PUBLICIDADE

'Lado a Lado' retrata a luta dos negros e das mulheres no séc. XX

10 set 2012 - 15h38
Compartilhar

Lado a Lado, trama que substituirá a espírita Amor Eterno Amor, na faixa das 18h na TV Globo, trará para as telinhas o Brasil do século XX, em que o preconceito contra os negros e a submissão feminina imperavam no País. A história central gira em torno de dois casais: Zé Maria (Lázaro Ramos) e Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso). O primeiro mostra como os negros sofreram para se inserir na sociedade nos primeiros anos após a abolição da escravatura e o surgimento do samba. Já o segundo casal se conhece apenas no dia do casamento e estabelece um laço de amizade.

De classes sociais distintas, Laura e Isabel se conhecerão no dia de seus casamentos e, desde então, nascerá uma amizade forte e especial entre elas. Após esse encontro, impulsionadas pela luta pelos direitos das mulheres e a busca de sonhos, as histórias de vida das duas mudará e elas terão que enfrentar diversos desafios, que testarão a coragem e a força das duas mulheres à frente de seu tempo.

Cenário

O cenário é de suma importância para 'mergulhar' o telespectador na história, porém, a produção da novela teve dificuldades para encontrar um espaço no Rio de Janeiro, local em que a novela se passa, que retratasse a cidade no início do século passado. A solução achada pelo diretor Dennis Carvalho foi levar a equipe para Petrópolis, região serrana fluminense, e para São Luís do Maranhão. "Petrópolis tem palácios e casarões muito bem preservados e o centro histórico de São Luís possui uma arquitetura que muito se assemelha a do Rio de 1904", explicou Dennis sobre a escolha das duas cidades.

Depois de encontrar os locais perfeitos, a equipe enfrentou mais um desafio: o deslocamento de diversas pessoas. Os profissionais envolvidos nas gravações, no total 350 pessoas, permaneceram oito dias em Petrópolis. Já no Maranhão o número de técnicos, figurantes e elenco subiu para 850, em 10 dias de trabalho intenso.

Escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho, direção geral de Vinícius Coimbra e supervisão de Gilberto Braga, Lado a Lado estréia no dia 10 de setembro, às 18h.

Saiba mais sobre os personagens principais:

Laura Assunção (Marjorie Estiano)

Laura é uma mulher à frente de seu tempo. Estudada, ela sonha em trabalhar como professora e ser escritora, algo praticamente proibido para as mulheres de elite como ela. A moça está de casamento marcado, entretanto, não é de livre e espontânea vontade. A união arranjada com Edgar é a última esperança de sua mãe, a ex-baronesa Constância (Patricia Pillar), reconquistar o status social perdido com o fim da monarquia.

Edgar Vieira (Thiago Fragoso)

Edgar é filho do poderoso senador da República Bonifácio Vieira (Cássio Gabus Mendes). Morando em Portugal, onde se formou advogado, o rapaz volta para o Brasil para se casar com Laura Assunção, a quem estava prometido desde a infância. Após seu regresso ao País, ele precisa ajudar o pai nos negócios da família. Entretanto, não deixará de lado a vontade de lutar pelos menos favorecidos e sua paixão pelo jornalismo.

Isabel Nascimento (Camila Pitanga)

Isabel busca um futuro de igualdade para seus amigos negros, que foram despejados de um cortiço, fundando a favela do Morro da Providência, localizada na região central do Rio. Exuberante, não demora muita para Zé Maria encantar-se por ela. Filha de um ex-escravo, Isabel nasceu livre, mas trabalha desde os 14 naos na casa de Madame Besançon, com quem aprendeu etiqueta e a falar francês. Mulher forte, ela vai dar exemplo de luta, de que é possível sonhar e ter liberdade.

Zé Maria dos Santos (Lázaro Ramos)

Zé Maria, também conhecido como Zé Navalha devido a sua habilidade como barbeiro, é um homem do seu tempo, um capoeirista que aos poucos vai se conscientizando do papel que tem que exercer na sociedade. Ele começa a lutar para que a capoeira deixe de ser considerada uma coisa marginal, mas ao mesmo tempo quando Isabel resolve se emancipar, ele não entende. Além disso, o amor do casal passará por muitas provações. O irmão de Laura, Albertino, não resistirá aos seus encantos e se apaixonará por ela, o que vai motivar ainda mais a ira da mãe do rapaz.

Camila Pitanga e Lázaro Ramos vivem Isabel e Zé Maria
Camila Pitanga e Lázaro Ramos vivem Isabel e Zé Maria
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade