1 evento ao vivo

Dennis Carvalho diz que 'Insensato Coração' superou desafios

18 jan 2011
07h23
Geraldo Bessa

A fala apressada e o jeito extrovertido do diretor Dennis Carvalho transformam qualquer entrevista em um descontraído papo informal. Em plena etapa de finalização dos primeiros capítulos de Insensato Coração, o diretor não esconde que está muito satisfeito com o novo trabalho. "Estamos pensando na novela há muito tempo e, apesar de alguns problemas, o resultado é muito positivo. O elenco está afiado", contou o diretor, que no início das gravações teve de superar a saída de dois atores importantes para trama: Ana Paula Arósio e Fábio Assunção. Ana faltou as gravações externas em Florianópolis e foi afastada do folhetim pela Globo. Já Fábio pediu para sair alegando problemas pessoais. Paola Oliveira ficou com a personagem de Ana, e Fábio foi substituído por Gabriel Braga Nunes. "Foi tudo muito em cima da hora. Conseguimos passar por cima disso e escolhemos bem os substitutos", avaliou.

Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Insensato Coração é a décima oitava novela dirigida por Dennis. A estreia como diretor foi em 1977, no folhetim Sem Lenço, Sem Documento. Mas a relação dele com a TV é bem mais antiga. "Estreei aos 12 anos como ator. Acho que vem daí a minha atenção especial à direção de atores", ressaltou. Atualmente, ele se empenha totalmente à nova novela e aposta na objetividade da trama para segurar o público do horário nobre. "Os autores optaram por não abrir muito o leque e ter apenas uma história no começo. Acho que isso vai agradar", apostou.

Sua estreia na direção foi no final anos 70. Depois de tantas novelas e séries, o que existe de novo no seu trabalho como diretor?
A maior novidade desse trabalho é a minha maturidade. Além de já ter trabalhado com muitos autores, em produtos diversos, estou mais velho. Continuo voltado para o trabalho do ator e gosto de dirigi-los em cena, isso dá segurança não só para mim ou para o intérprete, mas sim para o trabalho. É perceptível que fica muito melhor. O Gilberto e o Ricardo escrevem as cenas para o ator, não é para ter grandes imagens.

A novela passou por problemas de elenco no início das gravações. Como você lidou com a substituição de dois atores importantes para a trama?
Isso para mim é passado. São momentos que provam o nosso poder de superação. A verdade é que isso acontece em muitas novelas, só que como as duas baixas aconteceram muito perto do início das gravações, gerou uma repercussão maior. Sem ir muito longe, em Paraíso Tropical tivemos algumas modificações também. As personagens gêmeas foram feitas para a Cláudia Abreu, mas ela ficou grávida e não pôde se comprometer com a novela, aí chamamos a Alessandra Negrini e ela deu um show.

Apenas um diretor não daria conta de gravar as cenas de uma novela toda. Para isso, existem os diretores assistentes. Como é a sua relação com a equipe?
Os assistentes são os meus braços direitos. É uma parceria e é necessário haver troca e, para isso, eles precisam ter liberdade para trabalhar e propor novas sugestões e soluções. Tudo é discutido e a melhor ideia para o bem da trama é escolhida. O trabalho em questão é mais importante do que qualquer escolha pessoal.

Quanto do seu tempo você dedica ao trabalho de direção da novela?
Quando uma novela está em produção, eu vivo para isso. Acompanho cada etapa bem de perto. Estou sempre entre o estúdio e a edição. Tenho prazer em dirigir, em estar perto dos atores, especialmente em novelas do Gilberto e do Ricardo, por conta das longas e complexas cenas.

Insensato Coração tem a aviação como pano de fundo e muitas cenas externas. Vocês enfrentaram dificuldades técnicas nas gravações?
As cenas em externas são mais trabalhosas, mas nem por isso menos prazerosas. No começo de uma novela demora um pouquinho até entrar no ritmo, pois tudo é novidade. O trabalho está fluindo bem e sem atrasos. A novela tem muita ação, principalmente nos capítulos iniciais, onde tivemos cenas complicadas para dar a real dimensão do universo da aviação.

Insensato Coração - Globo - Segunda a sexta, às 21h.

Dennis Carvalho disse que aposta no sucesso de 'Insensato Coração'
Dennis Carvalho disse que aposta no sucesso de 'Insensato Coração'
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
publicidade