PUBLICIDADE

Personagens obrigam seus intérpretes a ficarem feios em cena

6 abr 2010 - 15h17
(atualizado às 16h01)
Compartilhar
Márcio Maio
Direto do Rio

Explorar tipos físicos fora dos padrões ditados pela sociedade costuma ser uma estratégia para gerar conflitos dentro da dramaturgia. Seja para garantir uma lição de moral, uma dose de assistencialismo ao projeto ou, na maioria das vezes, fazer rir. Em alguns casos, acontece tudo ao mesmo tempo. "Bela é engraçada por ser feia. Mas, também por isso, é capaz de transmitir uma lição de vida que, espero, fique clara até o fim da novela", disse Gisele Joras, responsável pelo texto de Bela, A Feia, da Record.

Na adaptação do sucesso colombiano Betty, A Feia, Gisele Itié foi caracterizada de maneira irreconhecível para encarnar a personagem desengonçada. Desde sobrancelhas engrossadas, enchimentos e peruca, muitos são os elementos para deixar a atriz feia em cena. Olívia Torres não passa por tantas transformações para encarnar a adolescente complexada Rita, de Malhação, mas admite que sofre com o enchimento, que a deixa com um aspecto bem diferente dos seus 55 quilos distribuídos em 1,70 m de altura. "É um sufoco grande. Tomo muita água durante as gravações para não passar mal", afirmou a moça, que chegou a emagrecer cinco quilos nessa brincadeira.

Nem sempre essa síndrome de Betty, A Feia traz problemas para suas intérpretes. Em Ribeirão do Tempo, Liliana Castro interpreta a mocinha Filomena, que além de sofrer com o alcoolismo do pai, está sempre equivocada em seu visual. Mas nada que ultrapasse a falta de maquiagem e o total mau gosto para escolher combinações e tamanhos de roupas. "Acho isso ótimo porque não gosto de usar maquiagem. Me arrumo muito rápido para as gravações", entregou Liliana. Fernanda de Freitas também passa por isso na série global S.O.S. Emergência. A atriz interpreta Evelyn, uma médica que ainda não se descobriu sexualmente e, com isso, não esboça qualquer vaidade. "Conheço muitas pessoas assim fora da ficção. Claro que é um prato cheio para o humor, mas acho bacana mostrar que essas pessoas não devem ser julgadas só pela aparência", valorizou ela, que só aparece de cara limpa, cabelo preso e óculos gigantes.

Mas a falta de vaidade não traz só a rapidez na hora de se arrumar como benefício. Joana Lerner ficou extremamente feliz quando foi escalada para interpretar a quatro olhos Heloísa, de Tempos Modernos. Primeiro, porque sabia que seus dotes físicos não tinham influenciado ninguém na hora da escolha. E, por mais incrível que pareça, pela exposição. Mesmo em seu papel de maior destaque na TV até agora, a descaracterizada Joana não sofre com a fama de uma pessoa pública. "Desde que estreou o primeiro capítulo, só fui reconhecida por uma pessoa. E, até agora, não entendi como ele conseguiu, já que fico muito diferente no ar. Isso é bom porque estou na tevê, mas não perdi minha privacidade", opinou.

Interpretar uma feiosa muitas vezes é uma forma de tentar se livrar de um estereótipo criado pela própria TV. Foi exatamente isso que sentiu Sílvia Pfeifer quando, na década de 90, foi convidada por Gracindo Jr. para encarnar um jaburu em um episódio do programa Você Decide, da Globo. "Três atrizes tinham recusado e eu aceitei. É bom diferenciar suas atuações. Quero fazer mais mulheres sem glamour, mas sei que vai ser difícil me convidarem. Talvez eu tenha de me impor no teatro", refletiu ela, que trilhou uma carreira bem-sucedida nas passarelas.

Do outro lado

Não só as mulheres mudam o físico para encarnar tipos fora dos padrões. Bruno Gagliasso mesmo precisou usar maquiagem para estar constantemente abatido e engordou 12 quilos em função do esquizofrênico Tarso de Caminho das Índias. Na época, o ator leu que um dos efeitos colaterais da medicação usada nesses tratamentos é o ganho de peso. "Como eu nunca tinha engordado para um trabalho, decidi me testar para ver até onde eu chegava. Cheguei nos 12", brincou ele, que já perdeu cerca de cinco para encarnar o canalha Berilo na novela Passione, prevista para entrar em maio na grade da Globo.

O mesmo aconteceu com Murilo Benício, que engordou para interpretar o tenente Wilson no seriado policial Força-tarefa. Assim como Bruno, Murilo decidiu ganhar peso por conta própria. "Achei que cabia nesse trabalho e cheguei a engordar 10 quilos", disse Murilo, que agora precisa perder tudo antes de começar a rodar Ti Ti Ti. Para isso, o ator recorre a um spa, de onde pretende sair quando chegar aos seus antigos 82 quilos.

Instantâneas

# Suzy Rego também interpretou uma feiosa na TV. Foi em 1994, em A Viagem, quando encarnou a romântica Carmem. Na história, ela mesma se enfeava para não despertar o ciúme da patroa Dinah, de Christiane Torloni, que não contratava mulheres bonitas.

# Quando foi chamada para interpretar a protagonista de Bela, A Feia, Gisele Itié foi avisada que algumas atrizes que interpretaram essa personagem em versões estrangeiras precisaram de ajuda psicológica.

# Antes de Olívia Torres, Carolinie levantou a bandeira da autoestima das gordinhas em Malhação. Para isso, a atriz chegou a engordar quase 10 quilos.

# O seriado Ugly Betty, versão americana do sucesso colombiano Betty, A Feia, foi cancelado por não ter audiência satisfatória. A última temporada está sendo exibida atualmente no Sony.

Gisele Itié ficou irreconhecível para viver a protagonista de 'Bela, a Feia'
Gisele Itié ficou irreconhecível para viver a protagonista de 'Bela, a Feia'
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade