1 evento ao vivo

Shankar abandona a vida de Brâmane no final de 'Caminho'

10 set 2009
07h29
atualizado às 08h48
Regina Rito
Rio de Janeiro

Shankar (Lima Duarte) se despede de Laskmi (Laura Cardoso) e Opash (Tony Ramos) em Caminho das Índias (Globo), nesta sexta-feira (11), para se tornar o que os indianos chamam de sannyasi, alguém que reunicia a casta e abre mão dos bens materiais para viver isoladamente nas montanhas.

Shankar: A vida quis assim!

Laksmi: Não lastime! Tivemos nosso tempo! E o tempo é como a cobra, nunca anda pra trás!

Shankar: Deixo com você meu coração que sempre esteve cheio de você.

Laksmi: Guardo junto com o meu também onde sempre só esteve você!

Opash: O senhor me fez pensar muitas coisas. Os humanos são humanos antes de existirem as castasMas não é fácil arrancar todas as convicções da mente e plantar tudo de novo!

Shankar: Opash vai conseguir, porque é um homem justo, que procura a verdade! Tenho orgulho de você!

Pega uma medalha que passa de pai para filho, e diz: É seu! Agora me deixe ir! Não posso sair do mundo sem a permissão do meu filho!

Shankar, entrega o vaso, ele entra na água. Enche o balde, joga sobre a cabeça e diz:Que essa água carregue todos os meus desejos, todos os laços que me prendem ao mundo físico! Tudo corre para ti!

Opash e Laksmi emocionados. Shankar enche o vaso: Essa água representa minha alma dentro do meu corpo! A água é a alma. O pote é o corpo!

Shankar quebra o vaso: Atomé! Estou morto!

O guru diz que, de hoje em diante, ele só terá a roupa que veste, o cajado para apoiar seus passos e lembrar que no mundo não se corre, se anda, e o pote pra levar a água.

"Não poderás mais acender o fogo e cozinhar. Tens de bater nas portas e pedir tua comida! E não podes aceitar mais alimentos do que aqueles que caibam numa mão! Agora vai e não olha pra trás!"

Lima Duarte é Shankar em Caminho das Índias
Lima Duarte é Shankar em Caminho das Índias
Foto: Divulgação
Fonte: O Dia
publicidade