0

Em sua 17ª temporada, 'Malhação' aposta em trama sobrenatural

2 set 2011
15h25
atualizado às 15h49

GERALDO BESSA

Malhação é o projeto de dramaturgia mais longo e mutante da Globo. Em 16 anos de existência, já apresentou inúmeros atores para a televisão - como Fernanda Vasconcelos e Marjorie Estiano -, trocou várias vezes de tema e passou pelas mãos de diretores como Ricardo Waddignton e Marcos Paulo, e autores como Ricardo Hofstetter e Emanuel Jacobina. A nova temporada, que estreiou no dia 29 de agosto, aposta novamente na alteração da equipe técnica e de todo o elenco para aumentar a audiência do horário, hoje em torno dos 20 pontos. Sob direção de núcleo de José Alvarenga Jr. e direção geral de Mario Marcio Bandarra, a "novelinha" ganha o subtítulo Conectados e uma trama claramente inspirada nos seriados norte-americanos de suspense. "Não sou um diretor de novelas. Por isso, fiquei muito interessado quando me mostraram o projeto. Envolve muita ação e suspense. Tudo interligado pelas novas tecnologias e coincidências misteriosas", ressalta Alvarenga.

Para o diretor de núcleo, o grande diferencial da nova temporada é o texto, que foge dos padrões dos folhetins por ser mais conciso e objetivo. "Está tudo muito bem amarrado. Não tem aquela forma mais larga das novelas", compara. Os responsáveis pela nova abordagem e "pegada" textual são Ingrid Zavarezzi e Ajax Camacho. O projeto, inicialmente chamado Intuição, conta a história de um jovem com sintomas de paranormalidade e ligado a temas místicos. "As principais referências são os livros do escritor Philip K. Dick, histórias em quadrinhos e séries como Fringe e Arquivo X. Apresentamos a sinopse ao Bandarra e ele achou que, com uma adaptação, a ideia serviria para Malhação", conta Ingrid, autora principal dos novos episódios e que já tinha sido colaboradora no roteiro da temporada 2009/2010 do seriado.

Depois de ajustes e novos personagens, a 17ª temporada da produção vai juntar o realismo fantástico do projeto inicial com os dilemas de jovens que acabaram de entrar na faculdade. O ponto de partida é o misterioso número 1046 e o significado dele na vida dos protagonistas da trama, Gabriel, de Caio Paduan, Cristal, de Thaís Melchior, Alexia, de Bia Arantes, e Betão, de Lucas Cordeiro. "É difícil definir os papéis principais dessa temporada. São poucos personagens, todos absolutamente interligados e com importância fundamental no desenvolvimento da história", valoriza Bandarra.

A nova temporada começa com a vinda do capixaba Gabriel para o Rio de Janeiro. Chegando na cidade, o jovem começa a dividir apartamento com Cristal e Babi, interpretada por Marcella Rica. Ele ocupa o quarto de Alexia, a antiga moradora do apartamento, que desapareceu depois da misteriosa morte de seu namorado Douglas, de Pierre Baitelli. Por ter verdadeiro fascínio por histórias de paranormalidade, Gabriel mantém um blog chamado "Além da Intuição", um diário virtual interativo, onde recebe casos enviados por internautas. "Ele sofre um acidente e o que era apenas curiosidade pelo sobrenatural, passa a ser uma sensação. Além das fortes dores de cabeça, ele também começa a perceber coisas que estão além", explica Caio, com tom de mistério. No decorrer dos primeiros capítulos, Gabriel acaba envolvendo-se amorosamente com a mística Cristal. No entanto, mesmo sem conhecer Alexia, os dois acabam tendo repetidos sonhos um com o outro. "A angústia pela morte do namorado fez ela fugir do apartamento e ir morar na favela Dos Anjos. No entanto, além dos pesadelos com o Douglas, ela tem essa conexão com o Gabriel, sem eles nunca terem se visto", conta Bia Arantes.

Com a história dividida em quatro núcleos e ambientada no Rio de Janeiro, Malhação vai além dos mistérios e questionamentos juvenis. Nesta temporada, assuntos que possam interessar às donas de casa foram intensificados. Em pesquisa encomendada pela emissora, descobriu-se que elas são responsáveis por boa parte da audiência no horário de exibição. "O público de Malhação é muito heterogêneo. Por isso, optamos por reforçar também o elenco adulto com boas histórias de traições e superações", detalha Ingrid. Entre os nomes mais experientes, estão Letícia Spiller, Kadu Moliterno, Jackson Antunes e Virginia Cavendish.

Gabriel (Caio Paduan) e Cristal (Thaís Melchior) são o novo par romântico de 'Malhação Conectados'
Gabriel (Caio Paduan) e Cristal (Thaís Melchior) são o novo par romântico de 'Malhação Conectados'
Foto: Jorge Rodrigues Jorge e Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade