PUBLICIDADE

Festival Planeta Terra reúne 17 mil pessoas em SP

8 nov 2009 - 10h00
Compartilhar

Com cerca de 12 horas de música, a edição do Planeta Terra 2009 reuniu 17 mil pessoas neste sábado (7), no parque de diversões Playcenter, em São Paulo, segundo a organização do evento. Divididas em dois palcos, 15 atrações nacionais e internacionais se apresentaram no festival, com destaque para as performances de Iggy Pop & Stooges, Sonic Youth, Primal Scream e a dupla The Ting Tings.

Além dos shows, público aproveitou os brinquedos do Playcenter
Além dos shows, público aproveitou os brinquedos do Playcenter
Foto: Fernando Portu / Especial para Terra

A movimentação do público começou no início da tarde, com a abertura dos portões. Uma multidão de fãs que aguardava na fila desde a manhã aproveitou os momentos antes dos shows para se divertir no Playcenter. Diferencial na edição deste ano, o parque de diversão permaneceu aberto para o público até o final da noite de sábado.

Dos 15 brinquedos à disposição no festival, Boomerang, Cataclisma, Evolution e Barco Viking acumularam filas extensas durante as quase 12 horas de funcionamento. Pouco antes do show dos brasileiros do Móveis Coloniais de Acaju, o casal Dóris Afonso dos Santos, 54 anos, e Júlio dos Santos Filho, 57 anos, divertiam-se no Auto Pista - conhecido como carrinho bate-bate. "Passamos da idade da garatoda, mas viemos para aproveitar o Planeta Terra, inclusive os brinquedos. O pessoal é muito educado aqui", afirmou Dóris.

Além de promover a maratona de música dentro de um parque de diversões, o Planeta Terra em 2009 apresentou outras novidades, como o Hit Zero - concurso que selecionou a banda responsável pela abertura dos shows no palco Coca-Cola Zero Stage -, a promoção do ônibus-camarote, a interação por meio do Twitter e a transmissão ao vivo das apresentações em três canais de Terra TV.

óculos escuros e calças justas

Característica de grandes festivais de rock, a composição do look do público foi uma atração à parte do evento. Com calças justas, camisetas de bandas e abusando dos acessórios, principalmente óculos, a multidão investiu no estilo próprio para acompanhar seus ídolos. "Eu não poderia participar disso (do festival) sem estar vestido da maneira como eu mais me sinto bem", disse Clóvis Alberto, 22 anos, fã de Iggy Pop.

Para compor o visual, os espectadores abriram mão do tradicional apelo ao preto neste ano para apostar no colorido, da cabeça aos pés. Do All Star mais surrado e sujo ao recém-saído da caixa, até os nike shots, todos tinham cores. O público feminino coloriu até as unhas e os cabelos. "O que vale é a criatividade e, claro, sentir-se bem", afirmou a jovem Mariana Groger, 24 anos, com cada unha das mãos pintada de uma cor.

Improviso contra a chuva

Quando os nova-iorquinos do Sonic Youth preparavam-se para subir ao Sonora Main Stage, por volta das 22h, a chuva informada pela previsão do tempo refrescou as milhares de pessoas no Playcenter. Para se proteger da água, parte do público improvisou, como as amigas Marta Minopoli, 26 anos, e Narinder Badra, 26 anos. Com a chuva, elas usaram a canga de praia para se cobrirem. "A intenção era sentar no chão com essa canga, mas a alternativa foi usar como capa", disse Marta, enquanto aguardava a dupla inglesa The Ting Tings.

Apesar do sol registrado durante a tarde, um grupo de prevenidos veio ao festival acompanhado do "kit chuva", composto por capas e guarda-chuvas, como a atriz Marisol Ribeiro. Mesmo com a água, ela deixou o camarote em dois momentos, para assistir aos shows do Sonic Youth e do Iggy & The Stooges. A chuva não interrompeu o funcionamento dos brinquedos do Playcenter. "Ele (o Iggy) é doido. Gosto muito", disse.

Casais do Planeta

O som do Planeta Terra transformou-se em trilha sonora para muitos casais. Ricardo Yunes, 26 anos, e Fernanda Wakabayasai, 24, eram um deles. Namorando há dois meses, os dois afirmavam estar en um clima "inseparáveis para sempre", apesar da precocidade do relacionamento. "Claro que nós estamos muito apaixonados, até porque são dois meses de namoro", brincou Ricardo. Fernanda acrescentou: "é sempre mais gostoso dançar junto. Além disso, quando você namora alguém que curte música tanto quanto você, é melhor ainda".

Andréa Leite, 22 anos, e Eduardo Biancardi, 25, também namoravam durante o show do Sonic Youth. Há dois anos e nove meses juntos, eles garantiram que estar acompanhado em festival é sempre mais agradável. "Esse papo de solteiro de que não rola (estar acompanhado) é mentira. Soa sempre melhor estar com alguém", disse Andréa.

Invasão ao palco

Vocalista e guitarrista de uma banda de rock, Gabriel Rizzo, 30 anos, foi um dos sortudos que conseguiu subir ao palco com Iggy Pop durante a "invasão" de fãs provocada pela instigação do ídolo do rock. O fã classificou o momento em que dividiu o espaço com o americano como "uma experiência única".

"Foi emocionante sentir a vibração dele e dos músicos ali tão perto", disse. "Percebi que o Iggy estava chamando as pessoas, mas ninguém estava se mexendo. Aí minha noiva disse: 'vai, vai lá' e eu pulei a grade. O segurança tentou puxar meu pé, mas eu consegui subir", contou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade