0

Com 'Malhação', Helena Ranaldi torce para conquistar público juvenil

7 set 2010
08h13
Mariana Trigo

Helena Ranaldi comemora duas décadas de carreira na TV mudando o foco de seu público. Acostumada a quase sempre atuar em tramas das oito na Globo, a atriz, que estreou na extinta Manchete em 1990 - em A História de Ana Raio e Zé Trovão, que está sendo reprisada no SBT -, começou a perceber que o público mais jovem, como crianças e adolescentes, mal conhecia seu trabalho. Foi justamente quando recebeu um convite para viver a engajada Tereza nesta nova temporada de Malhação. Assim que percebeu a alegria de seu filho Pedro, de 12 anos, e seus sobrinhos da mesma faixa etária, com o convite, não só decidiu fazer a novelinha teen, mas também se desafiou a conquistar fãs desta faixa etária. "Percebia nas ruas que as mães mandavam os filhos pegarem autógrafos comigo, mas era para elas. Eles nem sabiam direito quem eu era. Agora vou me apresentar para essa turma nova, que quase não me conhece", animou-se.

Aos 44 anos, a atriz paulistana começou a pesquisar no dia a dia referências para Tereza, que é a determinada proprietária e diretora do fictício colégio Primeira Opção. Primeiro assistiu a longas com essa temática de relação entre alunos e professores e, aos poucos, foi percebendo a importância social de viver uma personagem que dá exemplos na formação do caráter dos jovens que assistem à produção. Principalmente porque a personagem se depara com preconceitos de muitos alunos de classe média alta com seu projeto de criar bolsas para estudantes de classes menos favorecidas. "É importante mostrar referências boas para formar adultos interessantes. Temas como esse e a gravidez na adolescência ainda têm de ser muito debatidos", ressaltou.

Distante das novelas há dois anos, desde que viveu a adúltera Dedina, em A Favorita, Helena assume que nunca parou para prestar atenção em Malhação antes de ser escalada para a produção. "Para ser sincera, nunca acompanhei, mas recentemente conversei com atores que já fizeram e todos elogiaram muito o clima de trabalho. Lá não temos o ego inflado de alguns atores mais experientes. Isso já vale muito", ponderou, com um sorriso que denuncia uma genética generosa, ressaltada em muito de suas personagens.

Uma delas foi a atlética veterinária Cíntia em Laços de Família, ou a sarada professora de Educação Física Raquel, em Mulheres Apaixonadas - o único papel de sua carreira na TV que se aproxima um pouco do universo de Tereza. Na história de Manoel Carlos, a personagem de Helena se envolvia com um aluno e se tornava vítima de violência doméstica ao ser espancada com socos e golpes de raquete por seu ex-marido Marcos, papel que lançou Dan Stulbach na TV. "Que bom que nessa trilha de personagens dramáticos que fiz, todos eram bem diferentes entre si", avaliou.

Diferente mesmo tem sido se acostumar a trabalhar com atores novatos, já que a atriz sempre atuou em tramas onde era cercada por profissionais veteranos. "Estou tranquila porque esses jovens têm um respaldo de 'coachs'. Mas atuar é sempre um jogo, um bate-bola. O bom agora vai ser poder passar toda a bagagem que tenho para esses jovens", valorizou Helena, que volta a trabalhar nessa produção com seu ex-marido Ricardo Waddington, pai de seu filho Pedro e diretor de núcleo de Malhação.

Forma irretocável
Helena Ranaldi parece caminhar em sentido anti-horário. Aos 44 anos de idade, esta ex-modelo permanece com as mesmas medidas há mais de 10 anos. Mesmo sem mais correr e nadar quase diariamente, antigas práticas da atriz, Helena agora se divide entre aulas de ioga três vezes por semana e exercícios de musculação em dois dias na semana. Dessa forma, mantém seus 55 kg distribuídos em 1,72 m de altura e nem pensa em fazer algum tipo de retoque com cirurgia plástica. "Quero conseguir envelhecer bem, sem ter de me sujeitar a isso. Mas não me sacrifico. Adoro pizza, por exemplo. Construí até um forno a lenha em casa, mas também dou uma caminhada para não engordar", divertiu-se.

Instantâneas
# Em 1989, Helena Ranaldi foi classificada entre as cinco finalistas do então badalado concurso de modelo Supermodel of the World, promovido pela agência Class Modelos e pela Ford Models americana.

# Recentemente o diretor de cinema Luiz Carlos Lacerda convidou a atriz para estrelar seu próximo longa, ainda sem nome definido, que está em fase de pré-produção.

# Quando interpretou a fogosa primeira-dama Dedina em A Favorita, que traía o marido para se encontrar com o amante Damião, de Malvino Salvador, a atriz foi rejeitada pelo público pela primeira vez. "As pessoas ficavam revoltadas com ela", lembrou a atriz.

# Em 1996, Helena Ranaldi chegou a ser apresentadora do Fantástico ao lado de Pedro Bial.

Helena Ranaldi comemora dua décadas de trabalhos na TV
Helena Ranaldi comemora dua décadas de trabalhos na TV
Foto: TV Press
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade