Artista múltiplo, confira a trajetória de José Wilker

Artista múltiplo, confira a trajetória de José Wilker

O ator, diretor e produtor José Wilker morreu neste sábado (5) aos 66 anos vítima de um infarto fulminante. O artista tem em seu currículo uma série de personagens carismáticos - no cinema, teatro e principalmente na televisão.

Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 19 anos. Estreou em novelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na Rede Globo.

Ele se destacou como protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mandes e encantou o público com a novela Roque Santeiro (1985), na qual deu vida ao personagem central da trama homônima, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Wilker mostrou seu talento também como diretor, com boa parte dos episódios de Sai de Baixo, exibido também na Rede Globo, entre 1997 e 2002. Ele dirigiu as novelas Louco Amor (1983) e Transas e Caretas (1984). Seu último papel na TV foi na novela Amor à Vida, em 2013, onde interpretou o médico Herbert.

No cinema, Wilker também teve destaque com papéis como Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972. Interpretou Vadinho, em Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976. Viveu o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, em 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, em 1997. Também participou dos filmes Xica da Silva e Bye Bye Brasil, ambos de Cacá Diegues.

Confira a trajetória de José Wilker!

-->