0

'Caminho das Índias': quem vai ficar com Maya?

1 set 2009
08h49

Culturas de outros povos e temas polêmicos sempre estiveram em pauta nas novelas de Glória Perez. Com Caminho das Índias não podia ser diferente. Quando a novela estreou, em janeiro deste ano, algumas semelhanças com outras tramas da autora puderam ser observadas e, através delas, será possível imaginar qual será o final de Maya (Juliana Paes)? Será que ela fica com Raj (Rodrigo Lombardi) ou Bahuan (Márcio Garcia)?

A resposta concreta só será revelada no dia 11 de setembro, quando acaba a novela. Mas, de acordo com o desenrolar da história é possível fazer uma previsão que tanto pode concordar com os finais de outras novelas de Glória, como não. Será que Bahuan desistirá de sua vingança e voltará aos braços da amada? Ou Maya será perdoada por Raj depois que ele souber que o filho, Niraj, é de Bahuan? Relembre as histórias das outras tramas e tire suas conclusões.

Em Explode Coração (1995), as histórias e as tradições do povo cigano foram mostradas. Assim como no caso dos indianos, os casamentos só deveriam acontecer entre ciganos e com noivos escolhidos pelos pais. A cigana Dara (Tereza Seiblitz), porém, não queria fazer as vontades dos pais e se casar com Igor (Ricardo Macchi), pois já estava apaixonada por Júlio (Edson Celulari), um empresário que conheceu na internet. Depois de vários desencontros e o casamento com Igor, Dara consegue, ao final, viver com Júlio.

Em O Clone (2001), a história não muda. Jade (Giovanna Antonelli), filha de mulçumanos no Marrocos, foi prometida a Said (Dalton Vigh). Porém, a jovem se apaixonou por Lucas (Murilo Benício) e planejou fugir com o rapaz brasileiro. Lucas, por sua vez, acaba desistindo do combinado, pois seu irmão gêmeo Diogo morre e ele tem de tomar conta da empresa do pai.

Grávida e com medo de ser rejeitada pela família, Jade aceita se casar com Said, que não sabe que ela está grávida. Lucas também se casa com Maysa (Daniela Escobar) e tem uma filha, Mel (Débora Falabella). Ao final da novela, Jade e Lucas finalmente ficam juntos, retomando o romance inicial.

Será que o final de Maya é ao lado de seu primeiro amor, Bahuan? Talvez esta fosse a ideia inicial de Glória Perez, por não imaginar que a química entre o casal Maya e Raj fosse dar tão certo e cair no gosto do público. Mas, como novela é uma obra aberta, tudo pode acontecer.

Ao que tudo indica, a maior parte do público torce por um final entre Maya e Raj, já que os dois se apaixonaram ao longo do casamento. Bahuan perdeu, assim, a chance de retomar seu antigo amor, já que se tornou o vilão da história - como Said e Igor, que queriam controlar as mulheres e impediam o romance delas com os mocinhos Lucas e Júlio, respectivamente. Mesmo não sendo casado com Maya, Bahuan ameaça o casamento da ex com Raj, de quem tem raiva.

E, na sua opinião, com quem a jovem indiana deve ficar?

Polêmicas
Glória Perez costuma levantar polêmicas em suas tramas que acabam gerando discussão na sociedade. Em Caminho das Índias, os temas são a esquizofrenia, vivida por Tarso (Bruno Gagliasso) e Ademir (Sidney Santiago); a obsessão pela beleza de Melissa (Christiane Torloni) e a psicopatia, personificada por Yvone (Letícia Sabatella), entre outros temas.

Explode Coração, por sua vez, mobilizou o público a colaborar com a busca por crianças desaparecidas. Odaísa, interpretada por Isadora Ribeiro, tinha um filho desaparecido e se unia às Mães da Cinelândia, no Rio de Janeiro. Ao final de cada capítulo, fotos dos filhos dessas mães desesperadas apareciam na TV, o que ajudou na busca: 64 crianças foram localizadas com o apoio da trama.

Em O Clone, além da discussão sobre a clonagem de humanos, outro tema foi abordado: a dependência química. Mel e seus amigos viciados mostraram ao público as dificuldades de se livrar do vício. A cena mais marcante, talvez, seja aquela em que Mel bebe perfume durante uma crise de abstinência.

Com quem Maya vai ficar? Raj ou Bahuan?
Com quem Maya vai ficar? Raj ou Bahuan?
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Redação Terra
publicidade