3 eventos ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

Evento discute o sucesso planetário das séries dinamarquesas

Produções como ‘The Killing’ ajudaram a consagrar o gênero ‘noir nórdico’

17 mar 2017
11h55
atualizado às 12h35
  • separator
  • comentários

A maioria dos apaixonados por séries conhece o estilo dinamarquês de produzir teledramaturgia. Produções daquele país europeu fazem sucesso em várias partes do planeta.

A mais famosa, ‘Fordrydelsen’, gerou a bem-sucedida ‘The Killing’, estrelada por Mireille Enos e Joel Kinnaman nos Estados Unidos e disponível na Netflix.

‘Borgen’, ‘The Bridge’ e ‘The Legacy’ também são produções feitas na Dinamarca com êxito no exterior.

A Unibes Cultural, de São Paulo, promove a palestra ‘Séries de TV Dinamarquesas’. O evento faz parte de uma pesquisa internacional financiada pelo governo dinamarquês para investigar o sucesso das séries locais em outros países. O projeto conta com colaboradores na Austrália, Alemanha, Turquia, Japão e Brasil.

Ushma Chauhan Jacobsen, professora e pesquisadora da Universidade de Aarhus, vai mostrar aos participantes da palestra o resultado de estudos.

“Estou feliz em apresentar o desenvolvimento do estilo ‘noir nórdico’ de fazer séries. Espero que sirva de estímulo para novas ideias, opiniões e visões sobre o tema”, afirma a acadêmica.

A especialista conversou com o blog:

'Forbrydelsen', a série original que resultou na americana 'The Killing'
'Forbrydelsen', a série original que resultou na americana 'The Killing'
Foto: DR1 / Divulgação

Como avalia o sucesso internacional das séries feitas na Dinamarca?

As séries foram bem-sucedidas em emissoras segmentadas. ‘The Killing’, exibida em 2011 no canal britânico BBC 4 e vencedora de prêmios internacionais, foi muito importante na divulgação dos dramas televisivos dinamarqueses. O sucesso está relacionado com a familiaridade com a literatura escandinava e outras imagens sócio-políticas, econômicas e culturais da Dinamarca, como design, arquitetura, modelo de bem-estar social, igualdade social, clima e paisagens tipicamente nórdicos. Além disso, o marketing eficiente feito no mercado internacional de TV e as críticas positivas em jornais e sites de países como Inglaterra, Alemanha e Áustria ajudaram essas séries.

O que o drama feito na TV dinamarquesa tem de especial?

Essas séries têm personagens com várias camadas emocionais, são complexos, com narrativas surpreendentes e imprevisíveis, e fazem uma crítica da sociedade moderna. Mas os profissionais da indústria audiovisual dinamarquesa ficaram mais conscientes destas características somente a partir da repercussão das séries no exterior. Essa visão externa influenciou a maneira como olhamos para nós mesmos. Na Dinamarca, algumas dessas características de personalidade são bastante ‘normais’, não são ‘especiais’ para o público doméstico.

Muita séries dinamarquesas ganharam versões no exterior. Essas adaptações mantêm a qualidade das produções originais?

Admito não estar familiarizada com os remakes. Muitas vezes, as pessoas assistem às versões e ficam curiosas para ver a série original. Uma pessoa com quem conversei no Japão disse que a autenticidade é uma característica das séries dinamarquesas que nunca poderá ser reproduzida em outro contexto cultural. Naturalmente, os remakes sempre terão elementos diferentes.

O Brasil é um conhecido exportador de novelas. Conhece nossas produções de teledramaturgia?

Infelizmente nunca assisti a uma telenovela brasileira. Mas li artigos acadêmicos sobre a relação das novelas com a sociedade brasileira e como fazem parte do hábito dos telespectadores brasileiros. Ouvi coisas boas a respeito da maneira como algumas delas tratam de assuntos de interesse público e abordam temas sociais. Mas também soube de críticas pela forma como as telenovelas reforçam as desigualdades sociais. Quero ler mais e entender melhor o fenômeno das telenovelas.

Cena de 'The Killing' e a professora e palestrante Ushma Chauhan Jacobsen
Cena de 'The Killing' e a professora e palestrante Ushma Chauhan Jacobsen
Foto: Canal ACM / Divulgação

Palestra ‘Séries de TV Dinamarquesas’, com Ushma Chauhan Jacobsen

Hoje, 17/3, das 17h às 20h, na Unibes Cultural (Biblioteca). Duração: 120 min.

Capacidade: 40 pessoas. Classificação indicativa: Livre

Inscrição gratuita: https://www.sympla.com.br/palestra-series-de-tv-dinamarquesas__123784

Veja também

Blog Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail jb.saladetv@terra.com.br

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade