1 evento ao vivo

'O Rico e Lázaro' estreia amanhã. Veja quem é quem na novela

Trama gira em torno da amizade de dois amigos que disputam a mesma mulher, e da tirania de Nabucodonosor

12 mar 2017
06h29
atualizado às 10h03
  • separator
  • comentários

"O Rico e Lázaro", nova novela bíblica, estreia na noite desta segunda-feira (13), logo após a exibição do último capítulo de "A Terra Prometida". A trama gira em torno de dois amigos, Zac (Igor Rickli) e Asher (Dudu Azevedo), que cresceram juntos e disputam, desde crianças, a mesma mulher, Joana (Milena Toscano), e morrem no mesmo dia. Uma das vilãs será interpretada por Sthefany Brito, em sua estreia na emissora paulista.

Joaquim (Henrique Filgueiras/Osmar Silveira) sem perceber, faz tudo aquilo que é mal perante os olhos de Deus. Ao conviver com Daniel (Gabriel Gracindo), nota que sempre Jeremias (Victor Hugo) falou a verdade e passa a seguir o caminho do bem, na novela 'O Rico e Lázaro'
Joaquim (Henrique Filgueiras/Osmar Silveira) sem perceber, faz tudo aquilo que é mal perante os olhos de Deus. Ao conviver com Daniel (Gabriel Gracindo), nota que sempre Jeremias (Victor Hugo) falou a verdade e passa a seguir o caminho do bem, na novela 'O Rico e Lázaro'
Foto: Divulgação, Munir Chatack/RecordTV / PurePeople

Hebreus escravizados por Nabucodonosor

O folhetim de Paula Richard se passa no ano 600 a.C, quando os hebreus libertos por Moisés voltam a pecar e se afastam de Deus. Ao mesmo tempo, a Babilônia impõe toda sua força sobre a Mesopotâmia quando Nabucodonosor (Heitor Martinez) é coroado. Em seu reinado, constrói para a mulher, Amitis (Adriana Garambone), os Jardins Suspensos. O monarca pai também da ingênua Kassaia (Pérola Faria) escraviza os hebreus depois de destruir o Templo de Salomão. O Cativeiro da Babilônia vai se estender por aproximadamente 70 anos. A trama vai abordar ainda passagens como o Banquete de Belsazar e a Cova dos Leões.

Confira quem é quem

Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo) - Peralta, esperto e corajoso, gosta de brincar de guerra e pretende ser um grande arqueiro como forma de defender o seu reino. Conhece desde sempre Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano) e o amor que eles sentem vai superar todos os problemas. Admira a força e a coragem da garota, embora não compreenda sua fé. Mesmo odiando Zac (Gabriel Felipe/Igor Rickli) não consegue abandonar o amigo. Passa a andar em busca de vingança e revolta quando perde a proteção da fé.

Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano) - Engajada na fé desde pequena, é mais madura que os amigos. Por isso, não se contamina pela infidelidade que a cerca. Entregue completa a Deus, supera o medo e as adversidades. Forte e decidida, não deixa de lutar pelo que crê e, por isso, é admirada por todos. Nunca se coloca como vítima, embora sofra bastante.

Zac (Gabriel Felipe/Igor Rickli) - Filho mais velho do segundo casamento de Chaim (Henri Pagnoncelli), sofre por essa posição. Ama muito o pai, mas não se sente à altura das exigências dele. Aguarda sempre o pai lhe aprovar, mas isso nunca chega. É menos valente do que aparenta e também é inseguro. Sente-se fraco quando seus irmãos correspondem às expectativas do pai. Apesar de tudo isso, não deixa transparecer seus conflitos internos.

Daniel (Gabriel Gracindo) - Aparentando já ter nascido sábio, é inteligente, perspicaz, forte, seguro e tem o talento de lidar com as situações mais diversas de forma eficiente e sutil. Com sua fé, se protege de todos os perigos. Como Deus lhe protege aliada à sua sabedoria, se mantém por décadas no centro do poder da Babilônia. Embora tenha todas essas qualidades é inseguro no que diz respeito ao amor. Mesmo aconselhando a todos, não sabe como agir quando se trata dele.

Lia (Tammy Di Calafiori) - Perdeu os pais e a família e passa a se comportar na defensiva. No meio de ambiente de idolatria a falsos deuses, busca sua força em Deus. Passa a admirar de forma profunda Daniel ao ver que ele não é igual a Nabucodonosor (Heitor Martinez).

Sacerdote Fassur (Zécarlos Machado) - Concentra em si um poder que não tem por acreditar ter a posse das palavras e ensinamentos de Deus. Personifica o divórcio de Deus com o povo de Israel. Um autêntico fanático religioso, doentio e equivocado com desejos inconfessáveis.

Oziel (Saulo Meneghetti) - Servo fiel de Fassur (Zécarlos Machado) executa, sem questionar, as ordens do patrão. Passa a temer as mulheres de tanto ouvir de Fassur que elas são semente do mal.

Rei Joaquim (Henrique Filgueiras/Osmar Silveira) - Sem perceber, faz tudo aquilo que é mal perante os olhos de Deus. Ao conviver com Daniel (Gabriel Gracindo), nota que sempre Jeremias (Victor Hugo) falou a verdade e passa a seguir o caminho do bem. Se apaixona por Edissa (Robertha Portella) no cativeiro e enfrenta a oposição da mãe, Neusta (Vera Zimmermann).

Edissa (Robertha Portella) - Atura de forma paciente e doce as vontades de Neusta (Vera Zimmermann). Se apaixona por Joaquim (Osmar Silveira) e, de forma gentil, dobra a oposição da futura sogra. Mas só aceita se casar com a aprovação de Neusta.

Neusta (Vera Zimmermann) - O luxo deslumbra e a torna uma mulher fútil. Por egoísmo e mesquinharia, passa a agir por maldade. Por não aceitar a posição de cativa segue com a pompa a qual acredita ter direito. Não aceita quando o filho se interessa por Edissa pois planeja um casamento com uma nobre para ele.

Chaim (Henri Pagnoncelli) - De ambição sem medidas, o rico comerciante explora tanto os servos como os próprios filhos. Ao não ser correspondido, se enfurece. Teme que seja superado pelos filhos. Acredita no poder para controlar tudo e todos. Deixou o filho fruto de seu primeiro casamento com o sogro.

Elga (Denise Del Vecchio) - De bom coração, embora seja ingênua, supersticiosa e fútil. Briga muito com a serva, Zelfa (Lucinha Lins), mas a trata com muito carinho e respeito. Não nota o que acontece na sua volta pois é cega para os vícios e maldades do marido, Chaim (Henri Pagnoncelli). Gosta de fazer simpatias e advinhas e tenta fazer amizade com os nobres caldeus ao se encantar com a vida na Babilônia.

Absalom (Vitor Colman/Roger Gobeth) - Filho mais soturno de Chaim expõe sua revolta e mágoa com violência. Deprimido, mal-humorado e carente, é capaz de amar, contudo não sabe como agir nessa situação. Age de maneira violenta inclusive com a mulher que ama.

Rabe-Sáris (Vinícius ScribelGustavo Leão) - Planeja seguir para a Babilônia seguindo os passos do meio-irmão. Não é um líder, mas é um seguidor que se torna fiel cúmplice de Nabuzaradã (Augusto Garcia), sem questionar ou retrucar.

Tamir (Lucas Burgati/Anderson Müller) - Vive em constante briga com Shamir (Renato Rabelo), mas nunca larga dele. Entra ao lado de Shamir na Babilônia construindo ídolos de pedra. É míope e se casa com uma gêmea, mulher de Shamir, surdo. Essa situação rende fatos inusitados pois não consegue diferenciar a mulher da cunhada. O carinho e a solidariedade aparece quando enfrenta, ao lado de Shamir, situações difíceis.

Shamir (Leonardo Braga/Renato Rabelo) - Diferente de Tamir (Anderson Müller), enxerga bem, mas tem a audição debilitada. Cria diversas situações confusas ao entender frases erradas pois tenta esconder a deficiência. Ama o irmão embora sempre seja alvo de sabotagens dele no comércio.

Samira (Giselle Batista) - Irônica, dissimulada e calma, é gêmea de Talita (Michelle Batista). Costuma brigar com o marido e com o cunhado, assim como sua irmã. Não é má pessoa, contudo gosta de intriga e fofocas, pois usa a malícia para se sentir superior, apenas.

Talita (Michelle Batista) - Perde com facilidade o controle ao descobrir o que a irmã, Samira (Giselle Batista), faz. Amorosa e de bom coração, vive reclamando da irmã, e não é capaz de fazer mal a alguém.

Nicolau (Kevin Vechiatto/Raphael Montagner) - Irmão mais novo de Zac (Gabriel Felipe/Igor Rickli), é considerado o burro da família. Divide-se entre o trabalho na forja com Absalom (Roger Gobeth), no comércio de Tamir (Anderson Müller) e Shamir (Renato Rabelo), e com Zac (Rafael Gevu/Dudu Azevedo), torna-se fornecedor de produtos para o Palácio Real.

Zelfa (Lucinha Lins) - A única pessoa com fá na casa de Chaim (Henri Pagnoncelli) e cuida dos seis filhos dele como se fossem dela. Embora seja serva, age como se fosse da família. Mostra-se severa diante de infidelidades e mentiras. É sábia naturalmente e nunca desiste de colocar a família no bom caminho.

Malca (Mariza Marchetti) - Ingênua, mergulha em tristeza profunda quando não consegue dar filhos para Zac (Rafael Gevu/Dudu Azevedo). Passa a cultuar deuses babilônicos.

Sacerdote Zadoque (Paulo Figueiredo) - Opositor de Fassur (Zecarlos Machado), é generoso e procura soluções pacíficas para os conflitos, buscando sempre o raciocínio. É pai e avô amoroso.

Rabino Ravina (Marcos Breda) - Homem de muita fé, honesto, pai e marido, dedicado e culto. Seu desejo é que o povo hebreu refaça o carinho de volta a Deus. Acolhe Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano) quando a garota chega na Babilônia, enfrentando, assim, a perseguição de Fassur (Zecarlos Machado).

Ilana (Cláudia Mauro) - Parteira, domina ervas e medicamentos. Acolhe Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano) como filha e mesmo sendo amiga de Elga (Denise Del Vecchio) não concorda com suas atitudes idólatras. É mãe amorosa e mulher de muita fé.

Nabucodonosor (Heitor Martinez) - Assume o trono após o pai morrer e torna a Babilônia a cidade mais rica e poderosa. É cruel e inteligente e acredita que nenhuma vida é mais importante que seus desejos.

Amitis (Adriana Garambone) - Mulher de Nabucodonosor (Heitor Martinez), doce e frágil, mas de inteligência emocional enorme. Não vê problemas na tirania do marido e acredita que se governa assim.

Evil-Merodaque (Danilo Maia/Kayky Brito) - Filho de Nabucodonosor (Heitor Martinez) não puxou ao pai e nem à irmã Nitócris (Sthefany Brito). Não ambiciona o poder, é bondoso, pacífico e simples. Se torna amigo de Daniel (Gabriel Gracindo) e passa a ter interesse no Deus de Israel.

Shamiran (Gabriela Moreyra) - Princesa levada para outras terras para se casar com Evil-Merodaque (Kayky Brito), a quem sentirá repulsa por considerá-lo frágil. E passa a aguardar um descendente com mais vigor ao ouvir as histórias do sogro, Nabucodonosor (Heitor Martinez).

Nitócris (Débora Osório/Sthefany Brito) - Filha de Nabucodonosor (Heitor Martinez), é de personalidade igual ao do pai. Arrogante, mimada, trapaceira, egoísta e com ambição sem limite, é capaz de grandes crueldades. Cultua a deusa Ishtar para se manter sempre bela e jovem.

Namnu (Fran Fischer) - Serva de Nitócris (Sthefany Brito) e cuidadora de Belsazar (João Barrreto).

Kassaia (Luisa González/Pérola Faria) - Filha de Nabucodonosor (Heitor Martinez), é ingênua, carente de atenção e dócil. Tem o afeto do irmão, Evil-Merodaque (Kayky Brito), ao se trancar em um mundo cheio de fantasias. Se encantará com as histórias de Daniel (Gabriel Gracindo).

Gadise (Aisha Jambo) - Ligada à princesa Kassaia (Pérola Faria) tenta ficar longe das intrigas que cercam o palácio. Usa palavras sábias para afastar tais comentários.

Nebuzaradã (Bruno Daltro/Ângelo Paes Leme) - Filho de uma caldeia e de um hebreu, torna-se exímio arqueiro. Salva a vida de Nabucodonosor (Heitor Martinez), a quem admira, e é sádico, amoral, manipulador e devasso. Se envolve com Sammu-Ramat (Christine Fernandes).

Sammu-Ramat (Julia Maggessi/Christine Fernandes) - Vinda de família pobre, tenta roubar Nebuzaradã (Ângelo Paes Leme) mas é surpreendida e, ao ter a vida poupada, apaixona-se por ele. Tem o sonho de se tornar uma grande sacerdotisa. Usa tudo que pode (isso inclui rituais) para eliminar seus inimigos.

Zabaia (Cesar Pezzuoli) - Homem sem escrúpulos que vende a filha ao ficar viúvo.

Nabonido (Mateus Costa/Augusto Garcia) - Dominado pela mãe, quando criança, e pela mulher, Nitócris (Sthefany Brito). Deixa o trono para cultuar a deusa da Lua, deixando o reino nas mãos da mulher e do filho.

Beroso (Cassio Scapin) - Sumo-sacerdote corrupto e ambicioso, amoral e que só se importa consigo. Tem o domínio total das ciências. Um verdadeiro vilão a se temer.

Aspenaz (Saulo Rodrigues) - Servo dedicado apaixonado por Amitis (Adriana Garambone) e rigoroso com os hebreus. Com o tempo, se torna amigo deles.

Lior (Eduardo Mello) - Órfão desde que se entende por gente e que não confia em ninguém. Vai ter lições com Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo).

Arioque (Felipe Cardoso) - Hábil guerreiro que não hesita ao receber ordens do rei, independente de quais sejam. Mesmo assim, não tem prazer em matar.

Hurzabum (Guilherme Seta/Rafael Almeida) - Apaixonado pela música e filho de Shag-Shag (Cássia Linhares). Encontra na música a válvula de escape para suportar suas adversidades.

Shag-Shag (Cássia Linhares) - É uma adivinha que nunca foi mãe exemplar, contudo tem amor incondicional pelo filho. Na Casa da Lua, é frequentadora assídua para beber ou encontrar clientes.

Matias (Danilo Breda/Fernando Sampaio) - Escriba do palácio, apaixonasse por Kassaia (Pérola Faria) e com Gadise (Aisha Jambo).

Rebeca (Letícia Pedro/Bruna Pazinato) - De coração generoso, inteligente, mas do tipo esquentada, gosta de cantar e dançar. A paixão pela música a unirá com Hurzabum (Rafael Almeida).

Dana (Lívia Inhudes/Graziela Schimmit) - É gentil com todos e desperta a paixão em Absalom (Roger Goberth)

Benjamin (Theo Salomão) - Criança adorável sempre disposta a ajudar. Vai herdar da mãe a bondade e compreensão.

Ebede-Meleque (André Luiz Miranda) - Servo de Neusta (Vera Zimmermann), parte para a Babilônia após a destruição do Templo e lá encontra um grande amor. É eunuco da corte de Judá.

Ananias/Sadraque (Gustavo Rodrigues) - Herdeiro da tribo de Judá que nunca deu valor ao dinheiro. Estudioso dos números e de humor mordaz, nota que seu povo está trilhando um caminho equivocado.

Misael/Mesque (Sacha Bali) - Propenso a comer demais, desenvolve paladar apurado e, assim, se torna conhecedor profundo de remédios e iguarias. Impressiona o rei babilônico e os amigos hebreus ao se tornar perito nas artes medicinais.

Azarias/Abednego (Nikolas Antunes) - Ganha acesso a manuscritos ao ser levado para a Babilônia. Impressiona o rei ao adquirir erudição nos três anos de cativeiro.

Dalila (Juliana Kelling) - Costureira do palácio, agrada a todos na família real. Muito exigida, passa a não confiar em si mesma e adquire sonambulismo. Com isso, Sadraque (Gustavo Rodrigues) passa a se interessar nela, mas dificulta a ajuda dele.

Raquel (Paula Jubé) - Se torna serva da princesa Shamiran (Gabriela Moreyra) ao ser levada como cativa para a Babilônia. Se encanta por Mesaque (Sacha Bali) e vice-versa. Desenvolve bulimia, tornando-se obcecada pela aparência, atrapalhando seu relacionamento.

Naomi (Karen Marinho) - Levada com a prima Lia (Tammy Di Calafiori) para a Babilônia. Traumatizada ao ver a morte da família, adquire síndrome de pânico e torna-se medrosa. Fica mais retraída ao ser serva do palácio. Se apaixona por Abednego (Nikolas Antunes), que lhe ajuda a superar o trauma.

Jeremias (Vitor Hugo) - Duvida quando Deus lhe dá uma missão, ainda criança. Supera os momentos de fraqueza e passa a difundir as palavras de Deus.

Baruque (Guilherme Lopes) - Fiel escudeiro de Jeremias (Vitor Hugo) é escriba de família nobre.

Ezequiel (Licurgo) - Torna-se grande profeta após ser levado para o cativeiro. Prevê o fim de Jerusalém e diz ao povo as mensagens recebidas de Deus.

Rei Eliaquim (Leonardo Medeiros) - Fútil e incapaz de proteger seu povo de Nabucodonosor (Heitor Martinez).

Rei Zedequias (Jandir Ferrari) - Irmão de Eliaquim (Leonardo Medeiros) e que leva Jerusalém ao fim.

Uriel (Ernesto Piccolo) - Temente a Deus, cria cabras. É o pai de Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo) e protege a família com excesso. Esconde da família quando se endivida por causa dos altos impostos cobrados por Eliaquim (Leonardo Medeiros).

Dinah (Dedina Bernardelli) - Bela, frágil, dona de fé inabalável. Cria o filho, Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo), mostrando que ele precisa do Senhor para crescer.

Abel (Tiago Marques) - Exímio arqueiro, é adorado por Asher (Rafael Gevu/Dudu Azevedo).

Aicão (Prefeito Fortuna) - Escriba do rei desde a época de Josias. Tenta proteger Jeremias (Vitor Hugo) o tempo todo.

Micáias (Bernardo Mesquita) - Ajuda o tio, Aicão (Perfeito Fortuna), e o primo, Gedalias (Ronny Kriwat), a defender Jeremias.

Gedalias (Ronny Kriwat) - Torna-se o administrador da província de Judá após o fim do Templo de Salomão.

Zuriel (Christian Guedes/Christian Villegas) - Irmão de Hassube (Ycaro Tavares).

Hassube (Rodrigo Tavares/Ycaro Tavares) - Com sua truculência tenta levar a todos para o caminho do mau. Planeja assumir o lugar do pai, Zedequias (Jandir Ferrari), no trono de Judá.

Hanainas (Jorge Pontual) - Falso profeta que enfrenta Jeremias (Vitor Hugo).

Marta (Clara Garcia) - Mãe de Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano). Cria a menina com fé em Deus.

Efraim (Gustavo Falcão) - Homem honesto e pai de Joana (Maitê Padilha/Milena Toscano).

Darice (Ana Zettel) - Serva de Sammu-Ramat (Christine Fernandes). Cumpre sem questionar as suas ordens.

Larsa (Ricardo Martins) - Servo de Beroso (Cassio Scapin), é um cruel, violento e feitor dos escravos.

Belsazar (João Barreto) - Filho de Nitócris (Sthefany Brito) em nada puxou o avô, Nabucodonosor (Heitor Martinez). Sem habilidade para o governo, se torna omisso e injusto ao assumir o trono. A mãe sem competência para assuntos ligados ao governo nunca lhe passou conhecimento.

Ismael (Pablo Ugango) - É o assassino de Gedalias (Ronny Kriwat).

Dario - Homem instruído e capaz, neto do rei Ciro.

Gaspar - Esnobe e afetado, tem asco de Daniel (Gabriel Gracindo).

Aramis - Para se livrar de Daniel (Gabriel Gracindo), torna-se amigo dele.

Labash-Marduk - Quando criança é rei, mas logo perde o poder.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade