PUBLICIDADE

'Em Família' estreia nesta segunda; veja quem é quem

3 fev 2014 - 13h49
(atualizado em 6/2/2014 às 12h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O público sabe muito bem o que esperar de uma nova novela de Manoel Carlos. Fiel ao seu passado e idiossincrasias, o autor de sucessos como Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas retoma seu lugar cativo no horário das 21h nesta segunda-feira (3), com Em Família.

Mestre na arte de retratar o cotidiano de maneira naturalista e no tempo da delicadeza, o próprio Manoel Carlos assume, com orgulho, que utiliza "armas" já conhecidas para seu novo projeto. "Só posso fazer o que eu já sei. Novos autores estão surgindo e as novelas estão mais rápidas, mas a minha vai continuar a ter uma velocidade de acontecimentos muito particular. Não é o andamento, mas sim a qualidade da história que atrai o público", ressalta o autor, que já deixa claro que boa parte das autorreferências afetivas são justificadas pelo fato deste trabalho marcar sua despedida dos folhetins de longa duração. "Sei que já falei isso antes. Mas agora é para valer", jura, entre risos.

Ambientada no glamour do Leblon, bairro da zona sul do Rio de Janeiro que funciona como mais um personagem do teledramaturgo, Em Família aglutina tramas e trunfos já testados em outras novelas, como a mulher madura que perde o grande amor para a filha, a vilã psicótica que faz de tudo para atrapalhar a vida da mocinha, a mãe que execra a filha por conta da forma física, casamentos desfeitos e mal-resolvidos e a presença midiática da personagem Helena.

A "última" Helena, inclusive, é uma homenagem de Manoel Carlos a Lilian Lemmertz, que viveu o papel em Baila Comigo, de 1981. Agora, Helena reaparece sob a responsabilidade da filha da atriz, Julia Lemmertz. "O fato de a personagem ser escrita para mim muda tudo. É um trabalho carregado de sensibilidade e possibilidades. Afinal, a principal característica da personagem é ser uma heroína errante", analisa Lemmertz.

Para corroborar com a sensação de déjà vu, além da trilha intimista e bossanovista – a música de abertura é uma versão da cantora Ana Carolina para Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom Jobim e Vinicius de Morais –, a escalação feita pelo autor com o diretor de núcleo Jayme Monjardim é um apanhado geral e afetivo de vários atores que se destacaram em tramas de Manoel, casos de Natália do Vale, Giovanna Antonelli, Herson Capri, Viviane Pasmanter, Ângela Vieira, Bruna Marquezine e Helena Ranaldi, entre outros.

"Fizemos nossas apostas também. Mas, para os personagens centrais, eu queria muito voltar a trabalhar com pessoas que vi crescer e se desenvolver na TV, como a Bruna (Marquezine) e a Viviane (Pasmanter)", entrega o autor.

Com trama dividida em três fases, a história principal de Em Família é centrada no triângulo amoroso envolvendo os primos Helena e Laerte (Gabriel Braga Nunes), e o melhor amigo da protagonista, Virgílio (Humberto Martins). Para as duas primeiras fases – que têm duração total de 10 capítulos –, a equipe comandada por Monjardim e pelo diretor geral Leonardo Nogueira passou por lugares distintos como a Áustria e cidades interioranas do estado de Goiás.

"Passamos um mês em Goiás e cerca de 15 dias na Áustria. Viajar é uma tática maravilhosa para integrar atores e equipe técnica. Ao todo, cerca de 160 profissionais foram envolvidos nas duas empreitadas", conta Monjardim. Em seu quarto trabalho com Manoel Carlos – o primeiro foi a minissérie Maysa – Quando Fala o Coração, de 2008 – , Monjardim ressalta que, além das complexidades técnicas gerais, o texto requer muito cuidado com a direção de atores. Tudo por conta do tom naturalista da assinatura de Manoel.

"Preciso captar o que o autor quer e como o ator tem de reagir para chegar o mais próximo disso. Depois de quatro trabalhos, as expectativas ficam mais afinadas, mas ainda continuo 'de olho'", entrega o diretor.

De volta ao Projac – Centro de Produção da Globo, localizado no Rio de Janeiro –, a equipe se surpreendeu com o fiel retrato do Leblon concebido pelo cenógrafo Mário Monteiro em um espaço de cerca de 8 mil metros quadrados.

"Manoel Carlos é do tipo que sabe bem o que quer na ambientação de suas novelas. Levamos cerca de 4 meses para se chegar ao resultado mais satisfatório", explica Monteiro. O maior trabalho das equipes de figurino e caracterização, gerenciadas por Marília Carneiro e Luiz Ferreira, respectivamente, é manter o rigor sobre a unidade estética ao longo das fases da história. Em especial, com os atores que continuam na trama com a passagem do tempo.

"Figurinos e maquiagem são ingredientes especiais para se contar essa história. Tudo precisa ser coerente. O trabalho da equipe foi para três novelas. Uma que se passa nos anos 1980, outra nos anos 1990, e a contemporânea. Nosso conceito fica entre o luxo e o casual, bem ao gosto das tramas do autor", valoriza Carneiro.

Encontros e despedidas

A trama de Em Família começa no interior de Goiás, onde, ainda na infância, os primos Helena e Laerte já dão sinais da forte sintonia que os levaria a uma intensa história de amor na juventude. No entanto, tanto o namoro quanto as relações familiares ao redor do casal são prejudicadas pelo jeito passional e ciumento de Laerte e pela personalidade inconsequente da protagonista.

Tudo fica ainda mais complicado com a presença constante de Virgílio, o apaixonado melhor amigo da mocinha."Esse triângulo só poderia resultar em tragédia. O desenrolar da história fala das consequências do fim desse romance entre os primos", conceitua Manoel Carlos.

Os efeitos familiares são devastadores. Irmãs inseparáveis, Chica, mãe de Helena, e Selma, mãe de Laerte, interpretadas por Natália do Vale e Ana Beatriz Nogueira, acabam por tomar o partido de suas crias e cortam relações. No meio das duas, está a caçula Juliana (Vanessa Gerbelli), que, alheia à tensão familiar, só pensa em ser mãe. Nem que para isso tenha de acabar com seu casamento.

Cada uma dessas mulheres vai criando o mosaico feminino tão característico na trajetória televisiva do autor. "O texto já chega pronto. A gente só precisa colocar a emoção ideal. Não é preciso ir muito longe para  enxergar que esse desequilíbrio emocional está próximo de todos nós", analisa Gerbelli.

Em uma trama onde os personagens masculinos apenas acompanham as atitudes femininas, o autor promete sensibilidade ao contar a história da irmã de Helena, Clara (Giovanna Antonelli). Feliz no casamento com Cadu (Reynaldo Gianecchini), ela surpreenderá a todos ao se apaixonar pela descolada Marina (Tainá Müller). "Será uma forte e bonita história de amor. O texto foge do que é piegas ou óbvio. Aceitei o papel de cara!", entusiasma-se Giovanna.

Quem é quem

Núcleo de Helena

Helena (Julia Lemmertz) – Mãe de Luiza (Bruna Marquezine). Nasceu em Goiânia, depois se muda para o Rio de Janeiro. Sempre amou o primo Laerte (Gabriel Braga Nunes), com quem viveu uma história de amor na juventude.

Ramiro (Oscar Magrini) – Pai de Helena, Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli). Leiloeiro conhecido, é casado com Chica (Natália do Vale), com quem tem uma relação desgastada.

Chica (Natália do Vale) – Irmã de Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Juliana (Vanessa Gerbelli), mãe de Helena, Felipe e Clara. Muito ligada aos filhos e também às irmãs, é uma mulher forte, bonita e cheia de personalidade.

Luiza (Bruna Marquezine) – Filha de Helena. Muito parecida com a mãe, tanto física quanto emocionalmente. Estudante de Jornalismo, é inteligente, ousada e dinâmica. Namora André (Bruno Gissoni), seu colega de faculdade, mas se sente atraída imediatamente por Laerte.

Felipe (Thiago Mendonça) – Tímido e bem comportado, é o típico "esquecido" filho do meio. Formado em Medicina, é especializado em Geriatria.

Núcleo de Laerte

Laerte (Gabriel Braga Nunes) – Filho único de Selma e Itamar (Nelson Baskerville). Ama a prima Helena, a quem namora quando jovem. Sai do Brasil para estudar música e volta vinte anos depois.

Itamar (Nelson Baskerville) – Marido amoroso de Selma e pai de Laerte. Irmão de Ramiro. Juntos, comandam uma grande loja de leilões em Goiânia.

Selma (Ana Beatriz Nogueira) – Irmã mais velha de Chica e Juliana, é esposa atenciosa de Itamar e mãe zelosa de Laerte . Depois de uma tragédia familiar, afasta-se de Chica.

Verônica (Helena Ranaldi) – Namorada de Laerte, é maestrina e parceira dele no sonho de levar música às pessoas carentes. Serena, gente boa e muito bonita.

Núcleo de Virgílio

Virgílio (Humberto Martins) - Filho de Benjamim (Paulo José) e Maria (Cyria Coentro), meio irmão de Neidinha (Carla Cristina). É um homem doce e centrado. Ama Helena desde a juventude até os dias de hoje.

Benjamim (Paulo José) - Marido de Maria, pai de Virgílio e padrasto de Neidinha. Homem experiente e apaixonado pela família.

Maria (Cyria Coentro) - Mãe de Virgílio e Neidinha, sendo a menina filha de seu primeiro casamento. É uma mãe atenta, zelosa e de valores inabaláveis.

Neidinha (Carla Cristina) - Sensual e provocante, é filha do primeiro casamento de Maria.

Núcleo de Juliana

Juliana (Vanessa Gerbelli) – Mulher de Fernando (Leonardo Medeiros), é voluntariosa e mimada. Demonstra ter mais independência e menos paixão que o marido. Sua razão de viver pode ser resumida no desejo de ser mãe. Se encanta com Bia, filha de sua empregada.

Fernando (Leonardo Medeiros) – Advogado, faz de tudo para entender as excentricidades e ficar mais próximo de Juliana.

Gorete (Carol Macedo) – Empregada na casa de Juliana e Fernando e mãe de Bia.  

Guiomar (Jéssika Alves) – Jovem que vai trabalhar na casa da Juliana depois da saída de Gorete.

Núcleo de Clara

Clara (Giovanna Antonelli) – Filha mais nova de Chica e Ramiro, irmã de Helena e Felipe. Alegre e destemida, é a caçula dos irmãos. Vive feliz ao lado do marido, Cadu (Reynaldo Gianecchini) e do filho, Ivan (Vitor Figueiredo).

Cadu (Reynaldo Gianecchini) – Marido amoroso de Clara e pai de Ivan. 

Marina (Tainá Müller) – Jovem fotógrafa de prestígio internacional. Talentosa e obstinada, se encanta e se envolve com Clara.

Núcleo de Shirley

Shirley (Vivianne Pasmanter) – Amiga de infância de Helena e Laerte. Nutre uma forte paixão pelo amigo e gostaria de ser correspondida. Mimada, é filha única de Mafalda (Cláudia Assunção) e Viriato (Antônio Petrim). Tem um casal de filhos: Leto (Ronny Kriwat), que teve após se envolver com Laerte. E Bárbara (Polliana Aleixo), fruto de sua união com um fazendeiro rico que morreu, deixando para ela toda sua fortuna.

Mafalda (Cláudia Assunção) – Mãe de Shirley. Casou-se por interesse com Viriato, que é rico e bem mais velho que ela. Odeia Helena e sua família.

Viriato (Antônio Petrim) – Marido de Mafalda e pai de Shirley (Vivianne Pasmanter). Rico fazendeiro de Goiânia, é um sujeito bronco, rústico, mas de bom coração.

Leto (Ronny Kriwat) – Filho de Shirley e Laerte. Assim como o pai, aprecia música clássica.

Bárbara (Polliana Aleixo) – Filha de Shirley com um rico fazendeiro. Sofrerá com o preconceito da mãe por estar acima do peso ideal.

Núcleo de Ricardo

Ricardo (Herson Capri) – Piloto de avião comercial, bonitão, terá um caso com Chica.

Branca (Ângela Vieira) – Ex-mulher de Ricardo e mãe de Gisele (Agatha Moreira). Vai demorar a aceitar a separação.

Gisele (Agatha Moreira) – Filha de Branca e Ricardo. Trabalha no ateliê da Marina.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/tv/infograficos/atrizes-mais-bonitas-da-tv/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade