PUBLICIDADE

Instituto lança campanha para incentivar visitas a museus

11 jul 2016 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Que tal aproveitar as férias escolares e visitar o museu mais próximo? Essa é uma das propostas da campanha #EuAmoMuseus, que começa hoje (11) pela internet. Lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com Sistema de Museus de São Paulo (Sisem/SP), a campanha tem por objetivo valorizar e fortalecer os mais de 3,6 mil museus espalhados por todas as cinco regiões do Brasil.

Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no prédio projetado por Oscar Niemeyer
Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, no prédio projetado por Oscar Niemeyer
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

"Tem uma grande parcela da sociedade que nunca foi ao museu", disse a chefe da Coordenação de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes Costa. "Acho que ainda hoje há um equívoco de que museu é algo muito careta ou que guarda apenas relicários. Os museus no Brasil são muito diversificados. Eles têm desde os mais antigos até os que nascem a cada dia".

A campanha, que segue até sexta-feira (15), pretende, por meio da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus), alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não desses locais. A proposta vai ao encontro de ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público para debates sobre temas específicos dos museus.

"Desenvolvemos a campanha em parceria com os sistemas estaduais de museus de todo o país. Onde tem um sistema estadual há um representante. Eles são responsáveis por replicar a campanha. A intenção é chegar naqueles que já são público de museus e nos que ainda não são", unformou Ana Lourdes.

A valorização e fortalecimento da imagem dos museus brasileiros tem se mostrado como um dos grandes desafios contemporâneos do campo, e passa a ser uma questão central para melhor comunicar as atividades e ações promovidas pelas instituições museológicas brasileiras.

A internet e as redes sociais são um importante meio de comunicação, pois, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros (54,9%) tinham acesso à internet em 2014.

Os cartazes e as imagens criados para a campanha estão disponíveis para download na página do Sisem/SP.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade