4 eventos ao vivo

10 lugares em SP que vão fazer você se sentir na Itália

E quem disse que para visitar a Itália era preciso sair do Brasil?

14 mar 2017
20h08
atualizado em 15/3/2017 às 07h42
  • separator
  • comentários

Itália , o país da massa, do sorvete cremoso, dos lugares históricos e dos cantinhos paradisíacos. É claro que nada se compara à sensação de estar lá, vivendo tudo isso ao vivo e a cores. Mas a boa notícia é que não é preciso sair do Brasil, muito menos de São Paulo, para sentir um pouco do gostinho da Itália.

Comer bem que mal tem? Conheça lugares incríveis em SP que vão fazer você se sentir na Itália
Comer bem que mal tem? Conheça lugares incríveis em SP que vão fazer você se sentir na Itália
Foto: Reprodução/Eataly e Modern Mamma Osteria / Guia da Semana

É que a capital reúne muitos lugares que vão fazer você se sentir no país europeu. Entre museu, restaurantes e sorveterias, confira 10 lugares capazes de promover essa sensação boa que só os verdadeiros italianos (ou quem ama essa cultura e culinária) podem entender:

Museu da Imigração

Reprodução/Museu do Imigrante
Reprodução/Museu do Imigrante
Foto: Reprodução/Museu do Imigrante / Guia da Semana

O Museu da Imigração tem como objetivo preservar toda a história da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, proporcionando assim um encontro entre várias histórias e pessoas. É o caso dos italianos, que vieram para o nosso país e deixaram marcas e relatos. Se você visitar o museu, vai conseguir entender todo processo de imigração deles. Por lá também é possível conferir exposições temporárias ou fixas.

Serviço
Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca
Terça a Sábado, das 9h às 17h; Domingo, das 10h às 17h

Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

Reprodução/Instagram Instituto Cultural Ítalo Brasileiro
Reprodução/Instagram Instituto Cultural Ítalo Brasileiro
Foto: Reprodução/Instagram Instituto Cultural Ítalo Brasileiro / Guia da Semana

Para quem quiser aprender um pouco mais sobre a língua e cultura italiana, a dica é conhecer o Instituto Cultural Ítalo Brasileiro . O local oferece aulas de Italiano, Cultura Italiana, além de palestras e exposições dedicada às artes do país.

Restaurante Gioia Caffe

Localizado aos fundos do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, o Gioia Caffe traz um ambiente informal e descontraído, porém extremamente charmoso. Além do delicioso menu italiano com massas, peixes e muito vinho, a casa abriga o verdadeiro cannoli. Os canudos de massa frita recheados de creme doce surgem em quatro versões, entre elas o imperdível clássico recheado com creme de ricota aromatizado por água de flor de laranjeira, baunilha e vinho marsala mais frutas cristalizadas.

Serviço
Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e Gioia Caffe
Rua Frei Caneca, 1071 - Cerqueira César
Segunda a Sexta 8h às 20h

Festas Italianas

Reprodução/Shutterstock
Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock / Guia da Semana

Não tem como falar da Itália sem mencionar as incríveis festas que acontecem em São Paulo para celebrar a cultura e gastronomia do local. Essas festas costumam fazer muito sucesso na cidade.

Festa de Nossa Senhora Achiropita

A Festa de Nossa Senhora Achiropita acontece todos os anos em São Paulo durante os meses de agosto a setembro. Por lá, o visitante encontra o melhor da culinária, dança e música italiana. São muitas barracas espalhadas pelo bairro do Bixiga que oferecem opções de alimentos dos mais diferentes tipos: polenta, fogazza e doces típicos.

Festa de San Genaro

A Festa de San Gennaro traz o melhor da cultura italiana para a cidade de São Paulo. O bairro da Mooca recebe cerca de 30 barracas nas ruas San Gennaro e Lins , onde o público pode encontrar, além do tradicional macarrão, vários pratos da gastronomia italiana, bebidas, lembranças e diversão para adultos e crianças.

Mostra Permanente de Cinema Italiano da UMES

Reprodução
Reprodução
Foto: Reprodução / Guia da Semana

Quem vive em São Paulo sabe que a cidade tem alguns segredos muito bem guardados. Um deles é uma mostra permanente de cinema italiano , totalmente gratuita, que acontece todas as segundas-feiras no Bixiga desde maio de 2016. Com entrada gratuita, as sessões começam às 19h e possuem uma grande quantidade de filmes - para ver a lista completa com as datas clique AQUI . Os ingressos são retirados na hora antes da sessão.

Serviço
Mostra Permanente de Cinema Italiano da UMES

Rua Rui Barbosa 323 - Bela Vista
Segundas às 19h

Rua Avanhandava

Reprodução/Famiglia Mancini
Reprodução/Famiglia Mancini
Foto: Reprodução/Famiglia Mancini  / Guia da Semana

Os diversos restaurantes do Grupo Mancini tomam conta da Rua Avanhandava , no centro da capital. Com luzes coloridas, fonte e um toque clássico, o local costuma ficar cheio durante os finais de semana. Ícone da gastronomia italiana na capital paulista, o Restaurante Famiglia Mancini oferece um cardápio repleto de massas caseiras e molhos, além de uma grande variedade de carnes, aves, peixes e frutos do mar. Para quem quiser ir de Pizza ou até mesmo Frutos do Mar, a rua possui estabelecimentos especializados - tudo da mesma família, é claro.

Serviço
Famiglia Mancini

Rua Avanhandava, 81 - Bela Vista
Segunda a Quinta das 11h30 às 01h; Sexta e Sábado das 11h30 às 02h30 e Domingo das 11h30 às 00h


C...Que Sabe!

Reprodução/C que sabe!
Reprodução/C que sabe!
Foto: Reprodução/C que sabe! / Guia da Semana

Inaugurada por uma família de imigrantes em 1931, a C...Que Sabe! é uma das cantinas italianas mais famosas da capital, além de ser muito procurada por famosos e clientes apaixonados por massas e pela perna de cabrito assada. Combinada pelo delicioso (e farto) cardápio, o estabelecimento possui decoração típica italiana tradicional do Sul da Itália, com fotos para homenagear os artistas que frequentaram o espaço. Seja para um almoço em família ou até mesmo para aqueles dias que queremos comer bem, o local é a pedida certa!

Serviço
C...Que Sabe!

Rua Rui Barbosa, 192 - Bela Vista
Segunda a Sexta das 11h45 às 01h; Sábado das 11h45 às 02h, e aos domingos e feriados das 11h45 às 00h

Cantina Roperto

Reprodução/Cantina Roperto
Reprodução/Cantina Roperto
Foto: Reprodução/Cantina Roperto / Guia da Semana

Há mais de meio século, a Cantina Roperto , um dos restaurantes mais tradicionais do Bixiga, se mantém fiel à cultura italiana. Suas receitas, passadas a cada geração desde a chegada da família ao Brasil, oferecem o melhor da culinária do Sul da Itália. São mais de vinte tipos de massa a serem combinadas com diferentes molhos. Além da famosa Perna de Cabrito, o Filé à Parmigiana e o Fusilli ao Sugo são pratos que ganharam a preferência dos clientes.

Serviço
Cantina do Roperto

Rua Treze de Maio, 634 - Bela Vista
Segunda a Quinta das 11h30 às 00h;

Modern Mamma Osteria

Reprodução/Modern Mamma Osteria
Reprodução/Modern Mamma Osteria
Foto: Reprodução/Modern Mamma Osteria / Guia da Semana

Para quem quer conhecer um restaurante italiano de qualidade sem deixar de lado o toque moderno, não pode deixar de conhecer o Modern Mamma Osteria, localizadono Bairro do Itaim Bibi, zona Sul da capital. Com alguns pratos tradicionais, como o carbonara e outras criações, como a focaccia recheada - assada na hora -, o local já entra para a lista dos italianos disputados da cidade.

Serviço
Modern Mamma Osteria

Rua Manuel Guedes, 160
Segunda a Sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h; Sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h e Domingo, das 12h às 17h

Eataly

Reprodução/Eataly
Reprodução/Eataly
Foto: Reprodução/Eataly / Guia da Semana

O maior mercado de gastronomia e produtos artesanais italianos do mundo abriu sua primeira unidade da América Latina na cidade de São Paulo: estamos falando do Eataly . A loja, a exemplo de todas as unidades do mundo, une o melhor da gastronomia italiana com um mercado dos mais variados produtos - peixes, massas, molhos e muito mais. Com mais de 20 departamentos em uma área de 4 mil metros quadrados, conhecer o local é uma verdadeira viagem à Itália sem sair de São Paulo.

Serviço
Eataly

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489
Domingo a Quinta, das 8h às 23h; Sexta e Sábado, das 8h às 00h

Davvero Gelato

Reprodução/Davvero Gelato
Reprodução/Davvero Gelato
Foto: Reprodução/Davvero Gelato / Guia da Semana

Para quem quiser curtir um delicioso gelatto italiano e, de quebra, se refrescar, a dica é conhecer a tradicional sorveteria Davvero Gelato no Itaim.Considerada um dos melhores lugares de São Paulo para desfrutar de um delicioso sorvete, o estabelecimento possui uma grande variedade de sabores, como Dolce di Latte con Fiore di Sale, Fior di Latte, Fragola, Gianduja, Kibana, Limone Siciliano, entre outros. Isso sem mencionar que seus produtos são de alta qualidade, sendo frescos e importados! Não tem como ser melhor, né?

Serviço
Davvero Gelato

Rua Pais de Araújo, 129
Domingo a quinta, das 11h30 às 22h; Sexta e Sábado, das 11h30 às 23h

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade