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Novas Barbies buscam reverter queda de vendas e 'atrair novas mães'

29 jan 2016 - 12h22
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Uma das bonecas de plástico mais famosas do mundo, a Barbie, virá em três modelos diferentes com maior variedade de formatos de corpo a partir deste ano.

A fabricante da boneca, a americana Mattel, adicionou os modelos "alta, curvilínea e pequena". Além disso, Barbie também terá tons de pele, cor dos olhos e cabelos diferentes.

A estratégia é vista por analistas como uma forma de aproximar a boneca da imagem das "pessoas reais" e, assim, reverter anos de queda nas vendas e atrair novas mães.

"As millenium moms (mães do novo milênio) não vinham comprando a Barbie para suas filhas, porque queriam que a boneca parecesse mais com as meninas, que parecesse mais com as pessoas que elas conhecem", disse à BBC Eliana Dockterman, jornalista que acompanhou a produção das novas bonecas para a revista Time.

Dockterman assistiu a quatro grupos de discussão com consumidores - mães e filhas - a respeito das novas bonecas, e afirmou que "um corpo mais realista" foi a principal demanda dos adultos, além de menos maquiagem, roupas mais simples e mais "mobilidade" (ou seja, um corpo que permitisse à Barbie fazer atividades como jogar futebol).

"A antiga Barbie parecia antiquada", prossegue Dockterman à BBC, acrescentando que a fabricante Mattel assume um grande risco com as novas bonecas. "Eles passaram muitos anos construindo um ícone."

Durante anos a boneca da Mattel foi alvo de críticas pois estabelecia o que muitos afirmavam ser uma imagem do corpo muito distante da realidade, e a venda das bonecas está em declínio desde 2012.

Com esses novos formatos e cores, a fabricante da Barbie afirmou que está "oferecendo às meninas escolhas que refletem melhor o mundo que elas veem hoje".

Fashionistas

Já no ano passado a Mattel lançou 23 novas bonecas na chamada linha Fashionistas, com cores de cabelo e de pele variadas, além de um pé mais chato substituindo o pé curvo e ideal para saltos altos da Barbie original.

Para a linha Fashionista de 2016, a empresa lançará 33 novas bonecas, 30 cores de cabelo diferentes, 24 novos cortes de cabelo, 22 cores de olhos diferentes, 14 formatos do rosto, sete tons de pele e quatro formatos de corpo: a Barbie original, plus alta, curvilínea e pequena.

"Estamos animados por, literalmente, mudar o rosto da marca - estas novas bonecas representam uma linha que reflete melhor o mundo que estas meninas veem - a variedade de tipos de corpos, tons de pele e estilo permite que as meninas encontrem uma boneca que se relacione com elas", escreveu Evelyn Mazzocco, executiva da Mattel, em comunicado.

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Mattle já avisou que nem todas as roupas vão servir em todas as bonecas
Mattle já avisou que nem todas as roupas vão servir em todas as bonecas
Foto: Mattel / BBC News Brasil

As novas bonecas serão lançadas nos próximos meses no mundo inteiro. Mas a Mattel já avisou que "nem todas as roupas vão servir em todas as bonecas".

Barbie é uma boneca com uma fama polêmica principalmente devido ao formato de seu corpo com longas pernas, cintura minúscula, busto grande, pescoço fino e cabelo loiro esvoaçante.

Os críticos argumentam que se este formato de corpo fosse tentado na vida real, seria inatingível e insustentável. A pessoa com este formato de corpo não conseguiria parar em pé pois o formato do corpo seria muito desequilibrado.

Algumas pessoas elogiaram a nova linha de bonecas no Twitter.

Para @filamena, a Barbie curvilínea é importante pois "digo às minhas filhas que todos os corpos são normais, mas as bonecas delas não me ajudam".

Outros questionaram de forma bem-humorada quando o namorado de Barbie, o boneco Ken, ganharia versões mais diferentes.

A usuária @ohnosheTwitnt perguntou a razão de "o pessoal da Barbie não ter feito nenhum boneco masculino com tipos de corpos e tons de pele diferentes" e assinou como "Ativista dos Direitos do Ken".

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