PUBLICIDADE

'Império': Josie Pessoa ganha visibilidade no horário nobre

Atriz vive a rebelde Eduarda, melhor amiga do filho caçula do comendador José Alfredo Medeiros

15 set 2014 - 12h00
(atualizado às 12h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Atuar em uma novela das nove é o desejo de boa parte dos profissionais de televisão. A repercussão e a visibilidade do horário podem impulsionar a carreira de qualquer ator. De olho nessa possibilidade, Josie Pessoa, que vive a decidida Eduarda de Império , encara seu papel no folhetim de Aguinaldo Silva, dirigido por Rogério Gomes, como uma de suas maiores oportunidades no veículo. "É o produto da emissora que as pessoas mais assistem. O retorno de uma novela das nove é incrível. E a personagem está em uma crescente na história e tem uma trama cheia de nuances", explica ela, que procura não se preocupar com as pressões do horário. "Meu maior objetivo é fazer o papel que o Aguinaldo e Rogério esperam", completa. 

Foto: TV Press/ Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Notícias / Divulgação

Siga Terra Diversão no Twitter

Na trama, Josie interpreta a melhor amiga de João Lucas, papel de Daniel Rocha, e é a responsável por tirar o filho de José Alfredo, de Alexandre Nero, dos constantes problemas em que se mete. Com poucos toques de feminilidade em sua personalidade, a personagem nutre uma paixão platônica pelo amigo. No entanto, ao notar o interesse de João Lucas por Maria Isis, papel de Marina Ruy Barbosa, a jovem acabará engravidando do amigo e formando um triângulo amoroso. "Entra em questão se ela realmente gosta dele ou se é interesse. A chegada da Maria Isis movimenta a trama e causa conflito entre os dois", adianta. 

O exótico cabelo vermelho da personagem foi sugestão da própria Josie durante o processo de composição. Ao lado do diretor, a atriz buscou uma série de referências no universo do rock para compor o visual de Eduarda. "Levei várias sugestões. Tinha até cabelo colorido. Mas ele gostou do vermelho. Depois, fomos só somando. Acrescentamos um piercing e um visual mais revoltado", explica. Já para construir a personalidade do papel, Josie se baseou no texto do próprio autor e no filme Alguém Muito Especial , de 1987, dirigido por Howard Deutch. No longa, a protagonista ajuda o melhor amigo – por quem é secretamente apaixonada – a conquistar a garota mais popular do colégio. "O longa foi uma dica do próprio Aguinaldo. Através do texto dele, na primeira cena, já percebi todo o enredo da personagem", ressalta.

Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, Josie começou a fazer curso de teatro aos seis anos de idade. No entanto, nunca ficou restrita apenas à atuação. Frequentou aulas de dança, canto e dublagem em paralelo. "Nunca parei. Todo o tempo livre que eu tinha buscava aprender algo novo. É um meio tão concorrido que é sempre bom ter um diferencial'', afirma. Aos 14 anos, a atriz estreou no teatro com o musical Personalíssima , que conta a história da renomada cantora de MPB Isaurinha Garcia. Durante dois anos, Josie viajou em turnê com a peça ao lado de Rosamaria Murtinho e Taís Araújo. "Foi um período importante porque muito nova comecei a entender a mecânica do meio. Naquele momento, tinha certeza das escolhas para minha carreira", lembra.

De outros Carnavais

Em sua segunda novela de Aguinaldo Silva, a relação de Josie Pessoa com o autor começou antes dos folhetins. Enquanto cursava Jornalismo na Universidade Federal Fluminense, a atriz se inscreveu para uma vaga de repórter no blog do autor. Após ser selecionada, ficou responsável por fazer matérias com os participantes da "Master Class'', curso de roteiro ministrado por Aguinaldo. "Eu entrevistava os candidatos, fazia as pautas, editava e escrevia o texto. Consegui construir uma relação de trabalho com ele a partir dessa experiência", lembra ela, que logo depois foi escalada para Fina Estampa . "Quando a novela terminou, ele me disse que eu tinha um papel no próximo projeto dele", completa.

Apesar de ter concluído a faculdade e trabalhado em uma emissora local de Niterói, Josie optou por seguir apenas a carreira artística. "O Jornalismo era mais uma segunda opção. A ideia era complementar meu trabalho como atriz", ressalta. 

Instantâneas

- Por conta dos fios vermelhos da personagem, Josie pinta o cabelo de 15 em 15 dias. "Preciso tingir todo o cabelo porque desbota a cor. Não basta reparar a raiz", descreve.

- Assim como parte do elenco, a atriz gravou suas primeiras cenas de Império  em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

- Atualmente, Josie está concluindo a faculdade de Moda.

- No período em que trabalhava como repórter para o blog de Aguinaldo Silva, Josie se fantasiava como as grandes personagens do autor, como a icônica Nazaré, de Senhora do Destino . "Precisava chamar a atenção dele de alguma forma e apresentar meu trabalho", aponta.

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade