'Cheias de Charme' quase supera recorde de 'O Rei do Gado'
'Vale a Pena Ver de Novo' contribui cada vez mais para aumentar a audiência da Globo
Falta pouco, bem pouco, mas é improvável que a reprise de ‘Cheias de Charme’ consiga média de audiência maior que a de ‘O Rei do Gado’, recorde no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ desde 2015.
A trama das empreguetes, que termina no próximo dia 21, está com 16.6 pontos. O folhetim rural marcou 17.4 quando foi exibido à tarde.
Ainda assim, a reapresentação da comédia musical protagonizada por Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal pode ser considerada um sucesso. Aumentou em 15% (2 pontos) a média do horário, na comparação com a antecessora, ‘Anjo Mau’.
Chegou a marcar 21 pontos num capítulo. Esse índice representa 4,2 milhões de telespectadores na Grande São Paulo.
Na média geral, está a apenas 1,5 ponto de ‘Malhação – Pro Dia Nascer Feliz’ e a 4 pontos de ‘Sol Nascente’, produção que também acabará na mesma data de ‘Cheias de Charme’.
Para esticar a boa fase do ‘Vale a Pena’, a Globo escalou ‘Senhora do Destino’, novelão que detém a maior média no Ibope desde 2005: 50 pontos.
A primeira reexibição na faixa vespertina, em 2009, alcançou média de 21 pontos, com alguns capítulos quase chegando aos 30.
Basta uma pesquisa básica para constatar que a notícia do retorno de ‘Senhora do Destino’ gerou mais euforia nas redes sociais do que os enredos das novelas inéditas que estão no ar.
Se antes o ‘Vale a Pena Ver de Novo’ era visto como um tapa-buraco na programação, hoje possui relevância na média diária de audiência da Globo. Frequentemente atrai três vezes mais público do que Record e SBT no mesmo horário.
Esse ótimo desempenho ressalta tanto o saudosismo dos noveleiros por tramas envolventes e carismáticas quanto a dificuldade das produções atuais em atender essa demanda básica.
Nos últimos anos, o consumidor de teledramaturgia se mostrou mais exigente, enquanto as novelas parecem ter ficado menos interessantes.