0

Último dia de SWU tem rock pesado com Megadeth e Alice in Chains

14 nov 2011
10h07
atualizado às 19h09

Depois de muita chuva, briga no palco e menos pessoas em seu segundo dia, o SWU deixou para o último dia seu lineup mais pesado e roqueiro de todo o festival. Nesta segunda-feira (14), quem sobe nos palcos principais, Energia e Consciência, são Raimundos, Duff McKagan's Loaded, Black Rebel Motorcycle Club, Down, 311, Sonic Youth, Primus, Megadeth, Stone Temple Pilots, Alice in Chains e Faith No More, encerrando a festa à 1h30 de terça-feira (15).

Ouça músicas grátis no Sonora

Marcado para trazer um público de metaleiros, com Down, Megadeth e Alice in Chains, o último dia de evento talvez fique conhecido como a última apresentação da Sonic Youth. Depois do fim do casamento de 27 anos dos co-fundadores Kim Gordon e Thurston Moore, em 14 de outubro, a banda anunciou que seu futuro em incerto depois da turnê na América do Sul.

No New Stage, destaque para os já veteranos do pop punk Simple Plain. Na Tenda Eletrônica, quem promete chamar o público é o brasileiro Gui Boratto, marcado para comandar as picapes às 19h.

No Fórum da Sustentabilidade, Bob Geldof é o mais esperado para debater. Entrando às 12h, o irlandês irá conversar sobre sua experiência como idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8, além de sua paixão pelo rock e sua carreira como vocalista da banda The Boomtown Rats.

Veja o que marcou o segundo dia de SWU

Com a chuva prometida desde sábado (12) aparecendo no domingo, os fãs que esperaram para Lynyrd Skynyrd, Peter Gabriel, Duran Duran foram pegos de surpresa e acabaram ensopados.

No lado musical, os caipiras do Lynyrd Skynyrd fecharam a noite com clássicos do rock sulista, como Free Bird, Sweet Home Alabama e Simple Man. Peter Gabriel emocionou com seu world music muito bem tocado por uma orquestra completa, Duran Duran empolgou os mais velhos com seu new wave direto dos anos 1980 e Chris Cornell apresentou clássicos do Soundgarden, Audioslave e Temple of The Dog apenas em versões acústicas.

Mas o grande destaque ficou por contar da briga entre os membros do Ultraje a Rigor com a equipe de Peter Gabriel em cima do palco Consciência. Com o show atrasado em função da chuva inesperada, o Ultraje a Rigor teve seu horário remanejado. Um desentendimento nos bastidores entre os brasileiros com produtores internacionais (no palco, Roger esbravejou contra Chris Cornell, mas no Twitter apontou Peter Gabriel como culpado), causou um empurra-empurra na beira do palco. O vocalista não perdeu a oportunidade e atacou: "os gringos vêm aqui cagar na nossa cabeça". A confusão rapidamente se tornou o assunto mais comentado da rede social.

Quem também causou tumulto foi Courtney Love, viúva de Kurt Cobain e líder do Hole, que se apresentou no Indie Stage. A desbocada roqueira preferiu distribuir alfinetadas e manter sua fama de polêmica do que mostrar os hits da banda com competência. Entre as ofensas, atacou Dave Grohl, ex-baterista da banda de seu marido, e um fã que trouxe para perto do palco uma foto de Kurt.

Alegando um problema "logístico", o Modest Mouse cancelou seu show em cima da hora. Quem veio a Paulínia exclusivamente para o show perdeu a viagem. A produção divulgou em nota que o problema foi a com a transportadora que não conseguiu levar os equipamentos dos músicos a tempo. O Modest Mouse se diz "extremamente desapontado com o ocorrido", e se desculpou com os fãs que aguardavam a apresentação. O grupo também anunciou que pretende "voltar ao País para se apresentar para o público brasileiro".

Da estrutura do festival, localizado no Complexo Cultural Parque Brasil 500, em Paulínia, o asfalto entre os principais palcos ajudou e atrapalhou ao mesmo tempo. Evitando um lamaçal por causa da chuva, o piche evitou também a infiltração da água, criando diversas poças d'água. A Tenda Eletrônica, que ficou vazia a maior parte do dia, atrapalhou os shows do New Stage com o vazamento de som.

Além dos banheiros gerais, que juntam filas enormes e exalam um odor desagradável, as cabines na área de camping também foi alvo de críticas. Boa parte dos acampados reclamou da sujeira.

De acordo com relatos de fãs que estão acampando no SWU, o sistema de chuveiros do camping foi suficiente e não causou transtornos para eles.

A banda norte-americana de heavy metal Megadeth toca nesta segunda (14)
A banda norte-americana de heavy metal Megadeth toca nesta segunda (14)
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade