0

As belezas da viagem de trem de Paris a Londres

Saiba mais sobre tudo que te espera pelo caminho!

20 jan 2017
14h08
  • separator
  • comentários

A viagem de trem de Paris a Londres (ou vice-versa) pelo EuroStar é uma experiência única que todo turista deveria realizar, pois além de ser uma aventura emocionante, para quem não conhece os trens europeus e o Eurotunel, é rápida, prática e confortável, talvez a melhor alternativa para ir de uma cidade à outra.

Foto: ObaOba

O Eurotunel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. Une a França e a Inglaterra por uma ferrovia de 50 quilômetros de extensão, com profundidade entre 40 e 70 metros, sendo que 37 quilômetros estão sob o Canal da Mancha. O percurso vai da estação Gare du Nord, em Paris até a estação de St.Pancras, em Londres, em cerca de 2h15 (tempo estimado para quando o trem não tem paradas em Ebbsfleet ou Ashford, no sul da Inglaterra). Dentro do Eurotúnel fica apenas 20 minutos. A velocidade pode chegar a 300 km/hora.

Foto: ObaOba

A compra das passagens do EuroStar pode ser feitas com antecedência, no próprio site da companhia ou em sites como o Rail Europe, por exemplo. No embarque, os passageiros passarão pela Imigração, tanto francesa quanto inglesa, para checar documentação etc. A bagagem vai junto com os passageiros, no mesmo vagão, e as saídas são pontuais.

Dentro do trem existe um vagão restaurante, sempre o de número 13, mas quem quiser pode levar seu próprio alimento. Isso é comum na Europa. Existem serviços diferenciados de primeira classe com atendimento de bordo, refeições e bebidas sofisticadas, com diferença nos preços das passagens. Isso inclui também vagões mais confortáveis.

Foto: ObaOba

Os preços dos trens na Europa são compensados pelas vantagens como conexões com transporte público, inclusive metrô, pontualidade e quantidade de bagagem livre para ser transportada.

Uma boa dica para quem vai viajar em época de maior movimento é chegar mais cedo à estação, pois a procura por esse meio de transporte é grande. Em dias normais, se tiver com os tickets na mão, 40 minutos de antecedência são suficientes. Se não, chegue uma hora antes do embarque.

Curtindo Londres e Paris de trem

Se você estiver em uma dessas capitais, aproveite e conheça a outra, é uma escolha obrigatória para qualquer viajante. Motivos não faltam para realizar essa viagem, inclusive a proximidade das duas cidades. Aproveite para fotografar as duas estações, elas são belíssimas.

Foto: ObaOba

A Gare du Nord tem em sua fachada 23 estátuas, e prédio é do início do século 19. A estação de St. Pancras foi construída também no século 19 e seu prédio de tijolos vermelhos no estilo neogótico é um dos mais lindos de Londres. Observe também os detalhes do trem, você vai se sentir como um dos personagens das histórias de mistério e suspense de Agatha Christie.

Foto: ObaOba

Dentro do Eurotunel você não terá nada para observar, pois tudo é escuro do lado externo, como um metrô subterrâneo. Entretanto, no resto do percurso é possível contemplar as belas paisagens e os vilarejos do norte da França e sul da Inglaterra.

Se ainda não tem onde ficar em Londres, existem vários hotéis na região das estações de St. Pancras e da King's Cross (estação de metrô que faz conexão com o terminal do Eurostar). Procure antecipar as reservas, mesmo que faça uma viagem rápida a Londres, poderá aproveitar os pontos turísticos da cidade. As estações têm boa localização, ruas interessantes, próximas a museus e ao belo Regent's Park. Os fãs de Harry Potter podem dar uma paradinha na plataforma 9 ¾ da estação e curtir a passagem secreta do bruxo pela parede para pegar o Hogwarts Express.

Foto: ObaOba

A Gare du Nord fica ao norte de Paris e se você tiver com tempo de sobra e quiser ir às compras na 'Cidade Luz', vale uma visita à Gallerie Lafayette, um dos passeios que vale a pena pela tradição do lugar e pela proximidade da estação. Tomar um café ou almoçar num dos restaurantes de várias etnias na famosa e movimentada Faubourg St. Denis, também é uma opção irresistível.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade