PUBLICIDADE

Leonardo Vieira dribla timidez para viver stripper na TV

Ator fala sobre seu papel na novela 'Vitória', da Record

23 ago 2014 - 10h14
(atualizado às 10h18)
Compartilhar
Exibir comentários
O ator Leonardo Vieira
O ator Leonardo Vieira
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press

Dançar nunca foi o forte de Leonardo Vieira. Por isso mesmo, ele ficou apreensivo quando soube que Tadeu, seu papel em Vitória, teria de fazer isso em algum momento. Sem falar que as performances exigiriam um desprendimento ainda maior do ator, já que o personagem vai virar "stripper. A trama está prevista desde o início, mas ainda não se desenvolveu. A demora, no entanto, é vista com certo alívio por Leonardo. "Não sei como serão as situações, estou um pouco nervoso. A gente está com medo de 'pagar mico'", assume, aos risos. A preocupação é dividida com Heitor Martinez e Silvio Guindane, que, na pele de Caíque e Paulo Henrique, também vão tirar a roupa enquanto dançam. "Vamos ter de levar mais para a graça, para ser mais divertido do que 'sexy' porque nenhum dos três tem 'physic de role' de 'stripper'", pondera.

Siga Terra Diversão no Twitter

Na história, os três amigos são engenheiros e perdem seus empregos logo no primeiro capítulo. Em vez de contar a nova realidade para suas famílias, se metem em várias confusões na tentativa de manter o mesmo padrão de vida. Por isso, Leonardo se vê inserido em várias sequências engraçadas. "Tem uma leveza, um toque de humor, mas não é um personagem cômico", avisa. Como, na trama, o trio é muito unido, os atores se preocuparam em criar um entrosamento em cena. Leonardo, especificamente, não sentiu necessidade de buscar referências sobre o universo da engenharia. "Porque Tadeu é engenheiro, mas não chega a executar nada na trama. A composição foi feita em cima da amizade dos três", explica.

Já para dançar em cena, Leonardo achou mais seguro se preparar. Há alguns meses, frequenta as aulas oferecidas na Record, ao lado de Heitor Martinez e Silvio Guindane. Os ensaios não são muito complexos. O ator apenas aprende algumas coreografias e a se soltar mais. Mesmo assim, os encontros contribuíram para que o grupo encontrasse o tom ideal para os personagens. "Eu demoro muito para pegar a coreografia, sou o mais lento de todos. Então, fico apavorado. Mas, no final, a gente acaba se divertindo", assume.

Esta não é a primeira vez que Leonardo interpreta um texto de Cristianne Fridman. Ele fez parte do elenco de Vidas em Jogo, exibida pela Record em 2012. Para o ator, a experiência anterior o ajuda no trabalho atual. Principalmente porque ele já consegue imaginar como a trama de seu personagem será conduzida. "Se é um autor com quem você gosta de trabalhar, já é meio caminho andado quando você faz outra novela dele. Dá para conhecer a maneira como ele escreve", diz.

Leonardo Vieira é stripper na novela Vitória
Leonardo Vieira é stripper na novela Vitória
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press

Aos 24 anos de carreira na TV, Leonardo segue a linha funcionário exemplar. Contratado pela Record desde 2005, quando viveu o Lopo Jr. de Prova de Amor, o ator costuma aceitar todos os personagens que lhe são oferecidos. "Sou funcionário, faço o que determinam", ressalta. Mesmo assim, ele sabe que, caso tivesse alguma ressalva com algum papel, poderia negociar. Mas, pelo menos na atual emissora, Leonardo jura que nunca passou por situação semelhante. Ao longo de sua carreira, no entanto, admite já ter recusado trabalhos. "Aconteceu de eu falar: 'Obrigado pelo convite, mas eu prefiro não fazer'. Mas por uma identificação artística ou por estar envolvido com outro trabalho no momento", recorda, sem entrar em detalhes.

Galã de meia idade

Ao longo de sua carreira, Leonardo Vieira foi constantemente escalado para o posto de galã. Principalmente na Globo, onde ficou por 15 anos e se acostumou a viver mocinhos carregados de conflitos românticos, como o José Inocêncio de Renascer e o Lucas de Sonho Meu. Mas o ator nunca perdeu tempo pensando no rótulo que tanto lhe acompanhou. "Nunca me incomodei, nunca elaborei alguma coisa sobre esse assunto porque não me diz respeito. O galã é a mídia que inventa", salienta.

O que realmente importa para Leonardo é viver um personagem, seja ele qual for, sem qualquer julgamento de valor. "Encaro o papel pelas características que vão surgindo ao longo da novela. Às vezes, o próprio ator é surpreendido", constata ele, que destaca Lopo Jr., de Prova de Amor, como um exemplo dessa surpresa. Na história de Tiago Santiago, o personagem era capaz de qualquer coisa para ficar com a mocinha, mas foi ganhando ares de loucura no decorrer dos capítulos. "O que eu faço para fugir desse enquadramento que a tevê faz é me dedicar ao teatro e a projetos pessoais", frisa.

Instantâneas

- Além de "Vitória", Leonardo Brício está no ar na reprise de "José do Egito", em que interpreta o Faraó.

- Ele voltou a estudar teatro na CAL, renomada escola de interpretação do Rio de Janeiro, onde havia se formado no nível técnico anos atrás. "A escola abriu um curso para bacharelar as pessoas que ficaram no nível técnico", explica.

- O ator estreou na tevê em "A História de Ana Raio e Zé Trovão", exibida pela extinta Manchete em 1990.

-  Quando se formou como ator, Leonardo não tinha a pretensão de fazer televisão. "A TV foi algo inesperado, mas muito positivo na minha vida", afirma.

Resumo de novelas Resumo de novelas

Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade
Publicidade