PUBLICIDADE

Bial encorajou colegas de Globo ao não 'emburrecer' no 'BBB'

Apresentador abriu caminho para outros jornalistas no entretenimento do canal

23 jan 2017 - 15h57
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Na noite desta segunda-feira (23), o Big Brother Brasil começa uma nova fase. Agora sem Pedro Bial, apresentador do programa desde a estreia da versão nacional, em 2002, até a décima sexta edição, no ano passado.

Durante seis anos, ele conciliou o comando do BBB com o Fantástico. O estranhamento inicial logo se dissipou. A credibilidade do jornalista jamais foi afetada pela futilidade inerente ao formato do reality show.

Ele se tornou alvo fácil de críticas e ironias, obviamente. Mas essas reações negativas não abalaram o respeitado currículo de correspondente internacional e repórter de guerra.

Continua a ser considerado um dos jornalistas mais cultos e com melhor texto da televisão brasileira. E um dos poucos apresentadores que não são reféns do teleprompter. Bial é um pensador do telejornalismo.

O projeto Na Moral, exibido de 2012 a 2014, com discussões relevantes a respeito de temas sensíveis, mostrou que ele continua afiadíssimo no campo das ideias. Não emburreceu ao conviver com a superficialidade do mais controverso reality da TV.

Comandar um formato popular não afetou credibilidade de Bial
Comandar um formato popular não afetou credibilidade de Bial
Foto: Cesar Alves/TVGlobo / Divulgação

A transição bem-sucedida do telejornalismo para o entretenimento transformou Pedro Bial numa referência na Globo. Depois dele, várias outros medalhões tiveram coragem de se lançar em desafio semelhante.

Fátima Bernardes e Patrícia Poeta, por exemplo, saíram da prestigiada bancada do Jornal Nacional – em 2011 e 2014, respectivamente.

A primeira vive a melhor fase de audiência de seu Encontro e é uma estrela da publicidade, com cachês milionários. A segunda exibe bom desempenho no É de Casa e fará voo solo no Caixa de Costura, reality com costureiros em breve no ar no canal GNT.

Zeca Camargo, que substituiu Bial no Fantástico, deixou a atração para comandar o Vídeo Show. A experiência não foi produtiva, mas ele permanece no entretenimento, agora no time de apresentadores do É de Casa.

Ao arriscar a carreira e, ao mesmo tempo, abrir novo caminho na Globo, Pedro Bial prestou um serviço aos colegas de emissora.

E todos aqueles que o seguiram saíram ganhando, literalmente. Afinal, o entretenimento proporciona mais fama e rendimentos do que o jornalismo.

Em seu novo projeto, um talk show com estreia prevista para abril, o apresentador voltará a flertar com o jornalismo ao entrevistar personalidades sobre os mais diversos assuntos.

“Não vejo mais nobreza em ser correspondente de guerra do que na apresentação de um show ligeiro. Ser for bem feito, é nobre”, disse Bial em depoimento ao site Memória Globo.

Chamada do 'BBB 17' une Ana Paula Renault e Munik após rumores de briga. Vídeo!:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade