Fanatismo por Cauã fez canal Telefe destruir novela da Globo
Emissora argentina cometeu equívocos ao exibir 'A Regra do Jogo'
Três meses depois do cancelamento repentino de ‘A Regra do Jogo’ na Argentina, com apenas 30 capítulos exibidos, a verdade a respeito do surpreendente fracasso vem à tona.
Um editor da Telefe apontou ao blog os erros cruciais responsáveis pela audiência baixa: a equivocada campanha de lançamento da novela e a mutilação do enredo original.
O telespectador foi induzido a acreditar que o folhetim seria protagonizado por Cauã Reymond, ídolo naquele país desde o fenômeno de popularidade suscitado por seu personagem Jorginho em ‘Avenida Brasil’, do mesmo autor João Emanuel Carneiro.
A emissora levou o ator até Buenos Aires para conversar com a imprensa e participar de programas de TV. Prenunciava-se um sucesso apoiado na idolatria local ao galã.
Na tentativa de não decepcionar o público, os capítulos iniciais foram reeditados para dar ênfase ao herói injustiçado Juliano, tirando de foco o verdadeiro protagonista, Romero (Alexandre Nero). Essa interferência excessiva teria descaracterizado a trama.
Surpreendido por um drama soturno, com pouquíssimo alívio cômico, bem diferente de ‘Avenida Brasil’, e um Cauã Reymond distante do contexto inicialmente imaginado, o público rejeitou ‘El Juego del Pecado’ (O Jogo do Pecado), título escolhido pelo canal argentino.
Outro problema foi a exibição às 4 e meia da tarde. Cenas importantes de violência e sexo foram cortadas ou amenizadas para adequar o conteúdo à faixa horária.
A novela jamais alcançou 10 pontos de audiência, enquanto a exibição de ‘Os Dez Mandamentos’, da Record, chegou a marcar o dobro por lá. Após tirar do ar ‘A Regra do Jogo’ sem aviso prévio, a Telefe passou a disponibilizar os capítulos em seu site.
No momento, a Telefe não exibe nenhuma produção da Globo, situação rara desde que as duas emissoras se tornaram parceiras. ‘Terra Prometida’, da Record, rebatizada como ‘Josué y la Tierra Prometida’, é a principal atração do horário nobre do canal.