1 evento ao vivo

Conheça 11 lugares descolados e sustentáveis em SP construídos a partir de contêineres

De teatro a bar, você precisa visitar esses lugares

3 mar 2017
18h07
atualizado em 22/3/2017 às 11h24
  • separator
  • comentários

Cada vez mais a cidade de São Paulo é invadida por um novo modelo de construção: a reutilização de contêineres . A prática, além de trazer um aspecto descolado aos ambientes, é sustentável e faz muito bem para o planeta. Ao invés de ficarem abandonados em portos e sem uso, essas grandes estruturas de metal se transformam em todo tipo de negócio: restaurantes, bares, galerias de arte e até teatros!

Ao invés de ficarem abandonados em portos e sem uso, esses contêineres se transformam em todo tipo de negócio!
Ao invés de ficarem abandonados em portos e sem uso, esses contêineres se transformam em todo tipo de negócio!
Foto: Reprodução Instagram @piticofalafel / Divulgação Luz, Câmera e Burguer! / ObaOba

Quer conhecer um pouco mais dessa arquitetura transformadora? Então dá uma olhada nesses 11 lugares descolados e sustentáveis em SP construídos a partir de contêineres e se surpreenda!

1. Teatro de Contêiner Mungunzá

Foto: Divulgação / ObaOba

O bairro da Luz acaba de ganhar um novo espaço multicultural: o Teatro de Contêineres Mungunzá . A construção, formada por 11 contêineres marítimos, abriga um espaço cênico (com janelões de vidro que permitem a visualização de quem está passando pela rua), uma lanchonete, um escritório, banheiros, camarim e uma área técnica. Além disso, na lateral da estrutura, a pintura branca servirá de tela para projeções ao ar livre. O jardim também servirá como palco de pequenos shows e contação de histórias, além de contar com playground e mobiliário feito com tambores de aço reutilizados. O teatro abre as portas para o público no dia 11 de março e, até o dia 17 de abril, sediará apresentações do espetáculo "Luis Antonio - Gabriela", com sessões de segunda a sexta (20h) e ingressos até R$ 30.

Teatro dos Contêineres Mungunzá

Endereço: Rua dos Gusmões, 43 - Luz (próximo à estação Luz do metrô)

2. Box St. Burger & Bar

Foto: Reprodução Instagram @box_st / ObaOba

A Box St. Burger & Bar , hamburgueria recém-inaugurada na Vila Mariana, é constituída por três contêineres restaurados. A casa fica situada em um ponto estratégico do bairro, próxima às duas unidades da ESPM, instituição Belas Artes, da FMU e da estação Ana Rosa do metrô. No cardápio você encontra 10 lanches no cardápio (dos clássicos até os mais elaborados e exóticos), batatas rústicas, bolinhos de carne desfiada, mix de queijos à milanesa, cervejas e bons drinks. A hamburgueria/bar é sustentável e perfeita para happy hours!

Box St. Burger & Bar

Endereço: Rua Joaquim Távora, 991 - Vila Mariana

3. Julice Boulangère

Foto: Reprodução / Google Maps / ObaOba

O colorido amontoado de contêineres chama a atenção de quem passa pelo bairro de Pinheiros. A Julice Boulangère , padaria gourmet especializada em sabores artesanais e quitutes franceses, inaugurou um espaço de eventos bem ao lado do estabelecimento, formado por 13 contêineres. O local foi pensado para receber aniversários, eventos corporativos e festas intimistas. A ideia também é abrir este espaço aos frequentadores da padaria quando esta estiver lotada.

Julice Boulangère

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 536 - Pinheiros

4. Pitico

Foto: Reprodução Instagram @piticofalafel / ObaOba

O Pitico , localizado também em Pinheiros, é um bar a céu aberto formado por cinco contêineres, que abrigam uma cozinha, o bar, um palco, uma quitanda e um escritório. O ambiente descolado acomoda os clientes em cadeiras de praia, num clima bem descontraído, e é um dos bares mais disputados no happy hour da região. Além da estrutura reciclada, o estabelecimento também promove a sustentabilidade cultivando a sua própria horta, oferecendo opções orgânicas e mais saudáveis no cardápio.

Pitico

Endereço: Rua Guaicuí, 61 - Pinheiros (próximo à estação Pinheiros do Metrô)

5. BarTainer

Foto: Dayana Souza/Divulgação / ObaOba

O BarTainer , localizado na Zona Sul de São Paulo, é um espaço a céu aberto que utiliza três contêineres como estrutura do bar e da cozinha. Além dessa característica estrutural, o estabelecimento utiliza o conceito de reutilização em outros aspectos: pallets, tonéis antigos e carretéis de madeira são reciclados e utilizados para acomodar os clientes no local. Food trucks se revezam diariamente trazendo diversas opções doces e salgadas aos clientes. O bar também conta com duas mesas de bilhar, música ao vivo aos sábados e telão para eventos esportivos.

BarTainer

Endereço: Av. Washington Luís, 1752 - Santo Amaro

6. Zipper Galeria

Foto: Reprodução Instagram @zippergaleria / ObaOba

Atrás de uma fachada de contêiner moderna e estilosa, a Zipper Galeria busca mostrar os novos discursos da arte contemporânea. A arquitetura, assinada por Marcelo Rosenbaum convida artistas independentes a expor todo tipo de arte: fotografias, gravuras, pinturas, esculturas, audiovisual, desenhos e até instalações.

Zipper Galeria

Endereço: Rua Estados Unidos 1494 - Jardim América

7. Vila Butantan

Foto: Divulgação / ObaOba

O Vila Butantan , espaço que anteriormente era conhecido como Butantan Food Park, conta com uma estrutura de 43 contêineres, formando um complexo de lojas de roupa, lanchonetes, pizzarias e bares. Apesar da reforma e da reestruturação do negócio, os food trucks continuam visitando o local, levando comidinhas gourmet para os clientes. O teto do segundo andar abriga o Bar Lá de Cima, um ótimo lugar para tomar cervejas e drinks enquanto aprecia a vista.

Vila Butantan

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã

8. Luz, Câmera, Burguer!

Foto: Reprodução / Luz, Câmera Burguer! / ObaOba

A hamburgueria Luz, Câmera, Burguer! nasceu inicialmente como um food truck, administrado pelos sócios de uma produtora de filmes. Os criadores optaram por dois contêineres para a estrutura do ponto fixo da lanchonete, trazendo o conceito de reaproveitamento de materiais no cardápio. O ambiente é bem informal e descolado, e ainda conta com uma área externa nos fundos para acomodar os clientes em cadeiras de madeira, troncos e grandes carretéis antigos.

Luz, Câmera, Burguer!

Endereço: Rua Caravelas, 339 - Vila Mariana

9. Cadillac Bar

Foto: Divulgação / ObaOba

A hamburgueria Cadillac Burger, localizada na Mooca, inaugurou seu próprio bar na lateral externa do empreendimento: o Cadillac Bar . Formado por dois contêineres, o ambiente acomoda os clientes em sofás, cadeiras e banquetas, e combina com o estilo retrô da hamburgueria. O foco do cardápio são os drinks e petiscos - afinal, se bater a fome, basta ir ao vizinho para desfrutar de um bom hambúrguer!

Cadillac Bar

Endereço: Rua Juventus, 296 - Parque da Mooca

10. Superloft

Foto: Reprodução Facebook / Superloft / ObaOba

O Superloft , localizado em Pinheiros e a 100 metros da estação Faria Lima do Metrô, é um espaço multicultural formado por nada mais, nada menos, do que 34 contêineres! O local recebe festas, shows, exposições, workshops e entre outros tipos de ocupações culturais. Além disso, o estabelecimento sedia o NAU BR, Núcleo de Arte Urbana.

Superloft

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2926 - Pinheiros

11. Brewdog

Foto: Reprodução Instagram @brewdogsaopaulo / ObaOba

A filial brasileira da cervejaria Brewdog fica localizada em frente ao Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros. Apesar do estabelecimento ser todo construído em concreto, a Brewdog conta com um contêiner em anexo, funcionando como uma loja de cervejas especiais para os aficionados pelo assunto. Lá você encontra rótulos como a Brewdog Punk IPA (de fabricação própria da cervejaria), a Elvis Juice e a nacional Urbana La Sorciere. A loja fica aberta todos os dias, do meio dia às 20h.

Brewdog

Endereço: Rua dos Coropés, 41, Pinheiros

ObaOba

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade