0

Estreante em 'Malhação' diz que sua personagem é "quente"

23 ago 2010
12h10
atualizado às 12h11
Arcângela Mota

Daniela Carvalho fica tão empolgada que chega a se atropelar com as palavras ao descrever a protagonista Catarina, sua personagem na nova temporada de Malhação, que estreia dia 23. Só que, muito antes de ser escalada para o papel principal da novela, esta atriz de Itapetininga, interior de São Paulo, já esteve bem próxima de integrar o elenco da produção. No final de 2007, ela superou cerca de 20 mil candidatos e foi um dos quatro finalistas do Casal Malhação 2008, concurso do Caldeirão do Huck que escolheria um menino e uma menina para fazer par no folhetim. Mas, para surpresa de todos, o diretor Ricardo Waddington selecionou dois homens, Caio Castro e Rael Barja, para o elenco da novela. Agora, quase três anos depois, a bela atriz de 24 anos comemora a volta por cima e se prepara para viver a mocinha da história. "Graças ao concurso consegui uma vaga na Oficina de Atores da Globo e agora estou aqui, tendo uma oportunidade maior ainda de mostrar o meu trabalho", vibrou.

Na nova temporada da novela adolescente, escrita por Emanuel Jacobina e dirigida por Ricardo Waddington, Catarina é uma jovem de classe média alta que se apaixona por Pedro, um rapaz morador da periferia que estuda no mesmo colégio que ela. Mas os dois, criados em universos distintos, não admitem o amor que sentem um pelo outro. "Gosto de dizer que a Catarina é uma personagem quente. Ela tem um temperamento forte e não é uma mocinha toda derretida", analisou Daniela. Responsável e controladora, Catarina dedica parte do seu tempo a cuidar da casa e dos dois irmãos, já que a mãe é uma médica devotada ao trabalho. "Ela assume o papel da mãe dentro de casa, e por causa disso, ganha o apelido de imperatriz", adiantou.

Após 10 anos atuando no teatro, Daniela é sincera ao falar sobre suas expectativas na tevê. E não esconde o quanto está ansiosa para se ver no ar. "Ainda estamos pegando no tranco. Quero me assistir, principalmente, para tentar costurar as falhas que vão aparecer no começo na minha personagem", admitiu a atriz, que preferiu se ater ao texto e às instruções de Ricardo Waddington e Emanuel Jacobina para compor a mocinha. "Não quis vir cheia de ideias para construir a Catarina. Estou procurando a personagem em cima do texto e das referências que o autor me deu. Acho mais fácil tentar entender como ela age", avaliou.

A atriz conta que, atualmente, sua rotina se divide entre as gravações e o estudo dentro de casa, tarefa que, segundo ela, tem sido tão difícil quanto prazerosa. "O pior é lidar comigo mesma. No momento do estudo às vezes fico tensa. Mas também é muito bom ver que estou melhorando", explicou. Mas, para se dedicar aos estudos da novela, ela teve de deixar de lado a faculdade de Artes Cênicas, que cursava há um ano e meio. "Tranquei por causa da novela, mas já fiz vários cursos antes. Meu pai me colocou para estudar e sempre me ajudou na carreira. Dizia que, se era para fazer, tinha de fazer direito", lembrou.

Malhação - Estreia segunda, dia 23, às 17h30, na Globo.

Amor de infância
Daniela Carvalho começou a atuar na infância, em peças realizadas na igreja que sua família frequentava. Mas os pais passaram a prestar atenção no interesse dela pela interpretação quando, na escola, a menina começou a receber muitos elogios da professora de Artes Cênicas, enquanto era considerada um pouco preguiçosa nas demais matérias. "Minha mãe conta que, na reunião de professores, a de Artes Cênicas era a primeira a me elogiar. Mas nas outras matérias eu não era tão aplicada", divertiu-se.

Aos 18 anos, Daniela foi morar sozinha em São Paulo para estudar Teatro. A atriz, que sempre contou com o apoio dos pais, afirma que seguir outra profissão nunca foi uma possibilidade. E garante não ter se desanimado com os vários testes que fez, sem sucesso, antes de conseguir um papel na tevê. "A profissão de ator não se baseia só em televisão. Eu estaria feliz onde quer que pudesse mostrar um trabalho legal, independentemente do veículo", assegurou.

Instantâneas
# Quando soube que havia sido aprovada nos testes de Malhação, Daniela não fazia ideia de qual personagem iria interpretar. Somente duas semanas depois ela foi informada de que seria a protagonista.

# Daniela defende que o grande diferencial de Catarina é que ela não é uma mocinha sofrida. "É uma adolescente normal, com uma carga emocional de um jovem comum, que sofre, ri e namora", analisou.

# Nascida em São Paulo, Daniela divide um apartamento no Rio de Janeiro com a colega de elenco Maria Pinna, que vive Babi, a melhor amiga de Catarina em Malhação.

# A atriz conta que, ao contrário do que imaginava, seu primeiro dia de gravações foi tranquilo. "Achei que fosse ficar nervosa, mas foi fácil. Mas devem vir cenas bem difíceis por aí", prevê.

Daniela Carvalho diz que diferencial de sua protagonista é que não é uma mocinha sofrida, mas uma adolescente com carga emocional comum
Daniela Carvalho diz que diferencial de sua protagonista é que não é uma mocinha sofrida, mas uma adolescente com carga emocional comum
Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade