornal da Globo News - e coberturas especiais de acontecimentos que marcaram a história não só nacional, mas também mundial. Uma trajetória que fez o canal a cabo de notícias da Globo revelar nomes que hoje ocupam posições de destaque na própria rede aberta, como Renata Vasconcellos e Christiane Pelajo, e também investir num jeito mais informal, porém analítico, de transmitir a notícia. "Mostramos que é possível ser natural com credibilidade. Ganhamos leveza sem perder a seriedade", valoriza Maria Beltrão, apresentadora do Estúdio i, que faz parte da equipe que fundou o canal, no dia 15 de outubro de 1996.

A função de conceber a Globo News ficou nas mãos da jornalista Alice-Maria, que já tinha ajudado a criar o Jornal Nacional em 1969, programa onde chegou a ocupar o cargo de editora-chefe. O convite para fazer o canal veio numa ligação justo no dia de seu aniversário. Na época, ela negociava uma posição de destaque no SBT, mas preferiu retornar à antiga empresa. O modelo de referência usado para a Globo News foi a CNN, inaugurada 16 anos antes, em 1980. E para o trabalho, Alice-Maria contou com a ajuda da amiga Letícia Muhana, que também foi responsável pela criação dos canais da Globosat em 1991. "Meu pensamento mais constante era: a Globo News vai entrar no ar e não vai sair mais", lembra Alice, que colocou sua equipe para treinar antes do canal estrear. "Ficamos no ar, em circuito fechado, durante alguns dias", recorda.

Mas nenhum teste foi melhor do que as exigências da própria prática após a estreia. O canal tinha 16 dias no ar quando enfrentou sua primeira cobertura especial: a queda do avião Fokker 100, da Tam, durante o voo 402 de 31 de outubro de 1996, que saiu de São Paulo com destino ao Rio, mas se chocou contra residências apenas 24 segundos depois de decolar do Aeroporto de Congonhas. "Maria Beltrão e Márcio Gomes ficaram horas no ar e, depois, foram substituídos por outros apresentadores. Cobrimos o assunto o dia todo e, à noite, exibimos um programa especial sobre o assunto", lembra Alice-Maria, que considera ter sido em 1997 o momento em que o canal foi realmente descoberto pelo público. "Quando a Princesa Diana sofreu o acidente, era sábado e a equipe, como sempre acontece nos finais de semana, era menor. Cobrimos o assunto, ao vivo, durante horas. Os profissionais que estavam de folga foram chegando e, naquele dia, as pessoas viram que podiam confiar na Globo News", gaba-se.

O compromisso de informar o público 24 horas por dia acaba exigindo um pouco mais de seus jornalistas. "Âncoras da Globo News devem estar preparados para comentar, aprofundar, acrescentar dados, contextualizar informações sobre fatos que, de uma hora para outra, justificam a interrupção da programação para uma cobertura que pode durar horas seguidas sem pausa", exemplifica André Trigueiro, que apresenta o Jornal das Dez, o "carro-chefe" do canal. Como no 11 de setembro de 2001, quando Maria Beltrão passou 10 horas ininterruptas na bancada da Globo News, noticiando as últimas informações sobre a queda das duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque, e - até então - as suspeitas da autoria da Al Qaeda nos atentados. "De uma hora para outra, o Afeganistão entrava na minha vida e Cabul passava a ser a capital mais famosa do planeta", relembra Maria.

Para comemorar o aniversário, a Globo News já vem exibindo uma programação especial ao longo do mês. Nesta segunda, o Mundo S/A inicia uma série de quatro episódios. No dois primeiros, Rodrigo Carvalho apresenta reportagens sobre gestão e liderança. Já nas duas segundas seguintes, Silvio Boccanera mostra a excelência de ensino das universidades de Oxford e Cambridge, as duas instituições acadêmicas mais antigas e reconhecidas da Inglaterra. O Jornal das Dez aproveita esta semana para, entre 11 e 15 de outubro, exibir cinco reportagens especiais com temas escolhidos pelos próprios assinantes entre as coberturas que gostariam de rever. Os mais votados foram: a crise do mensalão; as tragédias causadas pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro em 2010 e 2011; a crise financeira mundial de 2008; as eleições presidenciais brasileiras de 1998, 2002 e 2006; e os acidentes aéreos no Brasil do Fokker 100 da TAM, do Boeing da Gol e do Airbus da TAM. "Quem assiste ao canal quer informação, saber os porquês e os desdobramentos dos fatos mais importantes", supõe Alice-Maria, hoje diretora de Desenvolvimento e Programas Especiais da Globo.

Globo News comemora 15 anos de jornalismo 24 horas por dia
Globo News comemora 15 anos de jornalismo 24 horas por dia
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade