publicidade
16 de agosto de 2012 • 16h00 • atualizado em 16 de Agosto de 2012 às 21h05

Renato Aragão diz que 'Criança Esperança' terá diversas surpresas

Coletiva de imprensa do programa foi realizada nesta quinta (16)
Foto: Mauro Pimentel / Terra
 
Juliana Prado
Direto do Rio de Janeiro

Em entrevista coletiva realizada na tarde dessa quinta feira (16) para apresentar o programa Criança Esperança 2012, o apresentador e humorista Renato Aragão contou, não escondendo a empolgação, que a edição de número 27 terá "uma surpresa atrás da outra". "Vai ter até cavalo dançando. Esses caras são malucos", brincou, ao lado do diretor de núcleo Wolf Maia e se referindo a todos diretores e organizadores envolvidos na concepção do projeto.

Entre as várias surpresas do programa, que vai ao ar no próximo sábado (18), pela TV Globo, está um número de mágica em que o próprio Renato será o protagonista. "Esses caras gostam é de viver perigosamente. Tudo esse ano é diferente, a começar pelo palco, que é como um teatro de arena, onde você fica dentro do cenário", contou o humorista e um dos criadores do Criança Esperança.

Diretores, produtores, figurantes e artistas que irão se apresentrar na festa, que acontece no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio, ensaiam no local, durante toda a tarde desta quinta-feira. Eles estão sendo acompanhados de perto, além do próprio Renato Aragão, pelo diretor ageral do programa, Ulysses Cruz.

Ulysses valorizou o evento deste ano: "será absurdamente diferente dos shows dos outros anos. Está tudo muito cinematográfico, por exemplo". O diretor destacou a importância do tema da edição 2012, que é a origem do povo brasileiro e a mistura das raças. Para isso, os realizadores se basearam no livro A formação do povo brasileiro, do antropólogo Darcy Ribeiro.

Pensando na edição 30
Renato Aragão destacou que, ano após ano, a preocupação é grande para que tudo saia da melhor forma possível no ar. O número de mágica, por exemplo, que ele encenará demandou muito ensaio, garante o eterno Trapalhão. "Eu imagino como vai ser quando for o 30º ano. Quando acaba um programa, eles já estão pensando no do ano seguinte. As pessoas são muito criativas".

O humorista relembrou várias edições já realizadas do Criança Esperança e citou como um dos feitos mais marcantes: o de 1991, em que ele escalou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em agradecimento pelas doações feitas ao projeto social.

Também presente ao HSBC Arena para os ensaios preparatórios, o diretor Wolf Maia classificou a edição deste ano como "um show antropológico". Isso porque todo o evento foi baseado na pesquisa das etnias que ajudaram a formar o perfil do povo brasileiro. A curadoria do espetáculo ficou a cargo do psicanalista João Baptista Magro, marido da atriz da Globo Cássia Kiss Magro, que será a voz uma das vozes "em off" no evento.

A ideia desta vez, segundo Wolf Maia, foi também fazer um espetáculo ainda mais voltado para o público que estará acompanhando em casa, pela TV. Por isso, a proposta foi conceber um show mais compacto, utlizando, inclusive, uma área menor do teatro da Arena HSBC. "A gente quer sempre um ângulo melhor, mais excitante". Ele comemora o fato de artistas com cachês astronômicos toparem participar da festa sem cobrar e se envolverem na investida: "não vou citar nomes, mas temos aqui artistas que cobrariam uma 'fábula' para se apresentar e ficam aqui ensaiando com a gente até o final, todos de uma grande generosidade. Isso é maravilhoso".

Mosaico de povos
Partindo da origem do povo brasileiro, o Criança Esperança vai levar um pedaço do mapa mundial para a arena do espaço preparado na Barra da Tijuca. Nações indígenas e africanas, as primeiras a formar, junto com os portugueses, o que é hoje o povo brasileiro, estarão representadas em números artísticos.

Imigrantes japoneses e italianos também serão homenageados. Essa história será contada através da saga da família Destino, que terá Renato Aragão como principal representante.

O programa, que vai ao ar após a novela Avenida Brasil, contará com a presença de dezenas de artistas, além de meninos e meninas atendidos pelos programas sociais do Criança Esperança em todo o Brasil.

A lista de convidados é vasta. Entre os convidados estão os músicos Carlinhos Brown, Negra Li, Chico Cesar, Léo Maia, Daniel, Maria Gadu, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Luan Santana, entre outros. Entre os atores, Stênio Garcia, Reynaldo Gianecchinni, Priscila Fantin, Marieta Severo e Ricardo Pereira. A apresentadora Xuxa Meneghel irá participar da festa em um número surpresa.

Presentes ao ensaio desta quinta estavam o cantor Daniel, o ator Ricardo Pereira, e a dupla do programa Zorra Total, Janete e Valéria, vividos pelos atores Talita Carauta e Rodrigo Santanna.

Terra