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"Era estratégia", diz Fátima Bernardes sobre suspense em programa

12 jun 2012 - 11h53
(atualizado às 14h46)
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Marcus Vinicius Pinto
Direto do Rio de Janeiro

Fátima Bernardes recebeu a imprensa nesta terça-feira (12) para falar sobre seu novo programa, o Encontro com Fátima Bernardes. De vestido preto, ela anunciou que ficará 80 minutos diários no ar com a atração. "Quando me perguntavam sobre o programa, não podia dizer nada. Não era um segredo de Fátima, mas uma estratégia. Queremos levar ao público um programa divertido e leve. Quando sonhei, não imaginava o trabalho que daria. É tudo muito diferente", afirmou.

Seis meses depois de deixar a bancada do Jornal Nacional, Fátima Bernardes reencontra seu público a partir do próximo dia 25. Sem definir o formato como um talk show, o que a jornalista pretende é, dentro de um cenário em formato 360 graus e com imagens projetadas em 3D, fazer uma mistura de informação, bom humor, música e prestação de serviço. A atração promete ser dinâmica e contará com uma plateia composta por 60 pessoas. "Quero experimentar o novo e quero conquistar as pessoas" aposta Fátima.

"Buscamos dinâmica no palco. Teremos seis formatos diferentes de fundo, que serão trocados ao longo da semana. A ideia é que Fátima use todo o cenário, assim pode estar sentada no sofá e pouco depois perto do público. Ela deve se movimentar bastante", reforçou o diretor Fabrício Mamberti.

A apresentadora também garantiu que seu programa não foi inspirado no de Oprah Winfrey. "Não pensei em um talk show direto. Vamos ter plateia e, dentro dela, pessoas que vão participar. Quase nunca vou ter entrevistado", avisou. Na verdade, a ideia é trazer a rua para dentro do estúdio", completou. Fátima fez questão de ressaltar que não teve nenhuma inspiração externa. "A forma não foi copiada. Respeito todos os apresentadores, mas na minha carreira nunca me espelhei em ninguém, sempre busquei um passo a mais", contou.

Temas
Encontro com Fátima Bernardes terá temas da atualidade, "com um jeito muito conversado", explicou ela. "É complicado achar assunto todo dia, mas confio na equipe de produção", disse. Quando questionada se seu programa será focado na classe C, a apresentadora foi direta. "Esse negócio de classe é para quem vende algum produto. Não é o caso da Globo, que fala para todas as faixas sociais. Uma história bem contada é compreendida por todo mundo, como a Chapeuzinho Vermelho, que todos entendem", exemplificou.

Sempre em busca de boas histórias, a aposta é na facilidade de comunicação de Fátima com o público, coisa notória desde os tempos de JN, quando esbanjava simpatia ao lado do marido, o quase sempre sisudo William Bonner. Tanto que aos poucos Bonner teve que incorporar um estilo mais leve para não deixar o público escapar. E essa informalidade da apresentadora vai ser notada no comportamento de Fátima dentro do cenário e no figurino utilizado, que de acordo com Cláudia Kopke, figurinista, vai abusar dos vestidos e dos acessórios. Segundo Kopke, "um jeito Fátima"

Com um programa mais voltado para as mulheres, a Globo volta a apostar em um formato que deu certo no início dos anos 80 com a TV Mulher, mas que tinha sido abandonado para dar mais atenção às crianças (Balão Magico, Xuxa, TV Colosso e mais recentemente TV Globinho, que deixa a programação das manhãs da emissora durante a semana, e passará a ser exibido apenas aos sábados).

Embora seja uma aposta quase que pessoal, em um programa voltado para a facilidade de comunicação de Fátima, o jornalismo vai ter seu espaço especial com matérias internacionais da répórter Lilia Teles, de Aline Prado, no Rio, e Gabriela Lian, em São Paulo. A interatividade também terá seu espaço com notícias em tempo real e participação do público, com o jornalista Lair Rennó.

Formato do Programa
A música ganha espaço com o Titã Branco Mello e o humor vai ficar por conta de Marcos Veras e Vítor Sarro. O roteiro do programa foi elaborado por Genneton Moraes Neto, Carlos Jardim, Ana Paula Brasil, Guel Arraes (responsavel por assinar a criação) e Cláudio Manoel. A direção do programa é de Fabrício Mamberti e o diretor do núcleo é Mauricio Farias. É de Fabrício Mamberti a ideia de um cenário que usa a tecnologia 3D Mapping, que promete surpreender o telespectador com cenários novos a todo momento, mas sem tirar a atenção da principal estrela: Fátima Bernardes.

Guel Arraes, diretor artístico do programa, explicou a integração entre o jornalismo e entretenimento. "Não vai ter cercadinhos. A base é tirar assuntos da vida real e dar diversos tratamentos a essa informação, com música, humor e interatividade", resumiu ele. Fátima finalizou sem esconder a felicidade com sua nova - e aguardada - atração na TV Globo: "estou ansiosa e muito esperançosa de ver tudo isso acontecer".

Fátima Bernardes recebeu a imprensa nesta terça-feira (12) para falar sobre o programa 'Encontro com Fátima Bernardes'
Fátima Bernardes recebeu a imprensa nesta terça-feira (12) para falar sobre o programa 'Encontro com Fátima Bernardes'
Foto: Roberto Filho / AgNews
Fonte: Terra
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