PUBLICIDADE

Após abandonar louro, atriz de 'Em Família' diz: "Mortícia"

17 abr 2014 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários
<p>J&eacute;ssika Alves ficou morena para viver a personagem Guiomar</p>
Jéssika Alves ficou morena para viver a personagem Guiomar
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / Divulgação

Jéssika Alves se acostumou a exibir um visual glamouroso na pele de suas personagens. Desde que estreou na TV, na temporada de 2009 de Malhação, a atriz vem sendo escalada, na maioria das vezes, para interpretar jovens "patricinhas". Por isso, ela ficou empolgada com a oportunidade de explorar uma nova faceta através de Guiomar, papel que vive em Em Família.

Primeiro, porque se trata de uma babá simples e sem vaidades, com uma atitude submissa à patroa. Segundo, porque Jéssika precisou abandonar o cabelo louro que já usava há muito tempo e adotar um visual moreno. No primeiro instante, o susto com a mudança foi inevitável. "No dia, me achei a Mortícia, com o cabelo comprido e preto e a pele muito branca. Depois, fui me acostumando e todo mundo gostou", confessa, referindo-se à matriarca de A Família Addams.

Até definir que iria interpretar a babá, Jéssika passou por uma bateria de testes. Cada um para uma personagem diferente. Quando soube que daria vida a Guiomar, ela chegou a se surpreender. Afinal, considerava a própria imagem distante do perfil do papel. "Na televisão, querem muito o ator pronto, já parecido com o personagem. Fiquei muito feliz de mostrar que posso fazer outras coisas, não ficar marcada pelo estereótipo de 'patricinha'", avalia.

O figurino, aliás, é um recurso fundamental para Jéssika incorporar esse ar mais humilde que a personagem pede. Em cena, a atriz só aparece usando bermuda, blusa larga e chinelo. "Acho que o uniforme de babá, com uma calça jeans branca e uma blusa pólo, é a roupa mais elegante que a Guiomar tem", brinca. A maquiagem é o mais leve possível e o cabelo, quase sempre preso de um jeito meio bagunçado, é arrumado pela própria atriz. "Quando visto a roupa, já vou dando uma mirradinha e entro na personagem", explica, aos risos.

Como não recebeu uma sinopse detalhada antes de começar a gravar, Jéssika preferiu estudar o papel à medida em que chegavam os capítulos. Além disso, contou com a preparação de Rossella Terranova, coach do elenco de Em Família. "Foi ótimo porque encontramos um caminho para a Guiomar. Não sei se a personagem vai ter alguma malícia ou não. Mas, por enquanto, ela acredita que ajudar a Juliana é o melhor para a criança", explica, citando o papel de Vanessa Gerbelli, patroa de Guiomar e uma mulher obcecada em adotar a filha da empregada que morreu.

Jéssika também foi obstinada para ingressar na carreira de atriz. Aos 15 anos, ela se mudou com a família de Curitiba para o Rio de Janeiro, quando aproveitou para investir com mais afinco em cursos de interpretação. Até ser escalada para uma produção de TV, ela trabalhou como figurante. E foi por causa disso, inclusive, que surgiu a primeira oportunidade.

Depois de vê-la nos sets, um diretor de Malhação a convidou para fazer uma pequena participação na novela teen. A partir de então, indicou a atriz para um teste para a próxima temporada da trama e ela estreou como a espevitada Norma Jean, personagem pela qual até hoje é lembrada.

"Muitas pessoas ainda vêm falar desse trabalho. Foi um papel muito marcante e tem gente que me reconhece mesmo morena", surpreende-se a atriz, que faz questão de manter contato com o público através, principalmente, das redes sociais. "São os telespectadores que assistem e compram sua ideia. Sempre pergunto o que as pessoas estão achando do meu trabalho. Ainda mais agora, que estou com uma personagem diferente", frisa.

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade