PUBLICIDADE

Qual programa ajudou a formar seu caráter nos anos 90?

Relembre as atrações que até hoje fazem você lembrar da infância

28 ago 2014 - 15h18
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Ficar em frente à TV era uma das atividades preferidas da geração dos anos 80 e 90. De desenhos educativos a programas com bonecos e fantoches, algumas atrações marcaram tanto a infância de uma geração, que até hoje nos ajudam a lembrar do momento em que aprendemos alguma coisa.

Siga Terra Diversão no Twitter

Muitos ficaram de fora da nossa lista, mas um desses com certeza está no seu top 5:

1. Glub Glub

 

Eram só dois atores com cabeças de peixe em um fundo de chroma key, mas parecia mágica. Glub Glub ficou oito anos no ar, entre 1991 e 1999, e ensinou muita gente sobre lições básicas, como as vantagens de ser criança e como funciona a vida de animais marinhos. Inicialmente, estavam previstos apenas 60 programas, mas as gravações chegaram a 670 episódios, graças ao casal de peixes Carlos Mariano e Gisela Arantes, além da carangueja Andrea Pozzi, que eram puro carisma.

2. O Mundo de Beakman

 

Nenhum outro programa acertou tão em cheio ao tornar matérias como química, física e biologia divertidas para crianças. As experiências de Beakman, um cientista excêntrico que explicava de um jeito engraçado os conceitos mais simples até os mais corriqueiros, de inércia ao processo de flatulência, conquistaram as crianças brasileiras dos anos 90. O sucesso de Beakman (Paul Zaloom) e de seus companheiros, o rato Lester (Mark Ritts) e sua assistente Josie (Alanna Ubach) ou Phoebe (Senta Moses), foi tamanho que neste ano o protagonista virá ao País para a Brasil Comic-Con, novembro.

3. Castelo Rá-Tim-Bum

 

Em apenas um ano de gravações, o programa virou o maior fenômeno dos programas infantis da TV brasileira, batendo os recordes da Cultura. A fila enorme atrás do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, que o diga. A exposição dedicada à atração reúne cenários, objetos e figurinos que ficaram marcados na lembrança de muitas crianças dos anos 90. Foi com o Castelo, aliás, que elas aprenderam sobre criaturas do folclore brasileiro, instrumentos musicais, ciências e a importância de lavar as mãos.

4. No Mundo da Lua

"Alô, alô. Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando". É impossível esquecer do bordão de Lucas Silva e Silva, um garoto que se corresponde com o espaço sideral por meio de seu gravador. Com a ajuda de seu diário de bordo, Lucas aprendia a respeitar os pais, a entender melhor sua irmã etc. Fora as lições de vida de seu avô, que era obrigado a tirar as dúvidas mais cabeludas do garoto.

5. Anos Incríveis

Saudades, Kevin Arnold. Até hoje, escutar With A Little Help From My Friends na voz de Joe Cockler faz bater aquela nostalgia. O irmão pentelho Wayne, o melhor amigo Paul, a irmã hippie Karen, e claro, Winnie Cooper. Todos eles faziam parte do universo de Kevin, um garoto do subúrbio norte-americano do início dos anos 70, que embarcava no ginásio em uma verdadeira missão de sobrevivência. Durante seis temporadas, acompanhamos os dramas e situações mais hilárias do personagem, que conquistou a audiência brasileira nos anos 90 e pode assistir tudo de novo no DVD comemorativo da série.

6. Confissões de Adolescente

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Antes de Malhação se tornar a atração "teen" de maior sucesso da Globo, Confissões de Adolescente já era consagrada a série de maior sucesso entre muitos jovens dos anos 90. E o melhor: tratando de assuntos da rotina adolescente de forma bem menos didática. Foi ali que Deborah Secco se destacou, como a moleca Carol, irmã de Diana (Maria Mariana), Natália (Daniele Valente) e Bárbara (Georgiana Góes). Filhas do viúvo Paulo (Luis Gustavo), cada uma tinha uma personalidade e conflitos diferentes, mas sempre davam uma lição de união e girl power.

7. X-Tudo

 

Um programa de culinária para crianças não poderia ser mais legal. Além de ensinar aos telespectadores sobre ciências e bons hábitos para crianças em casa, o X-Tudo era genial para ensinar receitas que pareciam infinitamente mais interessantes na televisão, claro, mas que não tinha erro. E assim foram feitas inúmeras vitaminas, sucos e sanduíches sob o comando do garoto Rafa, que muitas vezes se inspirava e mandava até umas tortas e bolos.

8. Arrume Tudo e Pare Com Isso

Sem um único diálogo entre os personagens, o desenho era uma viagem: uma turma de criaturas nomeadas de acordo com seus hábitos mais característicos, tentando conviver umas com as outras. As abelhas preguiçosas Sossega e Silêncio, o estressado Arrume Tudo, o preguiçoso Pare Com Isso, o elétrico Vá Se Pentear, além de Vá Tomar Banho e Venha Logo. Coisa de gênio.

9. Os Muppets

 

A banda de fantoches mais famosas do mundo estrelou várias temporadas exibidas no Brasil. A mistura de musical e esquetes conquistava as crianças, que se apegaram aos bonecos e sempre escolhiam um como seu preferido. Caco era o anfitrião, apaixonado pela "delicada" Miss Piggy. Mas além do casal, não há como esquecer Animal, Fozzie, Dr. Dentuço e os derivados da Vila Sésamo, Garibaldo, Gonzo e Elmo.

10. Ursinhos Carinhosos

5, 4, 3, 2, 1! Quanto tempo demorou para que a música de abertura do desenho saísse da sua cabeça? Cada um tinha seu poder para manter a paz na Nuvem Rosa, onde habitavam, na Terra, combatendo as forças maléficas de um dos melhores vilões dos desenhos infantis, Coração Gelado. Aliás, quem lembra do fiel escudeiro do encapuçado, o Malvado? Fazia todo o trabalho sujo e só levava coice.

11. TV Colosso

Foto: TV Globo/ Memória Globo / Reprodução

Foto: Divulgação/ TV Globo/ Memória Globo

O sucesso do programa foi tamanho que "Priscila" até hoje virou sinônimo de raça de cachorro. A premissão era fantástica: uma emissora de televisão comandada por cães das mais variadas personalidades, de atores egocêntricos a âncoras veteranos. Um dos maiores acertos da Globo com as crianças. Tudo isso dirigido pelo mesmo cara que se tornou o chefão do BBB, Boninho. Quem diria... 

12. Menção honrosa: Rá-Tim Bum

Foto: Youtube / Reprodução

Foto: Reprodução/ Youtube

O programa tinha tantas atrações fantásticas que mereceria uma lista própria. Professor Tibúrcio, Euclides, A Esfinge, Nina, Telekid, o Máscara, Cacilda, Professor Miguelin, os bonecos do Jornal da Criança, o Pinguim Pianista e até os ligeriamente assustadores Porquinhos no Banho eram personagens habituais do programa diário, que até hoje é exibido pela TV Rá-Tim-Bum. Foi graças ao Rá-Tim-Bum, aliás, que muita gente tirou algumas noções de cidadania e ecologia. Foi inspirado no sucesso do programa, que Castelo Rá-Tim-Bum foi idealizado, tornando-se depois o maior fenômeno da TV Cultura.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade