PUBLICIDADE

Tribunal grego ordena restabelecimento imediato do sinal de TV pública

17 jun 2013 - 16h49
(atualizado às 20h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Estado (tribunal supremo administrativo da Grécia) ordenou nesta segunda-feira o restabelecimento imediato do sinal da radiotelevisão pública do país, a "ERT".

Em uma medida cautelar decretada esta tarde, o tribunal sentenciou que a "ERT" deverá permanecer aberta até que seja criada uma nova televisão pública.

O comitê de empresa da "ERT" tinha solicitado uma medida cautelar que deixasse em suspenso o fechamento até uma decisão final sobre o recurso apresentado pelos trabalhadores contra o desaparecimento da emissora.

A ordem provisória do Conselho de Estado exige que o ministro das Finanças tome todas as medidas necessárias para restabelecer o sinal até que seja criado o novo ente.

A decisão do tribunal poderia aplanar o caminho a uma solução da crise desencadeada pelo fechamento da "ERT", decretado unilateralmente pelo primeiro-ministro conservador, Antonis Samaras, pois estabelece sua reabertura imediata, como pediam os membros da coalizão do Executivo.

A medida foi anunciada justamente enquanto os membros da coalizão tripartida do Executivo realizam uma reunião para buscar uma saída à crise.

Na reunião, que ainda está acontecendo, Samaras propôs uma solução de compromisso que consiste em reabrir a "ERT" de forma provisória, com uma equipe reduzida, até a criação de um novo ente público, informaram fontes governamentais.

Samaras sugeriu uma fórmula muito similar na semana passada, que então foi rejeitada categoricamente pelos membros da coalizão que exigem o pleno funcionamento da "ERT".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade