PUBLICIDADE

Âncora usa celular para fazer 'ao vivo' de local de tragédia

Leila Sterenberg interrompeu férias para colaborar na cobertura da morte de ministro

20 jan 2017 - 08h31
Compartilhar
Exibir comentários

Leila Sterenberg, âncora de telejornais e programas especiais da GloboNews, estava na estrada, a caminho do litoral fluminense quando soube da queda do avião no qual estavam o ministro do STF e relator da Lava Jato Teori Zavascki e outras quatro pessoas.

O instinto jornalístico se sobrepôs ao desejo de curtir as férias. A apresentadora foi para Paraty e, conduzida por um barqueiro, chegou a 100 metros dos destroços da aeronave.

Ela ouviu policiais e testemunhas. Pouco depois entrou ao vivo do local no Edição das 18h, comandado por Leilane Neubarth. Mais tarde produziu outro link improvisado para o Jornal das Dez, apresentado por Dony De Nuccio.

Apresentadora contou com a ajuda do marido para entrar ao vivo na TV
Apresentadora contou com a ajuda do marido para entrar ao vivo na TV
Foto: Instagram / Reprodução

Sem equipamento profissional nem equipe, Leila usou dois celulares. Com um, fez a transmissão de sua imagem. A lanterna do outro, segurado por seu marido, Mario Passos, garantiu iluminação mínima para a cena.

Missão cumprida, Leila Sterenberg retuitou a mensagem de uma seguidora no microblog a respeito de estar no lugar certo e na hora certa, do ponto de vista jornalístico: “Se ela não dá a notícia, a notícia vai até ela”.

O gesto colaborativo da jornalista ressalta a importância da tecnologia para o telejornalismo – basta um smartphone para reportar um fato relevante a milhões de telespectadores – e o valor de um profissional de imprensa experiente e sagaz como Sterenberg, que não precisa de superprodução para exercer sua função.

A âncora está na GloboNews há quase vinte anos. Antes, trabalhou na revista Veja Rio, no canal Bloomberg, em Nova York, e foi apresentadora e editora-chefe de um telejornal local da Globo em Brasília.

No canal de notícias participou de coberturas históricas, como a da prisão do ditador Saddam Hussein, no Iraque, em 2003.

Atualmente, divide-se entre o comando eventual do ‘Estúdio i’ e de telejornais, e a apresentação do ‘Clube dos Correspondentes’, com a participação de jornalistas estrangeiros residentes no Brasil.

Poliglota, Leila Sterenberg é uma das melhores jornalistas da TV brasileira em tradução simultânea de entrevistas e grandes eventos no exterior.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade