0

Conheça Colonia del Sacramento, a Paraty do Rio da Prata

26 jan 2017
11h07
  • separator
  • comentários

Argentina e Uruguai, países separados pelo Rio da Prata, têm muitas características comuns, mas como destino turístico os dois países se completam. Se você quiser conhecer um pouquinho do Uruguai tendo onde ficar em sua viagem a Argentina, é possível fazer isso em apenas um dia. A charmosa cidade de Colonia del Sacramento fica a apenas uma hora de Buenos Aires, basta  tomar um dos barcos que fazem a travessia pelo Rio da Prata.

Colonia del Sacramento, no Uruguai
Colonia del Sacramento, no Uruguai
Foto: Shutterstock / ObaOba

Muitos turistas brasileiros adoram esse roteiro, pois além de conhecer o rio e os dois portos, podem explorar todo o circuito histórico de Colonia, que é uma dos destinos mais importantes do Uruguai. Vale a dica de reservar sua passagem de barco com antecedência, pois a travessia é bastante concorrida por fazer parte da rota entre Buenos Aires e Montevidéu.

Explorando Colonia del Sacramento

Muitos brasileiros comparam Colonia del Sacramento com Paraty, pois as duas cidades tiveram influências muito fortes da colonização portuguesa. A cidadezinha uruguaia teve sua fundação a partir da fortaleza instalada pelos portugueses no século 15, época da disputa pelas terras com os espanhois. É a única cidade do Uruguai com características portuguesas.

Foto: ObaOba

Em Colonia você tem muitas opções de acrescentar o que fazer em sua viagem, tornando-a rica em história e cultura. A cidade é pequena e pode ser explorada a pé, desde o porto até o centro histórico. Você pode sair de manhã de Buenos Aires, visitar o centro histórico, os casarões, as ruínas da Puerta de la Ciudadela, o farol, a antiga muralha, almoçar, passear um pouco mais pelas propriedades rurais da região e voltar no final da tarde para a Argentina. Tudo isso, em apenas um dia, é um passeio e tanto.

O centro histórico tem muitas opções de bares e restaurantes, alguns com mesas nas calçadas e outros mais luxuosos, ideais para fazer uma agradável refeição, degustar os bons vinhos uruguaios ou até um simples café. Os museus da cidade preservam a história nos seus acervos com mobiliário antigo, azulejos, peças de cerâmica, armas inglesas, equipamentos de navegação, uniformes e documentos.  Colonia del Sacramento recebeu o título da Unesco de Patrimônio da Humanidade, desde 1995.



Para completar o passeio, contemplar o pôr do sol das margens do Rio da Prata, sobre Buenos Aires pode render uma das mais belas fotos da viagem, além de ser uma ótima forma de encerrar o dia.

Se você escolheu um roteiro apenas pelo Uruguai, Colonia del Sacramento fica a apenas 180 quilômetros da capital, uma viagem rápida e agradável que pode ser feita de carro, por ótimas estradas. Uma excelente opção para o turista que busca o que fazer em Montevidéu, e das mais próximas.

A travessia Argentina - Uruguai pelo Rio da Prata é feita por grandes ferryboats onde o turista pode até fazer compras em Duty Free, a bordo. As empresas responsáveis pelo transporte são a Buquebus e Colonia Express para as embarcações que levam carros, e a Seacat, com barcos menores que transportam somente passageiros.

Foto: ObaOba
ObaOba

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade