0

'Lado a Lado': história de Laura em sanatório é inspirada em fatos reais

4 mar 2013
11h50
atualizado às 11h57
  • separator
  • comentários

Laura será internada pela mãe em um sanatório
Laura será internada pela mãe em um sanatório
Foto: TV Globo / Divulgação
Lado a Lado está em sua reta final e Constância (Patrícia Pillar) vai internar a filha Laura (Marjorie Estiano) em um sanatório, para impedir que ela denuncie um esquema de corrupção no Judiciário. A autora Cláudia Lage, em entrevista ao site oficial da novela, disse que esse momento foi inspirado em histórias reais.

"Era uma prática comum no século XIX, que perdurou até meados do século XX. Na pesquisa que nossa pesquisadora, Luciane Reis, fez pra gente, os prontuários dos médicos eram impressionantes. As justificativas para a internação parecem inverossímeis aos olhos de hoje. 'A paciente apresenta grave obsessão por livros', 'desprezo pela família', 'excitação sexual nervosa', 'recusa em ter filhos'", disse a escritora.

A autora contou ainda que Laura terá a ajuda de uma interna para deixar o local. "Ela vai conhecer no sanatório uma interna, a Judite, que, como ela, não tem nenhum problema psiquiátrico e também foi jornalista quando mais jovem. Inspirada em muitos casos reais, que vimos na pesquisa, Judite foi internada pelo próprio marido e esquecida no sanatório. Quando Laura chega, ela já está lá há 11 anos", explicou.

Judite ganhou esse nome em referência a um texto da escritora Virgínia Woolf, que diz que, se Shakespeare tivesse uma irmã tão talentosa quanto ele, jamais teria as mesmas oportunidades e não seria uma grande dramaturga.

Sobre Constância, Cláudia Lage afirmou que ela não ficará arrependida do que fez. "No sanatório, a mãe leoa, que, apesar da vilania, ama a filha, dará lugar à mãe cruel e devoradora, que não aceita que o filho reja o próprio destino", disse.

A novela termina nesta sexta-feira (8) e será substituída por Flor do Caribe.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade