PUBLICIDADE

Record aposta em trama judaica para alavancar audiência

24 fev 2010 - 23h05
(atualizado em 25/2/2010 às 02h28)
Compartilhar
Gabriel Perline
Direto do Rio de Janeiro

Com o intuito de ampliar o leque de estilos de histórias apresentadas em suas dramaturgias, a Record apresentou na tarde desta quarta-feira (24), nos estúdios IJ do Recnov, no Rio de Janeiro, o elenco da minissérie A História de Ester, que mostra a trajetória de uma jovem órfã judia, tida como uma das principais personagens da história judaica.

Prevista para estrear no dia 3 de março, a trama é considerada um marco na dramaturgia da Record, pois inaugura uma sequência de trabalhos de época que a emissora pretende produzir a partir de 2010. Com investimento estimado em R$ 5 milhões, A Históra de Ester é a grande aposta da emissora para galgar alguns pontos extras na audiência. "Preparamos um estúdio de 1000 m2 para gravar as cenas. Nenhuma outra trama teve um estúdio deste porte. O trabalho foi impecável e tenho certeza que o público nos dará o retorno que esperamos", afirmou Hiran Silveira, diretor de dramaturgia.

A história se passa na época de 400 a.C. e a escritora Vivian de Oliveira teve a responsabilidade de adaptar a trama para torná-la o mais real possível, sempre com o ponto de vista judeu sobre o marco. Mãe do pequeno Benjamim, de 7 meses, ela comentou sobre o desafio de encarar este projeto. "Foi uma surpresa ter sido convidada para este trabalho, que acabou se tornando uma superprodução. Lembro que eu havia dado à luz 15 dias antes de receber o convite e aceitei na hora. Hoje eu digo que sou mãe de gêmeos: Benjamim e Ester", brincou.

Embora a trama retrate um período da História Antiga, o vocabulário utilizado é bastante contemporâneo. "A linguagem é muito moderna. Pensamos em não adaptar as falas para os tempos antigos, para que o telespectador consiga absorver o grande número de informações que a minissérie trará, sem perder seu tempo buscando significados de palavras que não utilizamos nos dias de hoje", acrescentou Viviane.

De acordo com o diretor geral da trama João Camargo, A História de Ester é como um divisor de águas na história da emissora. "Essa série tem tudo para dar certo e o trabalho enriqueceu a vida de todos os envolvidos. Com ela, marcaremos um antes e um depois na dramaturgia da Record", afirmou.

Para garantir ao público a sensação de imersão à época da trama, a Record contratou o historiador Maurício Ferreira, especializado em História Antiga, que ministrou workshops aos atores para que entendessem o comportamento e os pensamentos da população que viveu no período referido. Além dele, o figurinista Edson Galvão, experiente em produzir vestimentas para roteiros épicos, fez uma pesquisa detalhada para oferecer peças bastante próximas das utilizadas no momento histórico.

A expectativa de toda a emissora pelo sucesso de Ester é grande, tanto que já se falam em novos trabalhos de cunhos religiosos na dramaturgia da emissora. Para o segundo semestre, estuda-se a possibilidade de retratar a vida de Sansão e Dalila, mas a aprovação da proposta dependerá, em partes, da aceitação do público em relação ao atual trabalho.

A trama

Protagonizada por Marcos Pitombo (Assuero - rei da Pérsia) e Gabriela Durlo (Hadassa / Ester), a minissérie conta a história da jovem judia Hadassa, que adota o nome Ester para se proteger da perseguição dos amalequitas aos judeus.

A jovem foi oferecida por sua família para servir ao rei e mantém em sigilo sua verdadeira origem. Seu jeito doce e contestador desperta o interesse de Assuero, com quem se casa e, involuntariamente, influencia na mudança do temperamento austero do rei, tornando-se menos severo e com mais compaixão.

Após um certo período e por influência do primeiro-ministro, o amalequita Hamã (Paulo Gorgulho), Assuero decide acabar com a população judia que habitava a Pérsia. Ciente das ambições do marido, Ester decide jejuar e orar por três dias consecutivos antes de revelar sua verdadeira origem ao rei, para quem implora a não aniquilação de seu povo.

Assuero atende ao pedido de sua mulher e autoriza os rivais a se prepararem para o grande duelo, ocorrido no dia 13 de Adar, no qual os judeus se consagram vitoriosos. A data é comemorada até hoje pela comunidade mundial com a festa do Purim.

Gabriela Durlo protagoniza a minissérie 'A História de Ester'
Gabriela Durlo protagoniza a minissérie 'A História de Ester'
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade