PUBLICIDADE

"Sempre sonhei em ter um programa", diz Rodrigo Faro

19 set 2012 - 12h27
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

MÁRCIO MAIO

Cada vez mais os atores migram para a apresentação de programas. O motivo costuma ser o mais atrativo de todos: os melhores salários dos apresentadores em comparação ao da maioria do "casting" de atores. No entanto, alguns ainda alegam que buscam uma vida mais regrada ou simplesmente não têm mais paciência de esperar horas para gravar suas cenas. E, quando a aposta dá certo, torna-se difícil fazê-los voltar atrás e escalá-los novamente para os folhetins. "Sempre sonhei em ter um programa e a Record me deu essa chance. O apresentador é o veículo de emoções, está lá para contar histórias de vida para quem está em casa", deslumbra-se Rodrigo Faro. O apresentador, que também é músico e ator, está à frente do Melhor do Brasil e foi substituído recentemente por Marcos Mion no comando do Ídolos. Rodrigo também já está confirmado como apresentador do reality Fazenda de Verão, que estreia em novembro na emissora.

Marcos Mion é outro que aparece como ator na TV quase em aparições bissextas. Depois de estrear em 1999 no seriado Sandy & Júnior, da Globo, ele já foi VJ da MTV, assinou com a Band, voltou para a MTV, fez série e novela na Record, retornou à MTV e, em 2010, estreou na Record o Legendários, programa de humor da emissora. Função que hoje divide com a apresentação do Ídolos. "Fico ansioso para voltar a atuar, mas apresentar é o que faz mais sentido para mim. Quando o cara toma gosto, se sente à vontade na frente das câmaras e no contato com o público, é impossível largar", admite.

Assim como Faro e Mion, Luana Piovani também conseguiu um posto como apresentadora, mas na tevê por assinatura. Ela já tinha estado à frente do Tudo de Bom, da MTV, e do Saia Justa, do GNT. Mas parece ter sido no Superbonita, também do GNT, que ela se encantou de vez pela função. Acostumada com as vaidades femininas depois de atuar anos como modelo, a atriz não esconde que, ao lado do teatro, essa é sua prioridade profissional atualmente. Mesmo não tendo um programa de auditório, ela acredita que dá sua cara ao conteúdo exibido. "Faço minha agenda de um jeito que não tem como não dar certo. É gostoso participar de tudo, desde a escolha das pautas a fazer matérias na rua. Não vendo a ideia de um produto ou tratamento se eu não experimentar e gostar", atesta ela, que depois de interpretar a romântica Márcia de Suave Veneno, em 1999, volta às novelas. Ela retorna à teledramaturgia no remake de Guerra dos Sexos, que estreia dia 1º de outubro, na Globo.

Ana Furtado é outra que assegura que não largou de vez as novelas. Mas também não esconde que está totalmente satisfeita marcando presença diariamente na revista eletrônica vespertina da Globo, o Vídeo Show. E o time principal do programa é, curiosamente, formado por atores da própria emissora. Mas que, com o passar dos anos, foram deixando de lado suas aspirações na atuação. André Marques até participou da nova temporada de Malhação, revivendo o divertido Mocotó, que marcou sua estreia na TV, em 1995. Mas só aceitou por se tratar de uma rápida participação. "Não trocaria minha posição atual nem pela vaga de protagonista da novela das oito", jura. Bruno De Luca, que trabalhou com André em Malhação e faz matérias para o programa, é da mesma opinião. "Tenho muita energia e não sei se conseguiria esperar para gravar, passar oito meses em cima de um personagem. Agora, penso em matérias, faço produção, enfim, coloco a mão na massa em tanta coisa que todo dia aprendo algo novo", valoriza.

Mário Frias também ganhou espaço na mídia depois que atuou em Malhação. Mas atualmente suas aspirações profissionais parecem passar longe da teledramaturgia. O ator faz parte do grupo de contratados da Rede TV!, emissora que não investe há tempos nesse segmento. Mário recentemente renovou seu contrato à frente do game O Último Passageiro e também do country Super Bull Brasil. "Serão mais três anos de muito trabalho e estou bem feliz assim", resume o ator, que agora tem vínculo com a emissora até 2015.

Cássio Reis engrossa o time de candidatos a galãs que agora investem na apresentação de programas. Contratado da Record, ele estreou recentemente o Ídolos Kids, versão mirim do Ídolos. E se deu bem, marcando 12 pontos de média entre 21h45 e 22h44 em seu primeiro dia de exibição, 5 de setembro. "Gosto de atuar. Tive até um convite recente, mas meu foco agora é outro. Me encontrei. Aprendi muito rodando o mundo com um programa de viagens", avisa o ator, que ganhou experiência apresentando um programa turístico exibido nos voos da companhia aérea Tam.

Caminho inverso

Assim como alguns atores se aventuram como apresentadores, há também os que trocam, mesmo que por algum tempo, o comando de programas e quadros para participarem de alguma novela ou minissérie. Fernanda Lima foi contratada pela Globo em 2005 para cobrir o período de licença-maternidade de Angélica à frente do Vídeo Game, do Vídeo Show. Mas, logo em seguida, foi chamada para viver a mocinha de Bang Bang, quando fez par romântico com Bruno Garcia. Chegou ainda a encabeçar o elenco de Pé na Jaca, mas desde então se concentra apenas em desempenhar seu papel de apresentadora do Amor & Sexo e das edições esporádicas do Por Toda a Minha Vida.

Quando foi contratada pela Record em 2006, a ideia era que Ticiane Pinheiro fizesse parte do casting de atrizes da emissora. Mas, como sua vida está totalmente organizada em São Paulo e o núcleo de teledramaturgia da emissora se transferiu para o Rio após o término de Cidadão Brasileiro - em que a modelo interpretou a hippie Cláudia -, Ticiane decidiu conversar com a direção. De lá para cá, conquistou espaço apresentando quadros em programas, como o i>Hoje em Dia

Apresentador comandará 'Fazenda de Verão'
Apresentador comandará 'Fazenda de Verão'
Foto: Edu Moraes / Divulgação

e o

Tudo É Possível

. "Nada impede que eu volte a atuar, mas acho complicado se não for em uma participação. Tenho filha pequena e fica difícil me dividir entre minha família em São Paulo e um trabalho no Rio", justifica.

Instantâneas

Bruno De Luca encerrou, no último dia 7 de setembro, no Multishow, a temporada de seu programa 30 Coisas para se Fazer Antes dos 30, em função da comemoração de seu 30º aniversário, comemorado em 7 de junho deste ano.

Rodrigo Faro foi contratado pela Record como apresentador em 2008, para substituir Márcio Garcia, que voltava à Globo depois de quatro anos na emissora concorrente. O contrato atual de Rodrigo vai até 2017.

Ana Furtado estreou na TV na abertura da novela Explode Coração. Ela fazia o papel de uma cigana.

A última novela em que Mário Frias atuou foi Bela, A Feia, exibida pela Record em 2009, na pele do sedutor Gastão.

Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade