0

Nova temporada de 'Malhação' estreia com foco em diferenças de classe

23 ago 2010
15h22
Arcângela Mota

Diferenças sociais são uma temática quase obrigatória em Malhação. E, ao longo de 15 anos no ar, raras foram as temporadas sem mocinhas pobres apaixonadas por mocinhos ricos ou vice-versa. Na nova fase, que começa nesta segunda, dia 23, não será diferente. Mesmo assim, a novela adolescente estreia com a promessa de aprofundar a abordagem social, explorando as realidades conflitantes dos personagens além dos muros da escola. E conta com um elenco inteiramente renovado e um pouco mais velho para tentar conquistar o público jovem após uma temporada de Malhação ID não muito bem sucedida, que tinha como maior atrativo o carismático protagonista Fiuk. "A nova temporada vai trazer mais intensidade nas relações, histórias mais dramáticas, mais engraçadas, e um tratamento mais realista de uma grande metrópole brasileira. Além de um elenco extremamente talentoso e bonito", empolgou-se o autor Emanuel Jacobina.

O tema principal da nova temporada, definido como Cidade Partida, será trabalhado a partir da história de Pedro e Catarina, casal de protagonistas vivido por Bruno Gissoni e Daniela Carvalho. Enquanto ele é um esforçado morador da periferia, ela é uma jovem decidida que vive em um bairro nobre do outro lado da cidade. Alunos do colégio Primeira Opção, os dois se apaixonam um pelo outro, mas não são capazes de admitir isso em função das origens distintas e de alguns dilemas familiares. "No primeiro encontro deles já tem beijo e tapa. É uma relação intensa, onde ninguém quer dar o braço a torcer. E vai ser assim a temporada inteira", adiantou Bruno. Mas o relacionamento entre os dois também será prejudicado pelo vilão Lúcio, de Gabriel Chadan, rapaz secretamente apaixonado por Catarina e principal responsável pelos desentendimentos entre ela e Pedro. "A Catarina é o ponto fraco do Lúcio e ele faz de tudo para que ninguém descubra isso. Mas ele é um vilão bem-humorado. Do tipo que perde o amigo, mas não perde a piada", contou Gabriel.

Para abordar o tema de uma forma diferente, a produção investiu em algumas novidades nesta temporada. A principal delas é que, pela primeira vez, a novela terá cenas fora da cidade cenográfica construída no Projac. Algumas serão gravadas em um subúrbio de verdade em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. "Fica muito mais realista do que qualquer coisa que a gente possa construir. E sair exclusivamente do universo do colégio vai facilitar uma sensação de novidade no público", exaltou o diretor Ricardo Waddington. Além disso, a novela também aposta na presença do rapper MV Bill, que interpreta o professor de matemática Antônio, para trazer mais credibilidade à novela. "O MV Bill por si só já é um grande veículo de comunicação. Acho que ele traz um crédito a Malhação que é tudo aquilo que nós procuramos", valorizou Ricardo.

Mas as novidades não são muitas. Como é tradição, a novela toca em alguns assuntos polêmicos do universo jovem, além de mostrar a prática de uma modalidade esportiva, que dessa vez será o futebol. Entre os temas também abordados nesta temporada, estão a gravidez na adolescência, o preconceito social e racial, a menoridade penal e o bullying. "São temas atuais e sempre pertinentes para levantar uma discussão. Estou seguro com relação ao elenco, direção e história que estou contando. Tudo conspira para o sucesso", derreteu-se Emanuel Jacobina.

Quem é Quem em Malhação

Família de Catarina
Catarina (Daniela Carvalho) - Jovem solidária e controladora que se divide entre as tarefas normais de uma adolescente e o cuidado da casa e dos irmãos, de quem ganhou o apelido de imperatriz. Realiza todas as funções da mãe, a médica Cláudia (Gisela Reimann), uma mulher que dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho.

Cláudia (Gisela Reimann) - Mãe de Catarina, Fred (Bruno Mesquita) e Duda (Nathalie Jourdan). Médica que luta para manter o padrão de vida da família, dividindo-se entre três empregos. É divorciada de Fausto (Joelson Medeiros), um cirurgião plástico esperto, que faz de tudo para manter a pensão da ex-mulher a mais enxuta possível.

Fred (Bernardo Mesquita) - Irmão de Catarina. Esportivo, largado e bagunceiro, compete o tempo todo com a irmã mais nova, Duda (Nathalie Jourdan), pela atenção da mãe. É o único homem da casa e gosta de se fazer de valente, mas não é violento.

Duda (Nathalie Jourdan) - Irmã caçula de Catarina. Cresceu sem a presença do pai e com a mãe mais distante. Embora tenha Catarina como amiga e referência, atribui ao jeito feminino e expansivo da irmã a culpa por ela ser mais reservada, tímida e não feminina. É uma ¿menina-moleque¿. Joga futebol bem e sabe lutar.

Fausto (Joelson Medeiros) - Pai de Catarina, Fred e Duda. De origem humilde, tornou-se um cirurgião plástico bem sucedido. É um pai ausente, que tenta compensar a distância emocional com presentes e liberalidades.

Família de Pedro
Pedro (Bruno Gissoni) - DJ vindo da periferia para o colégio graças a uma bolsa de estudos. Inteligente e educado, faz sucesso entre as meninas. Chega no colégio com o estigma de suburbano pobre, o qual ele rapidamente reverte a seu favor. Tem orgulho das suas origens simples e também do que consegue por seu próprio esforço.

Theo (Ronny Kriwat) - Irmão mais novo de Pedro. Entra no colégio Primeira Opção graças ao irmão, que conseguiu uma bolsa de 50% para ele. Ao contrário de Pedro, não gosta de pegar no pesado e acha a escola uma chatice. Não mede as consequências de seus atos e acha que pode resolver tudo na esperteza.

Dona Lurdes (Sandra Corveloni) - Mãe de Pedro e Theo. É correta, dedicada e fala pouco. Está sempre preocupada com os filhos e não se esforça para mantê-los no bom caminho.

Geraldo (Ranieri Gonzalez) - Pai de Pedro. Mais conhecido como Seu Gegê, é um homem vivido, trabalhador e encara a dura rotina de pedreiro da construção civil com bom humor. Luta para que os filhos tenham um destino diferente do dele.

Colégio Primeira Opção
Tereza (Helena Ranaldi) - Dona do colégio Primeira Opção, é uma mulher elegante, independente e séria. Acredita que a vinda de alunos de alto nível da rede pública vai melhorar o nível acadêmico do colégio, além de ampliar a visão de mundo dos alunos.

Antônio (MV Bill) - Professor de Física e Matemática do colégio Primeira Opção. Viúvo, é pai de Júlia (Dandara de Morais) e melhor amigo de Tereza. É "workaholic" e tem um zelo excessivo com a filha, o que acaba atrapalhando a relação dos dois.

Márcio (Marcos Winter) - Professor de História.

Vera (Cris Nicolotti) - Mãe de Tereza. É uma educadora, conselheira dos jovens e da própria filha.

Romero (Márcio Ribeiro) - Professor de Português, Literatura e Redação. É sisudo com os alunos, gosta de poesia e detesta tudo que é eletrônico.

Eric (Duam Socci) - Galã do colégio, fica irritado ao ter de dividir as atenções com Pedro. Namorado de Catarina, é rico e convencido.

Lúcio (Gabriel Chadan) - Rapaz sarcástico e manipulador, está sempre criando intrigas. Secretamente apaixonado por Catarina, arma para que ela e Pedro não se entendam. É o grande vilão da história.

Ângela (Ana Terra) - Espécie de anjo da guarda de Pedro, está sempre disponível para ajudá-lo.

Babi (Maria Pinna) - Melhor amiga de Catarina. É fútil e ligada ao mundo fashion.

Júlia (Dandara de Morais) - Disciplinada e estudiosa, é considerada a "aluna-modelo" do Primeira Opção. Filha única de Antônio, sofre para atender às expectativas do pai.

Turma do Botecão
Seu Pintinho (Ailton Graça) - Dono do bar. Faz de tudo para colocar o mínimo de ordem na república, que funciona em cima do bar.

Maicon (Marcello Melo Junior) - Goleiro, só estuda porque é obrigado pelo clube em que joga futebol.

Jéssica (Júlia Oristanio) - Nome artístico de Jaciara, é uma "maria-chuteira". Vai tentar engravidar de Maicon.

Lorelai (Luíza Casé) - Garçonete do bar. Faz faculdade de Cinema e bicos como assistente de direção para um produtora independente.

Clube Nacional
Dona Zica (Inez Vianna) - Mãe de Maicon, faz de tudo para afastar as pretendentes do rapaz.

André Farnel (Mário José Paz) - Diretor do clube.

Hélio (Genézio de Barros) - Dono do clube.

Malhação - Estreia nesta segunda, dia 23, às 17h30, na Globo.

Maria Pinna (esq.) e Luiza Casé (dir.) vão interpretar Babi e Lorelai, as duas melhores amigas da protagonista Catarina (Daniela Carvalho)
Maria Pinna (esq.) e Luiza Casé (dir.) vão interpretar Babi e Lorelai, as duas melhores amigas da protagonista Catarina (Daniela Carvalho)
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade