PUBLICIDADE

Conheça as paisagens exuberantes do Peru que estarão em 'Amor à Vida'

12 mai 2013 - 17h19
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Há 20 anos, ambientar as primeiras cenas das novelas em outros países virou uma tática óbvia de diversas produções da Globo. Com previsão de estreia para o próximo dia 20 de maio, Amor à Vida não foge à regra. No entanto, em sua estreia no horário das nove, Walcyr Carrasco não queria que o Peru fosse apenas mais uma locação externa de sua trama, mas sim que o local tivesse real conexão com a história. "Fiz uma viagem, aos 20 anos, como mochileiro para lá e me encantei. É um país de aventuras. O que se alia perfeitamente à personalidade de Ninho e Paloma, personagens do Juliano Cazarré e da Paolla Oliveira", explica o autor, que, assim que botou o ponto final no "remake" de Gabriela, exibido em 2012, voltou ao Peru na companhia de Wolf Maya e Mauro Mendonça Filho, diretor de núcleo e diretor-geral de Amor à Vida. "Viajamos para o Peru duas vezes antes das gravações começarem para a escolha dos cenários. Além de imagens lindíssimas, o Peru deu à história uma certa profundidade", acredita Mauro Mendonça Filho.

Na suntuosa paisagem turística de locais como Cusco, Machu Picchu, Arequipa, Colca Canyon, Ollantaytambo e Sacsayhuaman, o elenco principal da novela – que, além de Paolla e Juliano, é formado pelos intérpretes de César, Pilar, Félix, Edith e Alejandra, vividos por Antônio Fagundes, Susana Vieira, Mateus Solano, Bárbara Paz e Maria Maya, respectivamente – gravou por cerca de 20 dias. As cenas são a base de toda a história assinada por Walcyr. O que seria uma viagem em família para comemorar a entrada de Paloma para a faculdade de Medicina torna-se um acerto de contas envolvendo mentira, inveja e poder. É daí que surge a necessidade de ser livre da protagonista. "Para minha personagem, essa viagem ao Peru foi um momento de liberdade. Ela fugiu de sua realidade e encontrou naquela região angústias e decepções, mas também o grande amor", analisa Paolla. Na pele do alternativo Ninho, Juliano Cazarré utilizou a atmosfera local como principal fonte de inspiração para o personagem. "Ninho é um mochileiro com visual totalmente despojado. As gravações foram fundamentais para eu achar o tom exato do papel", destaca Cazarré.

Junto com o elenco central, as gravações no exterior envolveram cerca de 35 profissionais da equipe técnica,  700 quilos de equipamentos e 26 malas de figurino. Para dar fluidez ao trabalho, Mauro Mendonça dividiu a direção de boa parte das cenas com André Felipe Binder e ainda contou com o apoio de uma produtora local. "Apesar do frio e dos contratempos, a equipe estava integrada e bem animada com o trabalho", destaca André Felipe. Um dos obstáculos mais comuns para brasileiros na região é a altitude, já que a maioria das cidades da serra peruana está em média a mais de 3,5 mil metros acima do nível do mar. Sem muito tempo para se ambientar, Antônio Fagundes foi um dos que mais sentiu a pressão da altitude e teve dificuldades de respiração e enjoos. "Passei um pouquinho mal. O ar rarefeito me deixou estranho. Mas é algo bem normal para estrangeiros. Você escova o dente e tem de sentar para descansar", ressalta, aos risos.

Entre uma cena e outra, por conta da exportação de novelas globais para a América Latina, Fagundes e Susana Vieira foram reconhecidos e fizeram sucesso entre os peruanos. "Já morei no Peru por conta do trabalho e adoro aquele povo! Lá, eu e Fagundes somos tipo Brad Pitt e Angelina Jolie!", compara a veterana, com seus usuais exageros. Encarando a viagem de forma mais introspectiva, Mateus Solano aproveitou todo seu tempo livre para fazer caminhadas e revisitar lugares que ele tinha conhecido com seu pai em uma viagem feita há uma década. Além do magnetismo e da energia local, Mateus exalta a melancolia por trás das belas paisagens do país. "O Peru é um misto de alegria e tristeza. Porque tudo que está lá é uma sombra do império Inca. São cidades e civilizações construídas umas sobre as outras. E hoje você encara uma nação inteira vivendo da memória do que já foi", filosofa.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade