0

9 lugares em SP que provam que a natureza está mais perto do que você imagina

A cidade de São Paulo pode surpreender com lugares incríveis que nos dão a sensação de estar no interior!

12 abr 2017
11h04
  • separator
  • comentários

Estar perto da natureza traz paz de espírito, tranquiliza e dá uma sensação boa de relaxamento. Para quem mora em grandes cidades, como São Paulo, momentos de sossego são raros, mas necessários. A boa notícia é que não é preciso sair da capital para se conectar com uma imensidão de áreas verdes. É que a Selva de Pedra também abriga verdadeiros refúgios para quem quer imergir na natureza sem ir muito longe.

Cidade de Pedra? Conheça lugares incríveis com muito verde sem sair da capital!
Cidade de Pedra? Conheça lugares incríveis com muito verde sem sair da capital!
Foto: Shutterstock / Guia da Semana

De parques a represas e fazenda com atividades de ecoturismo, confira 9 lugares em SP que provam que a natureza está mais perto do que você imagina :

Praça Homero Silva

Foto: Reprodução/Namu / Guia da Semana

Um exemplo de como a união das pessoas pode modificar um lugar é a Praça Homero Silva , na Pompéia. Se antes era abandonada e lugar para se passar longe, atualmente o lugar atrai dezenas de moradores locais que se encantam por sua beleza e simplicidade. Com uma nascente de água, um incrível lago que é lar de girinos e pequenos peixes, além de um ambiente agradável onde crianças e adultos costumam passar seus finais de semana, o local é a pedida certa para um passeio diferente. Não é raro ver alguma atividade acontecendo por lá, como exposições ao ar livre e exercícios físicos em grupo. Seja para conhecer pontos novos do bairro ou simplesmente relaxar, você precisa visitar a praça!

Serviço
Entre as Ruas Salto Grande, André Casado e Avenida Pompéia
Funcionamento 24 horas

Parque da Água Branca

Foto: Reprodução/Wikimédia Commons / Guia da Semana

Está precisando relaxar e quer um lugar bem sossegado longe do agito dos parques da capital? O Parque da Água Branca , na Zona Oeste, é a melhor opção! Com espaço dedicado para meditação, leitura de livros e caminhada, o local é uma ótima opção para ir durante a semana, no final de tarde! Ao contrário do que pensam, o lugar costuma permanecer com clima tranquilo, longe da agitação dos centros urbanos, mesmo que esteja localizado em uma grande avenida! Lá, é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes, coisa que dificilmente encontramos em uma cidade movimentada. Para quem quer fazer um programa diferenciado, aos domingos é realizado um café da manhã com produtos livres de agrotóxicos junto com uma feira.

Serviço
Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca
Segunda a Domingo, das 6h às 20h

Parque Estadual do Jaraguá

Foto: Reprodução/Wikimédia Commons / Guia da Semana

O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá , que, com seus 1.350 metros de altitude, é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.

Serviço
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Segunda a Domingo, das 7h às 17h

Parque Ecológico do Tietê

Foto: Reprodução/Wikimédia Commons / Guia da Semana

Considerado um dos lugares verdes mais completos da capital, o Parque Ecológico do Tietê possui diversas opções de atividades. Para quem ama natureza, o passeio é um prato cheio, além de ser um excelente lugar para reunir os amigos e fazer um piquenique. Por lá é possível reservar (com até 30 dias de antecedência) uma das diversas churrasqueiras ou até mesmo utilizar os quiosques cobertos. Não é permitida a entrada de animais domésticos.  Para a diversão, é possível alugar bicicletas e pedalinhos por um valor acessível. Quem quiser mais informações ou fazer uma reserva, basta entrar no site .

Serviço
Rua Guirá-Acangatara, 70 - Eng. Goulart
Segunda a Domingo, das 8h às 17h

Parque Estadual da Cantareira

Foto: Reprodução/Wikimédia Commons / Guia da Semana

Para quem deseja fugir dos parques lotados e ter a sensação de que está fora da cidade, uma excelente opção de passeio é o Parque Estadual da Cantareira. É surpreendente que haja uma floresta de Mata Atlântica tão grande a apenas 10 km do centro de São Paulo! Trilhas, mirantes, muito verde e contato com a natureza são destaque por lá. Um dos pontos mais visitados do lugar é a Pedra Grande, incrível mirante de 6.780 metros, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade!

Serviço
Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
Sábados, domingos e feriados, das 8 às 17h

Parque Ecológico do Guarapiranga

Foto: Reprodução/Mau Loa SUP / Guia da Semana

Que tal curtir a natureza em uma das regiões mais privilegiadas de São Paulo? Beirando a represa, o Parque Ecológico do Guarapiranga agrada por seu sossego e localização. Longe das ruas e prédios, o local é um dos pontos mais remotos da cidade. Além disso, um diferencial é que, por lá, encontramos praias artificiais, isso por que as águas da represa são próprias para banho, o que possibilitou a criação de 18 praias em sua orla! Entre as mais visitadas, está a Praia do Sol, que é, exclusivamente, para banhistas. Existem praias específicas dedicadas à prática de esportes náuticos, como a do Parque Náutico, onde é possível andar de jet ski, vela, lancha e etc.

Serviço
Estrada da Riviera, 3286 - Riviera Paulista
Segunda a Domingo, das 8h às 17h

Selva SP: Parque de Aventura

Foto: Reprodução/Shutterstock / Guia da Semana

Já para quem quer um pouco de aventura em meio à natureza, a dica é conhecer o Parque de Aventura . Indicado para todas as idades, as atrações disponíveis são: BoiaCross através do Rio Capivari - onde o participante desce o rio em cima de uma boia; Stand Up Paddle - realizado em uma parte mais tranquila do rio; Tirolesa com 130 metros de altura; Rapel , Trilhas e Trekking . Ou seja, um prato cheio para quem quer fazer um passeio diferente sem sair de São Paulo. Além disso, durante o mês são realizados eventos específicos que variam desde trilhas para conhecer outras cachoeiras à rafting no rio. As atividades nem sempre são realizadas em todas as épocas do ano, por isso é bom sempre se informar antes de ir.

Serviço
Estrada do Capivari, 5.005 - Engenheiro Marsilac
Agendamento: (11) 94727-4296 / (11) 94728-5809 ou  contato@selvasp.com.br

Fazenda Maravilha

Foto: Reprodução/Shutterstock / Guia da Semana

Com boas opções de trilha e visita a cachoeiras, a Fazenda Maravilha é um daqueles passeios em meio à natureza que mistura pontos históricos interessantes com um pedaço da natureza esquecida em São Paulo. Rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica são avistados com bastante frequência nas trilhas por onde se chega às cachoeiras do Sagui , do Oásis e do Fornão , todas com bons locais para banho. É possível visitar um antigo forno de carvão bastante preservado. A fazenda oferece estacionamento, banheiros e local para piquenique, mediante o pagamento de taxa de acesso, sendo necessário agendar sua visita antes. Todas as trilhas são fáceis, ou seja, não é obrigatória a presença de guia turístico - caso queira, este pode ser contratado à parte.

Serviço
Estrada sem nome - Emburá do Alto
Agendamento:(11) 99749-1724
Terça a domingo das 9h às 18h

Solo Sagrado

Foto: Reprodução / Guia da Semana

O Solo Sagrado é um daqueles passeios que fazem qualquer um se encantar pelas belezas da natureza - sem mencionar que parece que estamos fora de São Paulo! O local foi construído para ser um protótipo do Paraíso Terrestre, deixando para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal. Ao todo, são mais de 300 mil metros quadrados com jardins com paisagismo, cachoeiras artificiais, árvores e espaço para caminhada - tudo isso às margens da Represa de Guarapiranga, uma das maiores represas da capital. As visitas ocorrem apenas na 4ª semana do mês e não é preciso fazer agendamento (apenas para grupos acima de 15 pessoas).

Serviço
Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 - Jardim Casa Grande
Quinta a domingo, das 7h30 às 15h (apenas na quarta semana do mês)


Guia da Semana

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade