PUBLICIDADE

Na reta final, 'Malhação' é marcada por interpretações irregulares

16 jul 2012 - 11h23
(atualizado às 11h26)
Compartilhar

Malhação é a principal fonte de renovação de atores da Globo. E, por algumas temporadas, ficou refém do despreparo e do fraco desempenho de novos rostos. A 17ª temporada da "novelinha", que chega ao fim no início de agosto, apostou em uma história cheia de mistérios e inspirada em seriados americanos. Resultado: a produção teve os piores índices de sua história, com 15 pontos de média.

Com os devidos ajustes no texto, assinado por Ingrid Zavarezzi, a trama voltou a ter uma abordagem de tons mais tradicionais e entrou nos trilhos. A história ficou mais interessante, mas deixou claro que o ponto fraco da trama é mesmo o seu elenco, encabeçado por Caio Paduan, intérprete de Gabriel, protagonista apático e sem emoção. Além dele, Thaís Melchior, que dá vida a Cristal, a principal vilã da trama, mostrou-se apenas regular. Apesar das possibilidades do papel, a jovem, no início se apresentando como indefesa, caiu em óbvias maldades para conquistar o mocinho.

É natural que profissionais mais experientes, como Danton Mello e Letícia Spiller, que fazem os românticos Laura e Fabiano, produzam cenas mais interessantes. É dessa relação que sai o casal mais simpático da trama. Inclusive, a entrada de Danton e de Helena Fernandes, na pele de Carmem, foram fundamentais para dar um novo gás aos acontecimentos de Malhação.

Com a história da gravidez de Cristal tomando conta da maioria das cenas, é nas tramas paralelas que o público encontra possibilidades de emoção e entretenimento. Como na busca de Carmem por um amor do passado, que conta com a ajuda da "natureba" Yara, interpretada por Cláudia Ohana, e nas engraçadas divergências do jovem casal Guido e Babi, papéis de Gil Coelho e Marcella Rica. Porém, mesmo com a história mais coerente e a melhora nos índices de audiência - subiu para 20 pontos -, a temporada atual chega ao fim sem deixar saudades.

Ajustes e crises na produção foram amplamente divulgados na temporada atual, mas acontecem há tempos. Por isso, a todo momento surgem notícias de que a "novelinha" pode chegar ao fim. No entanto, a emissora sabe da importância de Malhação para a respiração de seu quadro de elenco - de lá saíram, por exemplo, Nathalia Dill, Cauã Reymond, Bianca Bin, entre outros nomes que protagonizam novelas atuais. E é isso o que viabiliza a produção da novela.

Porém, ao arquitetar a próxima temporada, que continua no núcleo de José Alvarenga Jr., a Globo acena para a possibilidade de juntar um elenco mais experiente ao experimento de novos atores. Com previsão de estreia para o próximo mês de agosto, a 18ª temporada promete nomes como Danielle Winits, na pele de uma professora de Educação Física, Carla Marins, Vanessa Lóes, Maria Paula, Eduardo Galvão e David Lucas. Além disso, para relembrar os áureos tempos da trama, está prevista a participação de André Marques revivendo Mocotó, personagem que estava na primeira temporada de Malhação, exibida em 1995.

Os atores Kadu Moliterno e Virgínia Cavendish em cena da atual temporada da novela da Globo
Os atores Kadu Moliterno e Virgínia Cavendish em cena da atual temporada da novela da Globo
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade